Amazônia-1: primeiro satélite brasileiro é lançado para o espaço. O satélite brasileiro Amazônia-1 foi lançado para o espaço com sucesso. O lançamento ocorreu no Centro Espacial Satish Dhawan, na ilha de Sriharikota, na Índia. Este é o primeiro satélite totalmente feito no Brasil a entrar em órbita.
Após um adiamento por questões técnicas de segurança, o nanossatélite brasileiro NanoSatC-Br2 foi lançado com sucesso na madrugada desta segunda-feira (22), a bordo do foguete russo Soyuz-2.
O dia quatro de outubro de 1957 foi um marco para história mundial. Nesta data, a União Soviética colocou o satélite Sputnik em órbita. Este foi o primeiro satélite artificial lançando ao espaço e marcou a corrida espacial que era travada entre os soviéticos e os Estados Unidos.
No dia 28 de fevereiro foi lançado a partir do Centro Espacial de Satish Dhawan, na Índia, o satélite brasileiro Amazônia-1, que tem como principal função monitorar nossas florestas a partir do espaço.
Os satélites da série SCD – Satélite de Coleta de Dados, SCD-1 (lançado em 1993), SCD-2A (1998) e SCD-2 (1997) e os satélites da série CBERS – Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres, CBERS-1 (lançado em 1999), CBERS-2 (2003), CBERS-2B (2007), CBERS-3 (a ser lançado em 2012) e CBERS-4 (a ser lançado em 2014).
19 curiosidades que você vai gostar
O Brasil tem hoje nove satélites artificiais ativos, todos feitos ou operados em parceria com outros países. Ter tecnologia espacial própria significa maior autonomia, segurança e desenvolvimento econômico. Existem hoje cerca de 20.232 objetos lançados pela humanidade no espaço.
Amazonia-1, o 1º satélite 100% brasileiro, é lançado com sucesso de base indiana. O Amazonia-1, primeiro satélite de observação da Terra completamente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil, foi colocado em órbita na madrugada deste domingo (28).
O Amazonia 1 deverá voar 25 anos depois do lançamento do primeiro satélite totalmente feito no Brasil, o Satélite de Coleta de Dados 1 (SCD-1), em 1993. Cinco anos depois, em 1998, outro satélite dessa mesma família, o SCD-2, foi colocado em órbita.
Amazônia-1: primeiro satélite totalmente brasileiro é lançado ao espaço. A Agência Espacial Indiana lançou no último domingo (28) o satélite Amazônia-1, o primeiro completamente desenvolvido e produzido pelo Brasil.
Batizado de Amazonia-1, ele foi totalmente projetado, integrado e testado pelo país — e, a partir de então, será também operado exclusivamente pelo Brasil.
O satélite orbitou a terra por 22 dias, até que no dia 26 de outubro de 1957, acabaram as baterias. No entanto, o Sputnik só foi destruído no dia 4 de janeiro de 1958, quando o satélite deixou a órbita da Terra e depois mergulhou na atmosfera terrestre.
Sputnik foi o nome do programa, desenvolvido pelos soviéticos, responsável por enviar o primeiro satélite artificial, nomeado Sputnik 1, para a órbita terrestre em 1957.
Pesando 640 kg, o satélite foi desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em parceria com o Agência Espacial Brasileira.
O primeiro satélite brasileiro desenvolvido integralmente pela indústria nacional será lançado em órbita dentro de 18 meses com apoio da EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), que destinou ao projeto-piloto R$ 1,8 milhão em recursos não-reembolsáveis.
Os primeiros satélites
Em 4 de outubro de 1957, entretanto, foi colocado em órbita, pela União Soviética, o primeiro satélite artificial, o Sputnik 1, que tinha 58 centímetros de diâmetro e pesava 83,6 quilos e que levou 98 minutos para ser colocado em uma órbita elíptica ao redor da Terra.
Satélites Naturais do sistema solar
As maiores são Ganímedes de Júpiter, Titã de Saturno, Calisto e Io de Júpiter, a Lua da Terra, Europa de Júpiter, Tritão de Netuno e Titânia de Urano. No total o nosso sistema solar possui mais de 200 satélites naturais.
A Lua é o único satélite natural da Terra, enquanto outros planetas são cercados por diversos desses astros. Júpiter, por exemplo, possui 62 luas, enquanto Saturno tem 48 e Netuno conta com 38.
Sputnik, o primeiro satélite artificial da Terra.
Atualmente, o sistema é formado por dois satélites, SCD -1 e SCD – 2, que foi lançado em 1998.
Os Estados Unidos, a China e a Rússia lideram a lista de países com mais satélites operacionais em órbita. Ao todo, e com a inclusão do Japão e do Reino Unido, o grupo de países é responsável por operar 76% de todos os satélites.
Sputnik 1. O Sputnik 1 foi o primeiro satélite desenvolvido pelo programa espacial soviético e também o primeiro satélite artificial a orbitar a Terra após seu lançamento, em 1957. Sputnik foi o nome que se deu para os primeiros satélites enviados pelos soviéticos no início do seu programa espacial.
A causa mortis da tripulante canina só foi revelada depois de décadas, em 2002, como sendo fruto do estresse causado pelo superaquecimento da cabine ao entrar em órbita.
Como simular empréstimo na Crefisa?
Como resolver a raiz quadrada de 75?
Como fica a pensão na guarda alternada?
Como sinalizar uma rota de fuga?
Quanto tempo demora para definir a barriga com abdominais?
O que fazer para aumentar de tamanho?
Como ficar com a pele branca rápido?
Como fica o tempo em dezembro 2020?
Quais são os sintomas da leucemia infantil?
Quem tem direito à nacionalidade holandesa?
Como descobrir se tenho cidadania alemã?
Como saber se se pode ter filhos?
Qual o tipo de imagem é formado num espelho plano?
Como solicitar o desconto na conta de luz?