Estabelece princípios para o reconhecimento e mensuração de ativos financeiros e passivos financeiros que devem apresentar informações pertinentes e úteis aos usuários de demonstrações contábeis para a sua avaliação dos valores, época e incerteza dos fluxos de caixa futuros da entidade.
As orientações apresentadas no CPC 48 Instrumentos Financeiros (IFRS 9) têm como principal objetivo auxiliar as entidades quanto à divulgação das informações, para que os usuários das demonstrações contábeis possam avaliar os impactos no resultado da empresa e os riscos inerentes às operações financeiras.
O CPC 40 requer a divulgação sobre: (a) relevância de instrumentos financeiros para a posição patrimonial e desempenho financeiro da entidade. ... Em conjunto, essas divulgações fornecem uma visão geral do uso, pela entidade, de instrumentos financeiros e das exposições a riscos que eles criam.
Com o advento do CPC 48, essa classificação foi simplificada e passou a ser (1) Custo amortizado e (2) Valor justo, sendo que quando classificado como Valor justo, pode ter duas destinações: Resultado do exercício ou Outros Resultados abrangentes.
"Essa contabilização tem como objetivo aplicar o regime de competência para essas operações de forma que as variações no valor justo do instrumento de hedge (derivativo) e do item objeto de hedge ( uma dívida, por exemplo) sejam reconhecidas no resultado do exercício concomitantemente" ( Sumário do CPC nº 38, item 11).
19 curiosidades que você vai gostar
Forma de Contabilização
Cash Flow Hedge Proteção de um fluxo de caixa futuro gerado por um ativo ou passivo. Parcela efetiva dos ganhos e perdas do hedge (aquela coberta pela operação) vai para o Patrimônio Líquido, até que a transação se efetive, para, depois, ser lançada no Resultado.
O objetivo deste CPC é estabelecer princípios para reconhecer e mensurar ativos financeiros, passivos financeiros e alguns contratos de compra e venda de itens não financeiros.
A principal diferença entre os ativos e passivos estão nos fluxos monetários da empresa. Enquanto os ativos são relacionados aos meios de rendimentos e que trazem benefícios, os passivos são saídas de dinheiro pelos gastos e despesas que a empresa teve de fazer.
O CPC 40 se aplica a todas as entidades, incluindo entidades que possuem poucos instrumentos financeiros (por exemplo, fabricante cujos únicos instrumentos financeiros são contas a receber e contas a pagar) e aquelas que possuem muitos instrumentos financeiros (por exemplo, instituição financeira cuja maioria desses ...
Como o banco calcula a renda exigida para o financiamento?
Qual diferença entre losartana e captopril?
Como a fábula está organizada?
O que representa o valor da mediana em uma distribuição?
Qual o teste para saber acne hormonal?
Quantos e quais são os tipos de choque?
Quando sai o resultado da prova OAB 2021?
Quantos banheiros são necessários?
Como solicitar imagens de câmeras de segurança de uma loja?
Quais são os signos que não se dão bem?
Qual é o Sexto pecado capital?
Quando é considerado atraso no desenvolvimento?