Seria a segunda expedição às terras do Oriente, pois Vasco da Gama já havia realizado uma primeira viagem bem-sucedida, com a duração de dois anos, estabelecendo uma conexão marítima de comércio com a região. A esquadra de Pedro Álvares Cabral partiu de Lisboa no dia 8 de março de 1500, com grande pompa.
A chegada ao Brasil Durante a viagem pelo oceano Atlântico, a frota de Cabral afastou-se da costa africana e tomou o rumo sudoeste, em direção à América do Sul. Em 22 de abril, marinheiros deram o grito de “terra à vista”. Segundo registros, o primeiro pedaço de terra que a tripulação viu foi uma pequena montanha.
História - 22 de abril de 1500: Esquadra de Pedro Alvares Cabral chega ao Brasil. segunda-feira, 20 de abril de 2015. A chegada da esquadra portuguesa na costa brasileira foi relatada ao Rei de Portugal por Pero Vaz de Caminha em carta.
O símbolo que Cabral deixou para confirmar que Portugal passara a dominar as terras no novo continente foi uma cruz. O episódio é conhecido como “Primeira Missa” e foi celebrada em 26 de abril de 1500, no litoral sul da Bahia.
Pedro Álvares Cabral desembarcou em Porto Seguro no litoral sul da Bahia em 22 de abril de 1500, tornando a região colônia do Reino de Portugal.
Santarém, Portugal Pedro Álvares Cabral/Local de falecimento
A chegada dos portugueses ao Brasil foi parte do processo das grandes navegações. Pedro Álvares Cabral foi o líder de uma expedição composta por 13 embarcações e cerca de 1200 homens. O primeiro ponto do Brasil avistado pelos portugueses foi a região do Monte Pascoal, na Bahia, no dia 22 de abril de 1500.
De Calecute a expedição rumou para Cochim, outra cidade-estado indiana, onde Cabral fez amizade com seu governante e carregou seus navios com especiarias cobiçadas antes de retornar para a Europa. Apesar da perda de vidas humanas e de navios, a viagem de Cabral foi considerada um sucesso após o seu regresso a Portugal.
Desde 1351 até pelo menos 1721 o nome “ Hy Brazil ” podia ser visto em mapas e globos europeus, sempre indicando uma ilha localizada no Oceano Atlântico. Até 1624, expedições ainda eram enviadas à sua procura. A frota de Cabral era composta por duas divisões com 10 naus e três caravelas:
Rota seguida por Cabral de Portugal para a Índia em 1500 (em vermelho) e a rota de retorno (em azul). Poucos detalhes a respeito dos critérios utilizados pelo governo português para escolher Cabral como chefe da expedição à Índia sobreviveram ao tempo. No decreto real que o nomeou capitão-mor, as razões dadas são "méritos e serviços".
Este foi o caso dos capitães dos navios comandados por Cabral — a maioria era nobre como ele. Esta prática era arriscada, uma vez que a autoridade poderia cair nas mãos de pessoas altamente incompetentes e incapacitadas como poderia também cair nas mãos de líderes talentosos como Afonso de Albuquerque ou João de Castro.
O que é pedagogia e qual sua função?
Porque é uma conjunção explicativa?
Qual a oração mais longa da Bíblia?
Qual a diferença da conta profissional no Instagram?
Como Luiz Gama aprendeu a ler?
O que significa quando o telefone está fora de serviço?
Quem tem direito a abdominoplastia pelo convênio?
Como cancelar assinatura produtos Globo?
Como se classificam os agregados na construção?
O que são questões prejudiciais homogêneas?
Para que serve Chemitril 150mg?
Como recuperar fotos e vídeos apagados permanentemente do celular?
O que acontece quando uma dívida vai para o setor jurídico?
Como lançar saldo de abertura na contabilidade?
Quanto ganha um bom psicólogo?