Tanto para os gregos quanto para os romanos, a ginástica era vista como um elemento de aprimoramento de uma determinada técnica esportiva, sendo que os militares exibiam-se em batalhas, com objetivo de defender seu país.
Vê-se a importância que os romanos davam à prática dos exercícios físicos ligados à qualidade de vida. ... A maior importância da ginástica naquele período foi a preparação militar, exercícios destinados a aquisição de vigor físico, resistência, força e habilidades com armas.
Foi ainda na Grécia Antiga, que a ginástica adquiriu seu status de educação física, pois esta desempenhava papel fundamental no sistema educativo grego para o equilíbrio harmônico entre as aptidões físicas e intelectuais. ... No entanto, parte do povo manteve o culto ao corpo e a educação física como práticas secretas.
A ginástica caiu em desuso com o domínio romano. Na civilização romana, o esporte se afastou bastante de sua faceta grega, já que a valorização do corpo era vista como algo imoral pelos romanos. Assim, nesta época, a prática da ginástica se resumiu apenas a exercícios destinados à preparação militar.
INTRODUÇÃO Já na Antiguidade, a Ginástica era recomendada somente para os homens, com objetivo de desenvolvê-los fortes e musculosos, esteticamente perfeitos para proteger a pátria. Gaio (2006, p. 13) comenta que “a origem da Ginástica se confunde com a da Educação Física”.
Em Roma, o exercício físico tinha como objetivo principal a preparação militar e num segundo plano a prática de atividades desportivas como as corridas de carros e os combates de gladiadores que estavam sempre ligados às questões bélicas.
Em confronto com a sociedade romana, isso era visto como imoral, pois os romanos não toleravam a nudez dos atletas e, acima de tudo, porque esses jogos eram vazios de qualquer treinamento militar significativo.
2 EDUCAÇÃO FÍSICA EM ROMA -Guerreiros, e de espírito prático, os romano viam na educação física apenas o instrumento para adestrar suas aguerridas legiões. ... Os romanos de todas as idades praticavam diariamente a educação física no campo de Marte, situado às margens do Tibre.
Segundo Nascente (1988), a Ginástica é “conjunto de exercícios corporais com o objetivo de aprimorar ou corrigir as capacidades físicas”.
A ginástica fortalece os músculos, melhora a coordenação motora, aumenta a capacidade cardiorespiratória.
A oposição dos romanos à ginástica grega e ao atletismo sempre foi constante, a atividade esportiva própria e verdadeira dos gregos foi para os romanos apenas um mero espetáculo. O exercício foi sempre elemento recreativo e pré-bélico (militar/antes da guerra).
Na civilização romana, o esporte se afastou bastante de sua faceta grega (onde nasceu o ideal da beleza humana), já que a valorização do corpo era vista como algo imoral para os romanos. Assim, nesta época, a prática da ginástica se resumiu apenas a exercícios destinados à preparação militar.
Ela se desenvolveu a partir dos exercícios físicos que eram feitos pelos soldados da Grécia antiga, incluindo habilidades para montar e desmontar num cavalo, e habilidades semelhantes às executadas num circo. Naquela época, os ginastas praticavam o esporte nus (gymnos – do grego, nu), nos chamados gymnasios , patronados pelo deus Apolo.
(SOUZA, 1997), A ginástica é muito importante para a vida da criança, tanto para seu desenvolvimento, quanto de forma lúdica, pois é uma atividade completa e satisfaz a criança. A ginástica é um Desporto que envolve a prática de uma série de movimentos que exigem força, flexibilidade e coordenação motora.
Como colocar mais lotes vazios no The Sims 4?
Como saber se minha conta YouTube é verificada?
O que fazer para dar vontade de limpar a casa?
Como funciona a ética digital?
Como usar o remédio Primorgel?
Como ficar com a sobrancelha levantada?
É possível uma pessoa ter várias personalidades?
Como usar o termômetro de aquário?
É possível selecionar células intercaladas no Excel?
Como selecionar todas as colunas do Excel?
Como funciona o serviço de cloud computing?