O Fordismo consiste na produção em massa, redução de custos e organização administrativa da empresa para incentivar o consumo, também em massa. Esta técnica contribuiu para a otimização do processo de produção e no aumento da produtividade. A teoria de Henry Ford é descrita em seu livro "Minha Filosofia de Indústria".
A teoria da administração científica teve em Henry Ford um seguidor diligente e aplicado. Suas idéias, aplicadas à produção de automóveis, acabaram conhecidas como “Fordismo”.
O maior legado de Ford foi a mecanização da produção e a padronização de processos e produtos. Também implantou políticas de administração muito avançadas para a época, como a aplicação de metas e pagando os salários com salários maiores do que dos concorrentes sem perder a lucratividade.
Em resumo, sua ideia era popularizar um produto antes artesanal e muito caro (apenas para milionários da época). Ou seja, Ford revolucionou a estratégia comercial daquele tempo, oferecendo carros que seus próprios funcionários eram capazes de comprar, além disso, oferecia assistência técnica especializada.
Seu grande objetivo era o de ter um produto muito barato, para que todos podessem comprá-lo. O empreendedor Henry Ford nasceu em 1863, numa fazenda em Deaborn, no Estado norte-americano de Michigan. Quando tinha 12 anos, seu pai o levou até Detroit, para apreciarem uma composição de trem.
41 curiosidades que você vai gostar
A grande ideia do fordismo era produzir o maior número de produtos no menor tempo possível, em busca de alavancar as vendas. ... A teoria de Henry Ford era de que quanto mais produtos existissem no mercado, menor seriam os seus preços. Dessa forma, todos teriam acesso às mercadorias.
As principais inovações do fordismo são de natureza técnica e organizacional. Dentre elas, destacaram-se a implantação das esteiras rolantes, que levam parte do produto a ser fabricado até os funcionários. Estes passaram a realizar trabalhos extremamente desgastantes e repetitivos.
O fordismo tinha como intuito reduzir ao máximo as peças no estoque, pois mercadoria parada resulta em perda de dinheiro. Ainda, era importante diminuir o custo do produto. Tanto que os carros da Ford eram todos pretos, pois era a cor mais econômica que havia.
São características do fordismo: linha de montagem automatizada, trabalho especializado e controle de qualidade no final do processo produtivo. O aumento da produtividade e a diminuição dos custos de produção são dois dos principais objetivos do fordismo.
Qual é a função do profissional de enfermagem na vacina?
Qual a melhor porcentagem de vitamina C?
O que significa Plutão na astrologia?
O que faz uma tutora de idoso?
Qual o remédio caseiro para matar ameba?
Como fazer banho maria em conserva?
Quantos km o Onix 1.4 faz com um litro de gasolina?
Qual o principal conceito de Zygmunt Bauman?
Qual nome mais comum na Itália?
Como surgiu a reciclagem no Brasil?
Qual a diferença de prata de lei e 925?
Como escrever uma declaração de renda?
O que é informalidade da linguagem?
Quais as principais doenças relacionadas à visão distorcida da imagem corporal?