Segundo Carmo (2008), o objetivo da educação física adaptada é alcançar pessoas portadoras de transtornos, sejam eles físicos ou psicológicos, que impedem que elas participem ativamente de uma aula comum da disciplina, a exemplo dos portadores de deficiências mentais, visuais, auditivas, físicas, múltiplas deficiências ...
O objetivo da educação física adaptada é dar oportunidade ao portador de necessidades especiais de ter várias opções de esporte e lazer, mostrando o impacto destas atividades na qualidade de vida, nos aspectos físicos, sociais e psicológicos.
As atividades adaptadas para indivíduos portadores de DV têm como objetivo desenvolver as capacidades motoras ligadas, preferencialmente, à postura, equilíbrio, locomoção e mobilidade, orientação no espaço, e imagem corporal.
A Educação Física Adaptada (EFA) surge com o intuito de auxiliar no desenvolvimento de novas habilidades, trazendo aos PNE s (Portadores de Necessidades Especiais) uma nova maneira de aquisição de aptidões motoras para suas funções diárias, modificando suas atuais realidades e proporcionando novos desafios.
A Educação Física Adaptada é uma subdivisão da Educação Física convencional, tem como objetivo principal a inclusão de pessoas com deficiência em atividades físicas de desenvolvimento motor e psicomotor, principalmente no ambiente escolar.
44 curiosidades que você vai gostar
Concluiu- se que a prática de atividades físicas é considerada fundamental nos processos de inclusão de alunos que apresentam necessidades especiais, em turmas regulares, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor, ressaltando a relevância dos professores de Educação Física nesse processo.
Melhora na autoestima; Redução do estresse; Prevenção de doenças do coração e respiratórias. Todos benefícios citados podem e ser estendidos aos estudantes que possuem qualquer tipo de deficiência, afinal esses são os efeitos esperados com a Educação Física Inclusiva.
5 tipos de esportes adaptados mais praticados no BrasilBasquete. No basquete, a altura da tabela, as dimensões da quadra e as regras gerais são iguais às do basquete tradicional. ... Natação. ... Tênis de mesa. ... Atletismo. ... Bocha.
Educacional. Um dos princípios que norteiam os Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de Educação Física é o da Inclusão, que tem como meta inserir todos os alunos na cultura corporal de movimento, por meio da reflexão e da participação concreta e afetiva.
Na educação física adaptada, os estudantes com deficiência praticam atividades físicas separadamente dos colegas. Já na educação física inclusiva, todos participam das mesmas atividades propostas. Ambas têm objetivos iguais de desenvolvimento dos estudantes, mas diferem na maneira de fazê-lo.
Atualmente, acredita-se que o esporte adaptado contribui significativamente para a inserção das pessoas com deficiência à sociedade, bem como trazem benefícios relacionados à melhor aceitação da deficiência, melhor interação com as pessoas ao seu redor, melhora da aptidão física, ganho de independência e autoconfiança ...
Diminui os sintomas de ansiedade e incapacidade; Diversos outros benefícios proporcionados pela prática regular de exercícios físicos e esportes.
Uma educação inclusiva integra os alunos com necessidades especiais, em escolas regulares, por meio de uma abordagem humanística. Essa visão entende que cada aluno tem suas particularidades e que elas devem ser consideradas como diversidade e não como problema.
Quatro categorias de objetivos foram desenvolvidas por Wheeler, Steadward, Legg, Hutzler, Campbell e Johnson (1999) em relação à iniciação ao esporte adaptado: reabilita- ção, oportunidade social, recrutamento e continuidade no esporte.
Deficiência física: atletismo, arco e flecha, basquetebol em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, esgrima em cadeira de rodas, futebol para amputados e paralisados cerebrais, halterofilismo, hipismo, iatismo, natação, rugby, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, voleibol sentado e para amputados e modalidades de ...
Os jogos adaptados têm um papel fundamental neste contexto, na medida em que proporciona uma formação mais multilateral e contribui para a assimilação dos fundamentos técnicos e das movimentações táticas básicas ofensivas e defensivas do futebol.
Esporte adaptado é um termo utilizado apenas no Brasil e consiste em uma possibilidade de prática para pessoas com deficiência. Para tanto regras, fundamentos e estrutura são adaptados para permitir a participação destas pessoas2.
A Educação Física Adaptada caracteriza-se por adequar metodologicamente um conjunto de atividades ou tarefas que envolvam diferentes estímulos, adaptando as capacidades e limitações do aluno com deficiência.
...
Desenvolve:Raciocínio.Atenção.Melhora a percepção espaço-temporal.Aumentar a capacidade de concentração.
Histórico da educação física
O hospital Stoke Mandeville, localizado na Inglaterra tinha a prática de realizar jogos internos anualmente. A prática, portanto, adquiriu força e serviu de impulso para a criação dos primeiros Jogos Paralímpicos, em 1960, na cidade de Roma.
A modalidade será disputada entre 28 de agosto e 4 de setembro.Canoagem. Esporte que estreou no programa paralímpico no Rio 2016, a canoagem é disputado por atletas com deficiência físico-motora dos dois sexos. ... Futebol de 5. ... Goalball. ... Halterofilismo. ... Judô ... Parataekwondo. ... Rúgbi em cadeira de rodas. ... Tiro esportivo.
O esporte adaptado surgiu no começo do século XX, por volta de 1922, quando foi fundada a ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE ESPORTES PARA SURDOS (CISS), sendo que as pessoas com está especifica deficiência se organizaram e realizaram sua própria competição: os jogos silenciosos.
Conheça outras modalidades praticadas por pessoas com deficiênciaFutebol e suas adaptações. A paixão nacional, futebol, possivelmente foi a modalidade coletiva mais adaptada para ser jogada por pessoas com deficiência. ... Handebol em cadeiras de rodas. ... Surfe adaptado. ... Esportes para surdos.
Com o desenvolvimento de uma Educação Física inclusiva às pessoas com deficiência, poder-se-ia demonstrar à sociedade que todo cidadão, com ou sem deficiência, é capaz de viver com seus limites, praticando alguma atividade física, sem que as pessoas os olhem com compaixão e evitem qualquer forma de exclusão.
Uma das modalidades é a Educação Física Adaptada, na qual os alunos com deficiência praticam atividades físicas separados dos seus colegas. ... A Educação Física contribui para o desenvolvimento físico, intelectual, social e psicológico através de jogos e brincadeiras. É nesse contexto que a inclusão deve ocorrer.
Por meio de atividades físicas coletivas ou individuais, como jogos e esportes, a Educação Física promove experiências construtivas de convivência, cidadania e consciência corporal. Além, é claro, de estimular um estilo de vida saudável. ... Também contribui na promoção, prevenção e reabilitação da saúde física e mental.
Qual o benefício do pão de milho?
Qual o peixe que substitui o salmão?
É necessário o uso do condicionador?
O que fazer quando o cabelo está caindo na raiz?
O que é ação de controle concentrado?
Como ter um filho de olhos verdes?
Pode dormir com ácido azeláico no rosto?
Como faço para mudar meu sobrenome na certidão de nascimento?
Qual é o tipo de rocha do arenito?
Qual o tempo de vida de uma Libelula?
Quantas pessoas sofrem de depressão no Brasil?
Quando ocorre isomeria geométrica?
O que é uma declaração de ausência?
Quanto tempo durou a era jurássica?
Qual o comportamento de uma pessoa orgulhosa?
Qual melhor cidade para morar e trabalhar no Brasil?
Quais são as duas espécies de árvores mais plantadas no Brasil?