A escola tecnicista organiza o processo educativo para torná-lo objetivo e operacional. Esta área também é bastante focada no auto-ensino e no uso de equipamentos e tecnologias para o ensino, como a informática, questões de múltipla-escola, tele-ensino e recursos audiovisuais.
É uma linha de ensino, adotada por volta de 1970, que privilegiava excessivamente a tecnologia educacional e transformava professores e alunos em meros executores e receptores de projetos elaborados de forma autoritária e sem qualquer vínculo com o contexto social a que se destinavam.
O professor é apenas um elo de ligação entre a verdade científica e o aluno, é o técnico responsável pela eficiência do ensino. O aluno é um ser fragmentado, espectador que está sendo preparado para o mercado de trabalho para "aprender a fazer".
O tecnicismo é uma tendência pedagógica que valoriza a técnica e a reprodução sistematizada atrelada às capacidades e habilidades dos indivíduos.
A escola tecnicista organiza o processo educativo para torná-lo objetivo e operacional. Esta área também é bastante focada no auto-ensino e no uso de equipamentos e tecnologias para o ensino, como a informática, questões de múltipla-escola, tele-ensino e recursos audiovisuais.
30 curiosidades que você vai gostar
a pedagogia tecnicista pode ser considerada não-dialógica, ou seja, ao aluno cabe assimilar passivamente os conteúdos transmitidos pelo professor. Essa pedagogia difere da progressista que privilegia a formação de cidadãos participativos e conscientes da sociedade em que vivem.
A Pedagogia Libertadora utiliza "temas geradores", ou seja, os alunos são alfabetizados com as palavras que usam no dia-a-dia, sempre associando o processo de alfabetização com a vida.
A avaliação se baseia na verificação do cumprimento dos objetivos propostos. No que diz respeito ao ensino-aprendizagem na tendência tecnicista podemos mencionar a ausência de fundamentos teóricos em detrimento do “saber construir” e saber exprimir-se.
Na década de 70, o educador Anísio Teixeirai2 traz para o Brasil uma nova concepção de organização escolar: a Pedagogia Tecnicista. Tendo como principal função servir ao mercado industrial, que naquele momento apresentava grande defasagem de mão de obra.
Essa corrente de pensamento traz Skinner (1904-1990) como principal representante.
Desenvolvida pelo educador brasileiro Paulo Freire, a proposta pedagógica Freireana utiliza como ponto de partida a linguagem e o diálogo, e se caracteriza por ser dinâmica, que se faz e refaz a partir da interação coletiva (entre professores e estudantes).
O movimento, também chamado de Escolanovismo ou Escolanovista, surge como forma de questionamento e contraposição aos moldes tradicionais utilizados na educação até então. Foi baseado em ideias de Jean-Jacques Rousseau, Heinrich Pestalozzi, John Dewey e Freidrich Fröebel.
Nesta pedagogia, o professor tem a incumbência de modelar respostas apropriadas aos objetivos instrucionais, e sua principal tarefa é levar o aluno a apresentar comportamentos adequados ao controle do ensino, sem imprescindível, neste aspecto, a tecnologia educacional.
A avaliação formativa é uma prática que estimula a visão panorâmica do ensino-aprendizagem. Ainda que o aluno continue sendo o foco deste processo, essa avaliação reflete, também, a prática pedagógica do professor. ... Muitos professores certamente já fazem a essa avaliação – intuitivamente ou não.
A didática instrumental é um processo de ensino/aprenzagem, sistemático, que procura avaliação, seleção de conteúdo estratégia de ensino, que facilitem na aprendizagem. A abordagem técnica só se importa com aspectos de avaliação no sentido de fazer por fazer. ... Assim surge a necessidade de uma didática fundamental.
2.1) Libertadora – Também conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, essa tendência vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido. ... Prepara o aluno para o mundo adulto, com participação organizada e ativa na democratização da sociedade; por meio da aquisição de conteúdos e da socialização.
“Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor”, Paulo Freire.
Para construir uma boa prova, é preciso garantir uma conexão entre o que é avaliado e as atividades que o aluno costuma fazer em sala de aula. Portanto, as questões devem abordar apenas aquilo que foi trabalhado em sala de aula, além de ser claras e objetivas, para que os estudantes compreendam o que está sendo pedido.
No Brasil, as idéias da Escola Nova foram inseridas em 1882 por Rui Barbosa (1849-1923). O grande nome do movimento na América foi o filósofo e pedagogo John Dewey (1859-1952). John Dewey, filósofo norte americano influenciou a elite brasileira com o movimento da Escola Nova.
defensor da escola pública no Brasil. Nascido em 12 de julho de 1900, na Bahia, Anísio Teixeira foi um dos signatários do Manifesto da Escola Nova, divulgado em 1932, que defendia a universalização da escola pública, gratuita e sem vínculo com nenhuma religião.
A Tendência Liberal Renovadora não-diretiva (Escola Nova) enfatiza a formação de atitudes, o método é baseado na facilitação da aprendizagem, onde aprender é modificar as percepções da realidade. O Professor é auxiliar das experiências.
Sua filosofia baseia-se no diálogo entre professor e aluno, procurando transformar o estudante em um aprendiz ativo. ... Ele defende uma educação que incentive a criticidade do aluno, indo além do português e da matemática. Suas ideias também possuem ligações com o pensamento marxista e críticas ao capitalismo.
Freire pregava a educação “problematizadora e libertadora”, na qual o (a) educador (a) é, antes de tudo, um “humanista, revolucionário”, crente não em seu saber absoluto e onipotente, mas, ao contrário, crente nos homens e “no seu poder criador”, sendo um verdadeiro “companheiro dos educandos, em suas relações com ...
Veja cinco ideias indefensáveis que Paulo Freire apoia em seu principal livro, Pedagogia do Oprimido: O mundo se divide entre opressores e oprimidos. ... Che Guevara é um exemplo de amor. ... A educação deve estar a serviço da revolução. ... A família é opressora. ... É preciso combater a “invasão cultural”
Com forte influência das teorias positivistas e da psicologia americana behaviorista, o tecnicismo busca ensinar o aluno por meio do treinamento.
O que é silos organizacionais?
Como incluir uma criança com síndrome de Down na sala de aula?
Como são divididos os tecidos que constituem as plantas?
Qual o melhor lugar para instalar o exaustor de banheiro?
Como ocorre a atração é a repulsão das cargas elétricas?
Como ocorre a atração magnética?
Como tirar Cartão Cidadão Vale-transporte?
O que é avaliação global do idoso?
Como ocorre o controle do fluxo renal?
Qual a melhor maneira para incorporar?
O que fazer para acender a relação?
Como ocorre o efeito da bioluminescência?
Como conseguir o que eu quero com o poder da mente?
Como é realizada a avaliação na Pedagogia de Projetos?