Em média, esse tempo vai do primeiro até o quarto dia de contato com outra pessoa com conjuntivite. A partir do quinto dia os sintomas surgem e podem ficar ativos até quinze dias depois. Durante todo esse tempo os cuidados com higiene e contato devem ser criteriosos.
Outros hábitos higiênicos para evitar o contágio da conjuntivite nos bebês
A transmissão da conjuntivite se dá por meio do contato direto com o doente ou, indiretamente, pelo contato com objetos contaminados pelo agente infeccioso. O caminho é bastante simples. A secreção decorrente do processo inflamatório nos olhos serve de veículo para transmissão do micróbio.
A conjuntivite causada por vírus ou bactérias pode ser contagiosa por um período que pode variar de dias a semanas desde o aparecimento dos primeiros sintomas (olhos vermelhos, lacrimejamento, coceira e possivelmente secreção).
“A bacteriana costuma melhorar em 5 dias com o uso de antibióticos, já a viral pode deixar os olhos vermelhos por até 21 dias e ser transmissível até o 12º dia da doença”, destaca Fujii.
O tratamento depende do tipo de conjuntivite e só o pediatra ou oftalmologista infantil é capaz de fazer a prescrição apropriada. Pode ser desde uma higienização com soro fisiológico até o uso de colírio antibiótico ou medicamentos anti-histamínicos. A melhora é prevista para uma semana.
A conjuntivite bacteriana é, como o nome diz, causada por bactérias. Pode atingir um olho apenas, mas geralmente contamina os dois.
A doença é transmissível e o contágio acontece principalmente por meio das secreções oculares. Caso a pessoa contaminada apresente sintomas como tosse e espirros, o vírus também pode ser transmitido através do contato com esses fluídos. No entanto, é importante deixar claro que a conjuntivite não é transmitida pelo ar.
Para evitar a principal forma de contaminação é importante lavar as mãos com frequência. Da mesma forma, eliminar o hábito de colocar as mãos nos olhos ou coçá-los. Toalhas de rosto, maquiagem e até mesmo frascos de colírios também podem transmitir a conjuntivite.
Essa condição pode acontecer por diversas razões como bactérias, vírus, agentes tóxicos ou até mesmo alergias. Os dois primeiros casos são contagiosos, sendo os vírus os grandes responsáveis por surtos e epidemias de conjuntivite.
A conjuntivite viral não tem cura, entretanto é possível diminuir o desconforto. Já a bacteriana deve ter seu tratamento indicado por um médico oftalmologista, que prescreverá os colírios e antibióticos adequados. Em todos os casos, é fundamental que o diagnóstico seja feito por um médico oftalmologista.
Como desbloquear o Caixa Tem pelo celular?
Como reativar chip TIM cancelado por falta de recarga?
Como é o cartão platinum do Itaú?
Como mudar o número de telefone no Caixa Tem 2021?
Como transformar 0-5 em um número inteiro?
Como montar um bom perfil no Happn?
Como preencher a Guia do Seguro-Desemprego?
O que é ter paixão pelo trabalho?
Como mudar o endereço da conta da Claro?
Como transformar arquivo PDF em shapefile?
Como montar um canal de curiosidade?
O que é ter um caráter cristão?
Pode tomar banho de piscina menstruada com absorvente externo?
Como deve ser o andar de uma mulher?
Como gerar um cartão de crédito virtual Bradesco?