Sua função deve ser atuar como mediador entre o conhecimento e os alunos, estimulando essa interação e ajudando nas dificuldades.
Professor ou docente é uma pessoa que ensina ciência, arte, técnica ou outros conhecimentos. ... Para o exercício dessa profissão, requer-se qualificações académicas e pedagógicas, para que consiga transmitir/ensinar a matéria de estudo da melhor forma possível ao aluno.
Além da formação acadêmica, o professor contribui para a formação e o desenvolvimento do aluno enquanto indivíduo e membro da sociedade, pois proporciona para ele experiências que vão além do âmbito intelectual.
Ao trabalhar com a metodologia de projetos, o professor deixa de ser aquele que transmite informações aos seus alunos que vão absorvê-las. O educador ganha um novo papel: ele passa a criar situações de aprendizagem, com um foco muito direcionado para as relações que se estabelecem nessas situações.
Nas metodologias ativas, as práticas pedagógicas são estruturadas com a finalidade de fazer com que o estudante participe do seu processo de aprendizado. Além disso, essas metodologias estimulam a resolução de problemas práticos, contribuindo para o desenvolvimento de competências como o pensamento crítico.
Ser professor na atualidade, ainda mais num ano de pandemia, nos faz rever a responsabilidade para a formação, na perspectiva da autonomia e empoderamento. Não podemos esquecer que as tecnologias não são fim e nem remédios para as soluções dos problemas educacionais, mas são meios, assim como tantos outros.
“A educação possibilita a inclusão social, e por meio dela, tornamos a sociedade mais justa, igualitária e inclusiva. A valorização dos profissionais da educação é o primeiro passo para construir essa sociedade”, enfatizou.
Confira abaixo 6 exemplos de metodologias ativas
Nas metodologias ativas, as práticas pedagógicas são estruturadas com a finalidade de fazer com que o estudante participe do seu processo de aprendizado. Além disso, essas metodologias estimulam a resolução de problemas práticos, contribuindo para o desenvolvimento de competências como o pensamento crítico.
Concluiu-se com essa proposta, que a escola pode sim, por meio de intervenções, motivar e sensibilizar tanto alunos, quanto professores a repensarem suas ações no ambiente escolar, otimizando o processo ensino- aprendizagem. Palavras-chave: relação – professor – aluno; interação; ensino – aprendizagem
O perfil do professor é muito importante para o sucesso da aprendizagem, pois está se dá em conformidade com a motivação que os alunos constroem e grande parte desse processo depende dos incentivos e da habilidade docente.
Nesse sentido, um dos aspectos que se quer ressaltar neste artigo é a importância da formação do professor e da compreensão que ele deve ter em relação a esse assunto. Pois, não há como acontecer na escola uma educação adequada às necessidades dos alunos sem contar com o comprometimento ativo do professor no processo educativo.
Muitos professores que atuam nas escolas não se dão conta da importante dimensão que tem o seu papel na vida dos alunos. Nesse sentido, um dos aspectos que se quer ressaltar neste artigo é a importância da formação do professor e da compreensão que ele deve ter em relação a esse assunto.
Vai de encontro ou vai ao encontro?
Como tomar o caroço de abacate?
O que o colágeno faz no nosso corpo?
Como cancelar uma venda no bling?
O que determina o preconceito?
Como fazer carta de apresentação exemplo?
Como evitar a flambagem em pilares?
Quais são os recursos naturais inesgotáveis?
Quais os nomes das ciganas da umbanda?
Quanto de aditivo usar no concreto?
O que são as diretrizes do SUS?
Quem paga o funcionário afastado?
Como estourar um abscesso no dente?
Quem tem problema de coração pode tomar dipirona?
Pode emendar cartela de anticoncepcional de 21 comprimidos?
Qual a ligação do esporte com a coordenação motora?