O objetivo maior do trabalho com a escrita do nome é fazer com que cada um se reconheça como um sujeito importante que possui um nome que é só seu, além de propiciar um inicio de alfabetização, afinal de contas estão aprendendo as letras de seu nome e estabelecendo relações com letras de outros nomes ou palavras do dia ...
Conheça sugestões que podem ser trabalhadas com o apoio das famílias e bastante participação ativa dos alunos
Peça aos alunos que montem seus nomes a partir de modelos (crachá, ou nome na chamadinha) para as turmas que estão aprendo o nome. Peça as crianças que mostrem a primeira letra do seu nome: pergunte o nome da letra. Pergunte também, a cada criança, quem mais na turma tem o nome que começa com esse letra?
O nome é uma fonte de informação e um modelo estável de escrita que faz parte da vida da criança, pois de forma recorrente a criança identifica o seu nome escrito em vários lugares e sua função social é constantemente visualizada nas diversas situações escolares, como: ao nomear as atividades realizadas, na ...
Em um palito de picolé, escreva as letras do nome da criança. E, em cada um dos pregadores uma letra. A criança deve estabelecer a relação entre as letras. Você tanto pode fazer uma ficha com as letras do nome da criança em bastão ou cursiva.
Peça aos alunos que montem seus nomes a partir de modelos (crachá, ou nome na chamadinha) para as turmas que estão aprendo o nome. Peça as crianças que mostrem a primeira letra do seu nome: pergunte o nome da letra. Pergunte também, a cada criança, quem mais na turma tem o nome que começa com esse letra?
Deve-se indicar o(s) autor(es), pelo último sobrenome, em maiúsculas, seguido do(s) prenome(s) e outros sobrenomes, abreviado(s) ou não. Recomenda-se, tanto quanto possível, o mesmo padrão para abreviação de nomes e sobrenomes, usados na mesma lista de referências.
Para ajudar os bebês nesse processo, você pode criar situações nas quais eles se comuniquem e expressem desejos, necessidades, preferências e vontades. Brincadeiras feitas em frente do espelho ajudam a criança a reconhecer suas características físicas.
“Não podemos dizer que se inicia o trabalho com nomes na Educação Infantil, mas que se dá continuidade a esse processo de alfabetização, que já estava acontecendo no ambiente familiar, de forma mais intencional e sistemática”, explica Andréa Luize, coordenadora do Núcleo de Práticas de Linguagem da Escola da Vila, em São Paulo.
As crianças, aliás, intuem a importância do nome mesmo sem saber escrever. A psicolinguista Ana Teberosky, no livro Psicopedagogia da Linguagem Escrita, destaca a precoce tendência infantil a marcar suas produções, ainda que em forma de garatuja.
Todos os nomes são colocados no cartaz "casa" e, na hora da chamada, a professora pergunta: "Essa criança ficou em casa ou veio para a escola?". Se está presente, o nome passa para o cartaz "escola". Se não está, permanece no cartaz "casa".
Na aula, peça que cada criança fixe seu nome, na coluna que apresentar a inicial do seu nome. Desse modo, o nome "Ana" ficará na coluna da letra "A". Aproveite para discutir com os alunos com que letra cada nome termina. Deixe o cartaz exposto por alguns dias. Depois de trabalhar com os cartazes, é hora de preparar uma atividades com a chamada.
Como morreu Marquesa de Santos?
Como John Wick virou assassino?
Como se chama o avô do meu tataravô?
Como se diz Rapunzel em inglês?
Em qual filme a Luna Lovegood aparece?
Qual é o nome da barra que se localiza na parte superior de uma janela?
Como se chama o desenho de uma pessoa?
Onde fazer reclamação da SPTrans?
Qual a melhor estratégia para administrar bem os conflitos?
Porque por que os astecas foram extintos?
Como os antitérmicos agem no corpo humano?
Como os astecas utilizavam o cacau?
Qual a importância da ética no gerenciamento em enfermagem?
Como a tecnologia pode auxiliar na pratica esporte?
Como os astecas conseguiram se fortalecer e passar a ter controle de grandes regiões da Mesoamérica?
Como ligar do exterior para o Brasil TIM?