A atividade com tinta guache ajuda a melhorar a coordenação motora e é uma forma de exercer o conhecimento sobre as cores, além de ajudar a criança a desenvolver o gosto pela pintura.
A pintura na educação infantil possibilitará com que a criança ao tocar no pincel e fazer movimentos, possa, por exemplo, começar a conhecer e aprimorar a sua coordenação motora, conhecer novas cores, desenvolver novas formas através de sua imaginação e podendo explorar não apenas com o pincel, mas com as mãos também.
O objetivo é fazer com que a criança se divirta e tenha a criatividade estimulada. Utilizar as cores permite experiências sensoriais com meios novos e diferentes, como papéis de variadas texturas, pincéis e água.
A ideia é criar “sapatos” de plástico bolha para as crianças e deixar que elas utilizem os pés para pintar o papel preso no chão. Após prender a folha de papel no chão, enrole o plástico bolha nos pés das crianças e fixe com mais fita crepe. Depois, pinte a sola do sapato com diferentes cores de tinta guache e pronto!
Ao brincar com tinta, a criança desenvolve a coordenação motora, seja utilizando os dedos, seja por meio do pincel. Por mais que o desenho seja um borrão, aquilo, na cabeça da criança, é uma história, com começo, meio e fim, que estimula a criatividade e a noção de tempo e espaço.
40 curiosidades que você vai gostar
Brincar com tinta é sempre uma farra, a criança se lambuza toda, dá risada e passa um bom tempo na maior diversão. Além de toda diversão, brincar com tinta, é uma atividade sensorial que favorece experiências de aprendizado e desenvolve coordenação motora e lateralidade.
A pintura também estimula a comunicação, a criatividade, sensibilidade e aumenta a capacidade de concentração e expressão das crianças.
Ponha papéis e pincéis grossos por perto para eles imprimirem seus primeiros traços. GARATUJAS TEXTURIZADAS Entre 1 e 2 anos, a criança já é capaz de ficar em pé sozinha. Incentive essa postura para pintar, pois ela amplia o campo visual e facilita o movimento de braços e tronco.
Pintura com as mãos e os pés: Além dos pincéis, utilizar os dedos para pintar é uma ótima maneira de soltar a criatividade, ao mesmo tempo em que estimula a parte sensorial das crianças. Utilização de diferentes recursos: O papel em branco é o meio mais tradicional de se introduzir a pintura na educação infantil.
Desenvolvimento da coordenação motora
Ao aprender a desenhar e a colorir a criança aprende a controlar os movimentos da sua mão corretamente, aperfeiçoando o que desenha, melhorando a coordenação motora fina. Sem contar que o ato de colorir ativa zonas nos cérebro que mexer com o celular ou no tablet não são acionadas.
Colorir com as crianças é uma atividade relaxante, que promove o alívio do estresse e diminui a ansiedade. É uma forma de mantê-las descansadas e calmas para terminar o dia. A atividade inibe a amígdala, parte do cérebro ativada cada vez que sentimos medo ou tensão.
Além de ser uma forma da criança dialogar com o mundo ao redor, o desenho e a pintura são a melhor maneira de entender como ela vê esse entorno. Formas, cores, amplitude, liberdade (ou a falta dela) ao expressar-se, tudo pode mostrar a visão que a criança dos círculos sociais em que está inserida.
Acompanhando as tendências globais de sustentabilidade e produtos menos abrasivos.Menos agressivo ao meio ambiente.Gera menos emissão de compostos e vapores prejudiciais à saúde.Baixo odor.Secagem mais rápida.Facilidade de aplicação.Economia nas ferramentas de aplicação.Protege a saúde dos pintores e dos usuários.
As atividades de pintura dirigida exercitam também o reconhecimento das cores e dos números durante o ato de pintar. Para realizar essa atividade as crianças deverão pintar o desenho de acordo com a legenda cromática/numérica.
A Arte na Educação Infantil é uma importante ferramenta da educação, pois estimula o desenvolvimento das crianças. Afinal, por meio da arte, é possível aprender, adquirir novas habilidades e enxergar diferentes perspectivas e sensações a respeito de um mesmo ponto, por exemplo.
Possibilitar a exploração, a manipulação, as formas de preparar as tintas, conhecer os elementos naturais, as texturas, os cheiros e suas características; favorece o desenvolvimento sensorial, da percepção e estimula a criatividade.
Selecione tintas atóxicas que você tenha disponível na escola, de diversas cores. Recorte em tamanhos de A4 e A3 papéis de fundo branco, como cartão ou outro com boa gramatura, para suportar a tinta. Separe pincéis, rolos, broxas, esponjas, baldes com água (para as crianças lavarem as mãos) e panos.
Com os dedos eles podem dar seus primeiros passos no mundo da arte. Pintar com os dedos diverte e potencializa sua sensibilidade táctil, sua fantasia e desenvolverá sua coordenação, assim como a sua capacidade criativa.
OBS: A tinta mais apropriada para crianças é o guache ou a tinta para pintura a dedo, ambas diluídas em um pouco de água. Elas são atóxicas e mais fáceis de sair na hora do banho. Só cuidado para não deixar o guache muito tempo na pele, pois ao secar pode entupir os poros.
A orientação de pintar em pé e cada um com seu papel vale também para os maiores, até 3 anos. Como nessa fase as crianças conseguem discernir o que pode ou não ser levado à boca, o guache pode entrar em cena. Mas tenha a certeza de que as tintas são antialérgicas e reconhecidas como escolares por órgãos competentes.
Se seu filho tiver por volta de 2 e 3 anos e não for muito quietinho, lembre-se de ter atenção para que ele não se estenda muito além da área reservada para brincadeira e acabe sujando paredes, sofás e tapetes. Mas nada de desespero, a tinta guache sai com água.
Desvantagens da tinta acrílica
A principal desvantagem é a necessidade de aplicação em várias camadas. Outra desvantagem é que a pintura precisa ser feita com muito cuidado, para não ficar marcas de pincel no resultado final. O uso de um esmalte acrílico e condicionadores de tinta pode diminuir esse efeito.
As tintas também serviam para decorar as cavernas, as tumbas e os corpos, em guerras ou na caça, por exemplo. Há certa controvérsia sobre a invenção da tinta mais perto do que conhecemos e usamos hoje. Uns creditam aos chineses, outros, aos egípcios.
Continue a leitura. O QUE É TINTA EMBORRACHADA? Esse é um tipo de tinta acrílica com uma composição diferenciada. Por ser mais flexível, forma uma película impermeável e elástica, capaz de acompanhar a dilatação de paredes em alvenaria ou concreto, causadas pela variação de temperatura.
O que fazer para desinchar linfonodo?
O que atrapalha absorção de vitaminas?
O que acontece se o réu não apresentar contestação?
Como fazer o cálculo do dissídio?
Quanto uma pessoa come em média por ano?
Quem nasceu em 1984 é de qual geração?
É possível usar Whats up na China?
O que é abono de permanência em serviço INSS?
Como aumentar a resolução de uma imagem para 300 DPI Paint?
O que é infecção hospitalar e quais as suas complicações?
Qual a diferença entre policarbonato e ACM?
Quais fatores contribuíram para o crescimento econômico dos Tigres Asiáticos?
Quais são as dimensões da educação?
Quando não usar os dois pontos?