5 anos
A regra é clara! Todas as dívidas têm um prazo determinado para prescrever. Após os 5 anos, as dívidas não podem aparecer nos serviços de proteção ao crédito, como a Serasa.
Qual o prazo para prescrever uma dívida? Como regra geral, uma pessoa com uma dívida que não foi paga tem o seu nome incluído no cadastro de Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) como inadimplente. Com o pagamento do valor em aberto, o nome é retirado do cadastro.
Portanto, se tem dívidas prescritas, o melhor será enviar uma carta registada com aviso de receção para a entidade em questão. As dívidas prescrevem ao fim de quantos anos?
Se o consumidor tiver pago o montante em falta após a prescrição de dívidas, então legalmente assumiu essa falta de pagamento e, como tal, não terá possibilidade de reaver esse valor. Assim, antes de pagar as suas dívidas, o melhor será confrontar a data dessa mesma dívida e perceber se esta já prescreveu ou não.
1. Seis meses As dívidas aos serviços públicos essenciais, nomeadamente água, gás, eletricidade e telecomunicações, têm um prazo de prescrição de apenas seis meses. O mesmo acontece para as dívidas a estabelecimentos que forneçam alojamento ou alimentação.
Como descobrir se o imóvel é tombado?
Como saber se o tornozelo está fora do lugar?
Quem faz implante dentário pode comer ovo?
Como cancelar o Baixa Renda na conta de luz?
Como o oftalmologista confere o óculos?
Como saber se sou muito emocional?
Como saber se seu fone tem grave?
Como descobrir o nome de uma música clássica?
Qual a diferença entre aquecedor GN e GLP?
Como se relacionar com uma pessoa introspectiva?
Como calcular o número de combinações possíveis?
Como saber se um hidratante corporal é bom?
Como identificar uma pessoa cinestésica?
Quais são os condutores carregados?
O que causa soluço no bebê dentro da barriga?