O grupo do nitrogênio é o décimo quinto (15) grupo da tabela periódica. Como todos os elementos dessa família, possui 5 elétrons na camada de valência.
...
O grupo consiste dos elementos:Nitrogênio (N)Fósforo (P)Arsênio (As)Antimônio (Sb)Bismuto (Bi)Moscóvio (Mc)
Família do nitrogênio, grupo 15 ou família V A é o nome dado à décima quinta coluna vertical da tabela periódica (composta por dezoito colunas verticais), onde estão localizados os seguintes elementos químicos: Nitrogênio (sigla N e número atômico 7); ... Bismuto (sigla Bi e número atômico 83);
Elementos representativos são todos os elementos químicos pertencentes aos grupos 1, 2, 13, 14, 15, 16, 17 e 18, também conhecidos como famílias IA, IIA, IIIA, IVA, VA, VI, VIIA e VIIIA, respectivamente.
Os calcogênios são elementos químicos localizados na família VI A da Tabela Periódica e possuem seis elétrons na camada de valência.
A família do carbono, grupo 14 ou família IVA, é a décima quarta coluna vertical da tabela periódica dos elementos químicos e possui os seguintes representantes: Carbono (C), número atômico 6; Não pare agora...
44 curiosidades que você vai gostar
O átomo C possui distribuição eletrônica 1s2 2s2 2p2.
Ligações do carbono: O carbono, sendo tetravalente, pode realizar quatro ligações, com quatro outros átomos, ou ligações duplas e triplas, até que se complete a valência. Essas ligações podem ser tipo sigma ou pi.
Os calcogênios são todos os elementos químicos localizados na família ou grupo 16 (conhecida antigamente como família VIA), que recebem esse nome por causa da origem grega Khaltos (que quer dizer cobre) com a junção do termo genos, que quer dizer “origem nobre”.
Calcogênio ou calcogénio é todo e qualquer elemento químico do grupo da Tabela Periódica 16 (antigo VIB). Juntos compõem a série química de mesmas propriedades químicas. Este grupo é formado por: Oxigénio (O), Enxofre (S), Selênio (Se), Telúrio (Te), Polônio (Po) e Livermório (Lv).
Enxofre. S Número atômico: 16Peso atômico (massa atômica relativa): De 32,059 a 32,076.
Metais alcalinos- coluna 1 = Família IA --> lítio, sódio, potássio, rubídio, césio e frâncio.
Família 1A (Grupo 1): Metais Alcalinos. Família 2A (Grupo 2): Metais Alcalino-Terrosos. Família B (Grupo 3 à 12): Metais de Transição. Família 3A (Grupo 13): Família do Boro.
A classificação dos elementos na Tabela Periódica é feita em cinco grupos: metais, semimetais, ametais, gases nobres e hidrogênio. Na Tabela Periódica atual, os elementos químicos são agrupados em quatro grupos principais segundo as suas propriedades físicas e químicas: metais, semimetais, ametais e gases nobres.
O fósforo é um elemento químico com símbolo P, número atômico 15, massa atômica 30,97.
Fósforo. P Número atômico: 15Peso atômico (massa atômica relativa): 30,973761998(5)Ponto de fusão (fósfoto branco): 317,3 K (44,15 °C)Ponto de ebulição: 553,6 K (280,5 °C) Mais informações Este vídeo possui legendas …
Elemento químico mais abundante da superfície terrestre, o oxigênio (O) é um ametal localizado no segundo período, na família dos calcogênios (grupo 16 ou família VIA), da tabela periódica.
Os elementos do grupo 17 são denominados halogênios. O nome halogênios significa formadores de sais. A química dos halogênios (exceto o At) provavelmente é melhor compreendida do que a química de qualquer outro grupo excetuando-se os metais alcalinos.
Os halogênios, elementos químicos que formam a família VIIA da Tabela Periódica, são importantes para a formação de sais inorgânicos. Os halogênios são todos os elementos químicos pertencentes à família VIIA ou grupo 17 da Tabela Periódica.
Os gases nobres são os elementos da família 18 da Tabela Periódica, que são: hélio, neônio, argônio, criptônio, xenônio e radônio. Os elementos químicos do grupo dos gases nobres da Tabela Periódica são aqueles que estão localizados na família 18 ou, conforme notação mais antiga, família 8 A.
Átomo de carbono
Localizado no grupo 14 (família IVA), o carbono possui seis elétrons, sendo quatro destes localizados em sua camada de valência. Desta forma, o carbono, tetravalente, realiza quatro ligações covalentes para adquirir sua estabilidade química.
O carbono realiza apenas quatro ligações porque sofre o fenômeno da hibridização, pois o número de ligações que um átomo realiza está diretamente relacionado com o número de orbitais incompletos. Como em um átomo de carbono existem apenas dois orbitais incompletos, ele deveria fazer fazer apenas 2 ligações.
No caso de três e quatro ligações, é chamado carbono terciário e quaternário, respectivamente. Dessa forma, é perfeitamente possível que um carbono faça ligações com ele mesmo. No caso do C2, os carbonos da molécula não fazem quatro ligações e ficam com elétrons livres.
Quem está em estabilidade pode pedir demissão?
Como remover uma segunda instalação de um sistema operacional?
Quais são os efeitos colaterais do Utrogestan?
Quanto ganha um entregador de Fiorino?
Quais os sintomas de Dimero d alto?
O que é pesquisa básica Segundo autores?
Como Loki aparece em Vingadores?
Qual é o dia do funcionário público municipal?
Quem pode ter a posse de um imóvel?
Quais são as doenças consideradas de trabalho?
Quais são as vantagens de ser um prestador de serviço?
Quais são as funções da camada de rede?
Quais as origens da polissemia?
Qual é a idade que termina a adolescência?
Qual é a principal atividade econômica do Norte?