Salienta-se que o artigo 1.595, parágrafo primeiro, do Código de Processo Civil, limita o parentesco por afinidade apenas aos ascendentes (pais), aos descendentes (filhos, netos) e aos irmãos do cônjuge. Ou seja, são parentes por afinidade o sogro, a sogra, a nora, o genro e os cunhados.
Linha reta: sogros, genros ou noras e enteados (1º grau). Linha colateral: cunhados (2º grau).
O que é um Genro:
A denominação genro é usada para se referir ao companheiro do sexo masculino que seja casado com a(o) filha(o) de determinada pessoa. Quando se trata de uma mulher, a denominação correta para a esposa do(a) filho(a), em relação ao pai ou à mãe dele é nora.
A partir do casamento ou união estável, o seu sogro ou sogra torna-se seu parente por afinidade, vínculo este que não se encerra nem mesmo com o divórcio do casal. É o que determina o atual Código Civil, que regula as regras sobre o parentesco e a relação de família, incluindo herança, alimentos, regime de bens, etc.
Em outras palavras: o vínculo de afinidade não se rompe, portanto: sogra é para sempre, não existe ex-sogra. Sogro é para sempre, não existe ex-sogro. Por esta razão, não é possível o casamento entre (ex-) genro e (ex-) sogra, por exemplo.
34 curiosidades que você vai gostar
Segundo código civil genros e noras estão impedidos de casar ou viver em união estável com seus ex-sogros e ex-sogras, caso o casamento seja celebrado, será ele NULO de pleno direito. Além disso os sogros e sogras podem ser acionados em ações de alimentos, casos seus filhotes não arquem com pensão alimentícia.
Também não é permitido que o viúvo (ou ex-cônjuge) case com a enteada, já que a afinidade em linha reta não se dissolve. Apesar do parentesco por afinidade, o casamento entre cunhados pode ocorrer. Os colaterais aplicam-se aos irmãos, portanto o casamento também é proibido.
Salienta-se que o artigo 1.595, parágrafo primeiro, do Código de Processo Civil, limita o parentesco por afinidade apenas aos ascendentes (pais), aos descendentes (filhos, netos) e aos irmãos do cônjuge. Ou seja, são parentes por afinidade o sogro, a sogra, a nora, o genro e os cunhados.
Quem casa com a "ex-sogra" pode responder penalmente por algum crime? SIM! Segundo o art. 237 do Código Penal, é CRIME "contrair casamento, conhecendo a existência de impedimento que lhe cause a nulidade absoluta", cuja pena é de 3 meses a 1 ano.
O que é preciso para ser um chaveiro?
Qual o formato de vídeo para postar no Facebook?
Como saber se o artigo é original?
Como identificar a cultura de uma empresa?
Como faço para processar o plano de saúde?
Como formar uma equipe de Marketing?
É possível postar foto no Instagram pelo PC?
Como montar uma escala de revezamento 6x1?
Como saber se uma câmera de segurança está queimada?
Como faço para ser um revendedor da Quiksilver?
O que colocar em uma carta de intenção?
Qual curso fazer para ser agente penitenciário?
O que precisa para fazer uma escada de alvenaria?