O Brasil é o país com maior incidência de raios em todo o planeta. Por ano, são mais de 70 milhões de descargas elétricas registradas aqui. Para se ter uma ideia, um raio possui cerca de mil vezes mais intensidade que um chuveiro elétrico.
Com o verão começa a temporada de raios. O Brasil é o país com mais incidências de descargas elétricas no mundo. Só nos dois últimos anos caíram 280 milhões de raios no território nacional.
O Brasil é o maior país tropical do planeta, e os trópicos têm o clima mais suscetível a tempestades. No mínimo 300 brasileiros são atingidos todos os anos. Um em cada três acidentes é fatal: entre 2000 e 2019, raios foram responsáveis por 110 mortes por ano, em média.
No Brasil, caem 77.8 milhões de raios por ano e a explicação é geográfica: é o maior país da zona tropical do planeta - área central onde o clima é mais quente e, portanto, mais favorável à formação de tempestades e de raios.
Santa Cruz das Palmeiras teve registros de 452 raios em menos de 1 mês. Um adolescente de 17 anos sobreviveu a duas descargas elétricas que caíram próximas a ele em um período de uma semana na cidade de Santa Cruz das Palmeiras (SP).
41 curiosidades que você vai gostar
É o caso da americana Beth Peterson, de 49 anos. Peterson compartilhou com a BBC a história de como sobreviveu a duras penas após ser atingida por um raio - e viveu o mesmo drama de novo, exatamente um ano depois.
A cidade mais atingida por Raios no país é Santa Maria das Barreiras (PA), com 44,3 raios/km²/ano, mas, quando o assunto é morte, quem vai pior são habitantes de São Gabriel da Caichoeira (AM). Com seus cerca de 40 mil habitantes, há quase uma morte por ano (0,84, em média) por causa dos raios.
O Norte concentra quase metade dos raios que caem no Brasil, e essa maior incidência acontece, entre outros fatores, porque o Amazonas é um estado com grandes volumes de água. "Esse elemento é um eficiente condutor elétrico, o que favorece a formação de descargas elétricas", afirma o coordenador do ELAT.
A região amazônica é a área onde as descargas elétricas ocorrem com maior frequência. Dos 50 milhões de raios que caem em média no país, 11 milhões acontecem só no estado do Amazonas. Na região sudeste, a quantidade de raios tende a aumentar, segundo pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
A zona rural tocantinense registra a maior quantidade de raios da região. No entanto, segundo informações do instituto, São Paulo é a região com mais mortes causadas pelas descargas elétricas. Em média, 300 pessoas são atingidas por raios ao ano no território brasileiro.
São Gabriel da Cachoeira, por exemplo, se extende por uma área de 109.185 km² – maior do que o estado de Pernambuco. Já Cáceres possui 24.398 km², um pouco mais do que o estado de Sergipe. Altamira, no Pará, é a terceira maior cidade do mundo, com 159.533 km² de extensão.
Aproximadamente 30% das pessoas atingidas por um raio morrem. Daqueles que conseguem sobreviver, estima-se que entre 75-90% sofrem sequelas com algum tipo de deficiência, danos ao corpo e à mente, que podem variar de leves a muito graves e permanentes.
Muitas funções corporais funcionam por meio de eletricidade, como os músculos ou os nervos cerebrais. Uma forte descarga atrapalha esse sistema. Se os músculos são afetados, ficam flácidos e não podem mais ser controlados. A vítima tomba ao chão, fica caída e não consegue se mexer, paralisada.
Ao atingir uma pessoa, o raio pode causar sérias queimaduras e outros danos ao coração, pulmões, sistema nervoso central e outras partes do corpo, através do aquecimento e uma variedade de reações eletroquímicas. A chance de sobreviver é de apenas 2%.
Na verdade, o que pode atrair um raio em sua direção são objetos metálicos grandes, como varas de pesca, tripés e tacos de golfe. Veículos sem capota, tais como tratores, motocicletas ou bicicletas, também oferecem risco, e a própria água atrai eletricidade.
Segundo o infográfico produzido pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat/Inpe), imagem acima, até 2019 o Brasil registrou 2.194 mortes devido às descargas elétricas e cerca de 43% dessas mortes ocorreram durante o verão.
Mesmo que a maior parte da corrente do raio leva outros caminhos para a terra, o sistema elétrico da casa vai experimentar o aumento significativo da corrente causando danos potencialmente significativos para qualquer coisa ligada ao sistema elétrico/eletrônico.
O Brasil é o líder em incidência de raios no mundo, com cerca de 77,8 milhões de descargas para o solo a cada ano. Quanto ao número de mortes provocadas pelo fenômeno, o país ocupa a sétima posição mundial: neste século já foram registrados 2.194 casos; uma média de 110 casos por ano no período.
O Brasil é o país do samba, do futebol e também dos raios. Anualmente, 77,8 milhões de descargas elétricas atingem o território – a maior incidência entre todos os países do mundo.
Descargas atmosféricas são descargas elétricas de grande extensão (alguns quilômetros) e de grande intensidade (picos de intensidade de corrente acima de um quiloàmpere), que ocorrem devido ao acúmulo de cargas elétricas em regiões localizadas da atmosfera, em geral dentro de tempestades.
Ocorrem quando há transferências de cargas elétricas entre a atmosfera e a terra. A maioria dessas descargas ocorre das nuvens para a terra (descargas descendentes), mas também é possível que ocorram da terra para as nuvens (descargas ascendentes).
O choque entre as partículas de gelo dentro da nuvem causa uma separação de cargas elétricas positivas e negativas. Quando a diferença de cargas é muito grande, uma carga elétrica, geralmente negativa, chamada condutor, fraca e invisível, deixa a nuvem e ziguezagueia para baixo, entre 30 e 50 metros de altitude.
Durante a atividade elétrica da tempestade, o campo elétrico da nuvem tende a acumular estas gotículas em algumas regiões, assim, aumentando a concentração de gotículas e possibilitando que haja colisões e coalescência destas pequenas partículas.
O que fazer depois de usar shampoo detox?
Que vantagens podemos ter com o uso do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais?
Quanto tempo leva para galinha chocar?
Quanto ganha uma faxineira na Suécia?
Como substituir a palavra estruturas?
O que fazer quando o CAM expira?
Quanto tempo demora para o dinheiro depositado cair na conta?
Como faço para atualizar o Wattpad?
Qual a fonte de energia mais limpa?
Como desativar alarme FKS sem controle?
Qual é o fandom mais tóxico do mundo?
Como conservar as conchas do mar?
Quanto de vitamina D mcg por dia?
O que fazer quando o Bluetooth não conecta?