O pensamento de Baudrillard é expressão de um tempo dinâmico e plural, mas que não se aplica a desvendar a significação de uma hipotética pós-modernidade, tal como Jean-François Lyotard ou mesmo o filósofo italiano Gianni Vattimo.
Baseou sua filosofia no conceito de virtualidade do mundo aparente, refutando o pensamento científico tradicional. Criticava a sociedade de consumo e os meios de comunicação e considerava as massas como cúmplices dessa situação. ... A máquina representa o homem que se torna um elemento virtual deste sistema.
Baudrillard e diversos outros estudiosos, como Zygmund Bauman (1999), Mike Featherstone (1995) e Gilles Lipovetsky (1989) afirmam que a sociedade pós-moderna é um sociedade de consumo. Nela, o indivíduo é visto como consumidor, em conseqüência da automatização do sistema de produção.
Baudrillard afirmava que os objetos não possuem apenas um valor de uso (sua finalidade) e um valor de troca (seu preço), como enfatizados na teoria econômica clássica, mas também um valor de signo, por meio do qual eles atribuem um determinado status aos seus proprietários.
Segundo Baudrillard, “O que toda uma sociedade procura ao continuar a produzir e reproduzir, é ressuscitar o real que lhe escapa. É por isso que está produção material é hoje, ela própria, hiper-real.
29 curiosidades que você vai gostar
Hiper-realidade é o conceito que se aplica à filosofia contemporânea. Em semiótica e na filosofia pós-moderna, o hiper-realismo é um termo para descrever um indício de uma expansão da cultura pós-moderna. A hiper-realidade é um meio de caracterizar a via das interações conscientes com a "realidade".
Simulacros e Simulação
De acordo com o tratado do filósofo Jean Baudrillard, simulacro corresponde as cópias imperfeitas da realidade, ou seja, representações que tentam dar veracidade a algo que não é equivalente ao real. Já a simulação consiste na repetição de algo que existe de fato na realidade.
O termo remete a uma tendência artística que tem lugar no final da década de 1960, sobretudo em Nova York e na Califórnia, Estados Unidos. Trata-se da retomada do realismo na arte contemporânea, contrariando as direções abertas pelo minimalismo e pelas pesquisas formais da arte abstrata.
A presença do hiper-realismo tanto no excurso como no incurso da comunicação, parte direta (e dileta) do espetáculo da notícia (ou da notícia como espetáculo), gera um dos mais difíceis problemas da comunicação na pós-modernidade: o de como exercê-la de modo democrá- tico e o de como subordiná-la a prin- cípios éticos ...
Um signo só tem valor na presença de outros e o valor é constituído: por uma coisa dessemelhante, suscetível de ser trocada por outra cujo valor resta determinar; por coisas semelhantes que se podem comparar com aquela cujo valor está em causa.
O consumo, pelo fato de possuir um sentido é uma atividade de manipulação sistemática dos signos” (BAUDRILLARD). Então, caberia ao consumidor comprar para que a sociedade continue produzindo, a fim de pagar o que foi comprado. O homem torna-se parte da ordem de produção, mas sem relação com o próprio produtor.
A sociedade de consumo é notavelmente calcada no crescimento do consumismo na sociedade para manter a circulação de capitais e garantir a geração de lucro.
A expressão Sociedade de Consumo designa uma sociedade característica do mundo desenvolvido, que a oferta excede geralmente a procura, os produtos são normalizados e os padrões de consumo estão massificados.
Segundo o Baudrillard as massas são um emaranhado liberado de obrigações simbólicas, “A massa é sem atributo, sem predicado, sem qualidade, sem preferência” (BAUDRILLARD, 1994).
Vida. Jean Baudrillard nasceu em Reims, nordeste da França, em 27 de julho de 1929.
Basicamente o hiper-realismo consiste na utilização de meios mecânicos para que o artista possa reproduzir em uma tela, ou criar uma escultura, os mínimos detalhes presentes na fotografia, que a olho nu poderiam acabar passando despercebidos.
Fotorrealismo ou Hiper-Realismo pode ser considerado um estilo de arte, que se comunica e expõe através da pintura e também da escultura. O termo mostra a definição minuciosa dos detalhes, o que transforma a obra em algo mais nítido e rico em características, e que se assemelham a realidade.
A arte hiper-realista não tem apenas a intenção de mostrar fielmente a imagem humana, mas de fazer uma crítica e analisar essa realidade. Também procura causar um certo desconforto ao observador. Alguns artistas hiper-realistas chegam até a fazer um questionamento profundo sobre clones humanos ao desenvolver essa arte.
A origem do Hiper-realismo
O movimento do hiper-realismo iniciou-se nos anos 60, a partir de uma pintura de Edward Hopper – o que marcou o início da tendência, uma leva de artistas como: Estes três artistas adaptaram este movimento, após a iniciação de Edward Hopper no mundo da escultura e pintura.
Top 10 artistas do hiper-realismo que você precisa conhecerSam Jinks,Ron Mueck,Patricia Piccinini,Emanuele Dascanio,Paul Shanghai,Roberto Bernardi,Alyssa Monks,Jamie Salmon e Jackie K. Seo.
O Fotorrealismo ou Realismo Fotográfico é uma escola artística contemporânea surgida no final da década de 60, nos Estados Unidos que trabalha por meio do conceito de verossimilhança associado à arte fotográfica. O termo “fotorrealismo” foi cunhado em 1969, pelo estudioso das artes Louis K. Meisel.
É vedada a fabricação, a venda, a comercialização e a importação de brinquedos, réplicas e simulacros de armas de fogo, que com estas se possam confundir. Parágrafo único.
desvanecimento entre os limites do Real e do fantástico.
Se para Platão o simulacro é como que o avesso da filosofia (uma cópia malfeita, mas, mais que isso, uma má cópia cujo escopo é passar-se pelo modelo real e ludibriar seus espectadores) e a filosofia, por sua vez, a busca por cópias cada vez mais fidedignas do seu objeto de estudo, para Deleuze o simulacro ganha um ...
O consumo consciente facilita as práticas corriqueiras, a mudança de hábitos e fortalece a economia, pois da maneira correta incentiva as pessoas a métodos inovadores como: o planejamento, a pesquisa de compra, o consumo necessário para sobrevivência, a reutilização de produtos e embalagens, a separação dos resíduos e ...
Qual foi o resultado das Guerras Púnicas?
Como aprender a mastigar depois de colocar dentadura?
Qual a diferença entre católico e protestante?
Quem responde por responsabilidade civil?
O que fazer para aumentar a alcalinidade da água?
Qual a consequência de a ação ser julgada pelo juízo territorialmente incompetente?
Quais as vantagens da estrutura metálica em relação ao concreto armado?
O que acontece se jogar sal na Terra?
É legal trabalhar Natal e Ano Novo?
O que é movimento na música clássica?
Quais são as etapas principais da logística de distribuição?
Onde encontrar paládio no Brasil?
Quais os números que não são naturais?
O que são narrativas visuais *?
Em que situações a execução pode ser promovida de ofício pelo juiz do trabalho?