O objetivo dos indicadores de sustentabilidade é diagnosticar e avaliar o grau de sustentabilidade na gestão de resíduos, com enfoque nas dimensões sociais, ambientais e econômicas. Auxiliando, assim, nas definições de objetivos e metas para melhoria contínua.
Os indicadores de sustentabilidade são ferramentas de aferição dos efeitos positivos ou negativos de uma intervenção no ambiente.
Eles reúnem dados sobre o desenvolvimento sustentável da organização, além da relação que ela tem com aspectos ecológicos em geral. Também funcionam como métricas, permitindo que a empresa mensure o desempenho de seus processos em relação a metas ambientais predefinidas.
Indicadores ambientais são estatísticas selecionadas que representam ou resumem alguns aspectos do estado do meio ambiente, dos recursos naturais e de atividades humanas relacionadas.
Tais indicadores ajudam a calcular os impactos ambientais e socioeconômicos de empreendimentos da construção civil. Com base nessas métricas, os gestores podem desenvolver estratégias de desenvolvimento sustentável mais eficazes.
30 curiosidades que você vai gostar
Foi constatado que um dos importantes benefícios ambientais obtidos por meio da certificação ambiental é a redução do consumo de água e energia elétrica. As certificações ambientais conferem maior valori- zação ao imóvel, reduzem os custos e conferem maior credibilidade da empresa junto ao público-alvo.
Os indicadores de sustentabilidade capturam tendências para informar os agentes de decisão, orientar o desenvolvimento e o monitoramento de políticas e estratégias, e facilitar o relato das medidas adotadas para implementação do desenvolvimento sustentável.
Especificamente, os indicadores de desempenho ambiental são ferramentas que auxiliam a gestão da empresa subsidiando informações sobre os impactos ambientais que a empresa causa para desenvolver suas atividades, que podem ser a diminuição da redução de emissão atmosférica, a redução no consumo de água ou materiais como ...
Os indicadores de desempenho ambiental podem ser entendidos como parâmetros que fornecem informações a respeito de uma atividade ou um cenário, em relação aos fatores ambientais, possibilitando a realização de análises, conclusões e tomadas de decisão estratégicas.
Os indicadores ambientais podem abranger um grande número de áreas de análise (ex.: qualidade do solo; qualidade dos recursos hídricos; a proteção à biodiversidade; as mudanças climáticas locais; os processos de desmatamento, etc.).
Assim, o desenvolvimento sustentável deve, no mínimo, salvaguardar os sistemas naturais que sustentam a vida na Terra: atmosfera, águas, solos e seres vivos. Além disso, o desenvolvimento sustentável impõe a consideração de critérios de sustentabilidade social, ambiental e de viabilidade econômica.
Indicadores de desenvolvimento sustentável são instrumentos essenciais para guiar a ação e subsidiar o acompanhamento e a avaliação do progresso alcançado rumo ao desenvolvimento sustentável. Devem ser vistos como um meio para se atingir o desenvolvimento sustentável e não como um fim em si mesmos.
Os indicadores de sustentabilidade são divididos em componentes sociais, econômicas e ambientais, e para cada componente são dadas pesos em relação as outras, através da comparação da importância de alcançar as metas de cada indicador.
Os indicadores de desempenho ambiental visam demonstrar as práticas organizacionais no sentido de minimizar os impactos ao meio ambiente decorrentes de suas atividades.
Os indicadores primários medem as condições do ecossistema ou da espécie em questão. Os indicadores secundários medem os impactos humanos. Os indicadores terciários medem as ações para reduzir os impactos.
Os indicadores ambientais podem ser divididos em três dimensões: pressões, condições e respostas. Os indicadores de pressão estão ligados as atividades humanas, como por exemplo, volume de efluente gerado, redução da cobertura vegetal, disposição de resíduos sólidos.
Com os indicadores ambientais é possível demostrar para os clientes, fornecedores e investidores a eficiência dos processos e os níveis dos impactos provocados ao meio ambiente.
4a Questão Qual o objetivo do indicador "controle de impacto" ? Programas de controle de impacto tem como objetivo o monitoramento do estado em que se encontram as populações de fauna e flora de uma determinada área natural, num período de tempo o mais dilatado possível, e sob uma metodologia padronizada.
- Continuidade: os indicadores devem assentar em critérios similares e em períodos ou unidades de tempo comparáveis; -Temporalidade: os indicadores devem ser atualizados com a regularidade necessária para permitir a adoção de medidas; -Clareza: os indicadores devem ser claros e inteligíveis.
Os indicadores de sustentabilidade surgiram com a necessidade de medir a eficiência do sistema de gestão ambiental. Haja vista que com a promulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS ficou estabelecido que a empresas devem buscar práticas de consumo sustentável.
Quais são os Indicadores de sustentabilidade obrigatórios no PBQP-H?Indicador de geração de resíduos ao longo da obra e ao final da obra.Indicador de consumo de água ao longo da obra e ao final da obra.Indicador de consumo de energia ao longo da obra e ao final da obra.
Na indústria da construção civil, várias construtoras, de diversos países, tem utilizado a Certificação Ambiental como diferenciação no mercado, agregando valores ambientais no projeto, nos materiais, na construção, no uso e na manutenção dos seus produtos finais, aumentando assim a competição entre elas.
O objetivo desta certificação é promover o uso racional de recursos naturais nas construções e a melhoria da qualidade da habitação, reconhecendo projetos que adotam soluções eficientes na construção, no uso, na ocupação e na manutenção dos edifícios.
Ela incentiva a conservação e o uso eficiente dos recursos naturais com o propósito de reduzir os desperdícios e os impactos sobre o meio ambiente. Para receber o selo, então, a edificação deve eficiente desde a etapa de projeto.
Os indicadores de desempenho ambiental divulgados nos relatórios de sustentabilidade das empresas tratam dos mesmos aspectos relatados no GRI (2009): consumo de materiais; consumo de energia; consumo de água; biodiversidade; controle de emissões, efluentes e resíduos.
A palavra providenciarei existe?
Quem inventou a responsabilidade social?
Quais são os tipos de intertextualidade?
Quais são os 3 princípios basilares dos direitos humanos contemporâneos?
Quanto custa para tirar o visto europeu?
Qual o valor do anel de noivado da Kim Kardashian?
Como evitar o escurecimento na virilha?
Qual palavra não é sinónimo de vanguarda?
Qual a tendência de brincos para 2022?
Qual a importância dos equipamentos de movimentação para as atividades do almoxarifado?
O que é matriz de identidade para Moreno?
Qual a função filtrar na piscina?
O que são outputs de um processo produtivo?