Os prótons são partículas no núcleo de um átomo que têm carga positiva. Já os elétrons são partículas com carga negativa. Logo, um elemento em estado neutro terá o mesmo número de prótons e elétrons. Por exemplo, o Boro (B) tem número atômico 5, e portanto cinco prótons e cinco elétrons.
O número atômico (Z) indica a quantidade de prótons (p) do átomo do elemento. 2. O número de massa atômica (A) é a soma das massas unitárias dos prótons (p) com a dos nêutrons (n). Obs.: como os átomos são eletricamente neutros, o número de prótons é igual ao número de elétrons.
Com base nessas informações, podemos calcular o número atômico ou número de prótons, o número de massa, o número de nêutrons e o número de elétrons dos átomos ou dos íons. Veja como isso pode ser feito nos dois exemplos a seguir:
O número de massa é mostrado no lado superior esquerdo do elemento. Para descobrir o número de nêutrons, usamos a fórmula do número de massa: A = P + N N = A – P
Saber quantos nêutrons um átomo em particular possui pode ajudá-lo a determinar se a partícula é regular em tal elemento ou um isótopo, que terá nêutrons a mais ou a menos. Determinar o número de nêutrons em um átomo é bem simples e não exige experimento algum.
O que causa a pneumonia infantil?
Quanto ganha um fisioterapeuta que trabalha no SUS?
Pode tomar dois ibuprofeno de uma vez?
O que é considerado violência patrimonial?
Qual o nome das filhas de Elba Ramalho?
O que acontece com a densidade de um objeto quando ele é aquecido?
Como está composta a caixa torácica?
Que palavra usar no lugar de coisas?
Como funciona o sistema de ensino na Inglaterra?
Qual é a melhor máscara para tirar cravos e espinhas?
Qual a droga ilícita mais usada?
Como é o tampão mucoso tem cheiro?
Qual a diferença entre saúde complementar e suplementar?
O que é uma análise de gráficos?