O Profissional da enfermagem diante da morte de um paciente deve estar pronto para além de enfrentar seus medos, suas dores eles devem oferecer apoio aos familiares nesse processo de luto, além de respeitar seus costumes e crenças.
O profissional de enfermagem lida com o tema da morte diariamente em seu ambiente de trabalho e, por isso, necessita ter preparo para lidar com o assunto. É preciso ter a cons ciência de que a morte deve ser encarada como um acontecimento natural, e não como um fra casso pessoal (UGA, 2005).
Dentro do processo de morte e morrer, o enfermeiro é o profissional que presta cuidados direto ao paciente, interage com ele e está em contato constante com o paciente, devendo transmitir segurança a toda equipe e principalmente para seus pacientes e família.
Concluiu-se que é de suma importância o preparo do enfermeiro na vivência do processo de morte e morrer, e que é preciso o profissional de enfermagem conhecer os estágios do morrer, além das atitudes que devem ser tomadas diante dos mesmos, tanto em relação ao paciente quanto à família.
Na maioria das vezes a morte é considerada um fracasso da equipe de saúde e atribuída ao insucesso do profissional, o que enseja o desencadeamento de um estresse, angústias ou até mesmo leva à Síndrome de Burnout, um conjunto de sintomas muito comuns nesses profissionais.
35 curiosidades que você vai gostar
Além disso, lidar com a família é um dos fatores mais difíceis para os profissionais de enfermagem diante do processo de morte e morrer do paciente, devido ao fato de que são emersos diversos sentimentos como angús- tia e impotência, que podem atrapalhar a assistência prestada à família.
Este estudo surgiu como subsídio de conforto aos profissionais de saúde. Uma vez que os Enfermeiros são os que mais lutam contra a morte, e este assunto não faz parte do programa de estudos nas universidades e quando ocorre o ensino é superficial, entende-se ser relevante a realização deste estudo.
A proposta dos profissionais consiste em assistir o paciente até seus últimos momentos, buscando minimizar, tanto quanto possível, sua dor e desconforto, e dar suporte emocional e espiritual a seus familiares25.
Diante de todo assunto abordado, conclui-se que a humanização dentro da Unidade de Terapia Intensiva torna-se cada vez mais necessária para que os pacientes, familiares e equipe tenham mais conforto e comodidade ao realizarem procedimentos que muitas vezes podem levar o paciente a morte.
O que são energias renováveis?
Qual o nome do material mais forte do mundo?
O que fazer pra Clexane não ficar roxo?
Quais frutas posso dar para um bebê de 7 meses?
Como clarear jaleco de poliéster?
Quais as doenças que dão Auxílio-doença?
Como entrar em contato com o Código de Defesa do Consumidor?
Quem vai receber os 600 00 do governo?
Quando a balança comercial é negativa?
Qual é o máximo divisor comum de 18 é 24?
Qual era o salário do Yudi no SBT?
Qual o tom de voz que as mulheres gostam?
Como acabar com hérnia sem precisar de fazer cirurgia?