Afluente: é o curso d'água que deságua em um rio principal ou em um lago.
As partes de um rio mais conhecidas são a nascente, leito e foz. Entretanto, existem outros conceitos que se relacionam com a estrutura de um curso d'água. Rio é uma corrente de água natural que se dirige para o mar, para um lago ou para outro rio.
Afluente ou tributário são os rios e cursos de água menores que desaguam em rios principais. Um afluente não flui diretamente para um oceano, mar ou lago. Os afluentes e o rio principal servem para drenar uma determinada bacia hidrográfica.
Talvegue: é a parte mais profunda do leito do rio; Meandro: curva do curso d'água; Foz ou embocadura: é o local onde uma corrente de água, como um rio, deságua.
Nascente (cabeceira): local onde o rio nasce, situado sempre em um ponto mais elevado do terreno. Foz (desembocadura): ponto onde o rio termina, geralmente desaguando no mar, lago ou outro rio.
A maioria dos autores, contudo, referem-se a talvegue como o ponto mais fundo do leito de um rio.
Nascentes são manifestações superficiais de lençóis subterrâneos, que dão origem a cursos d'água. Toda nascente representa um ponto por onde parte da água do lençol alcança a superfície do solo. Nascentes são manifestações superficiais de lençóis subterrâneos, que dão origem a cursos d'água.
Córrego, riacho, regato ou ribeirão são rios mais estreitos, mais rasos ou com menor volume de água ou extensão. Nascente: é o local onde a água subterrânea atinge a superfície, dando origem a um curso d’água.
Margem: é o local onde a água encontra-se com a terra. Costuma-se utilizar esse termo para referir-se à beira da água de um rio ou de um lago quando se encontra com terra; O caminho por onde um rio passa é o leito, e a margem é o local onde o rio encontra-se com a terra. Foz: é o local onde uma corrente de água, como um rio, deságua.
Rio principal: rio de maior volume localizado na região delimitada do relevo. Esse rio dá nome à bacia, sendo o mais importante, pois é o mais utilizado, seja para transporte, seja para agricultura, seja para geração de energia. Afluente: rio intermediário que alimenta o principal.
↑ a b O rio Nilo é normalmente tido como o maior rio do mundo, com um comprimento de cerca de 6852 km, e o Amazonas como o segundo maior, com um comprimento de cerca de 6400 km. O debate sobre a verdadeira origem (nascente) dos respectivos rios e, portanto, sob o seu comprimento, intensificou-se nas últimas décadas.
O que é conhecimento puro e conhecimento empírico?
Quem possui o hábito da leitura costuma se desenvolver melhor em seus estudos?
Qual pronome de tratamento para ministro?
Como se posiciona os jogadores no sistema 2X2?
Pode dar uréia para vaca de leite?
Como se diz Quero me casar com você em inglês?
Como funciona o controle de velocidade de um motor CC?
Como ficar famoso em todas as redes sociais?
Como aparecer em primeiro no Google meu negócio?
Como ocorre o processo de fixação do nitrogênio no solo?