Antônio Frederico de Castro Alves nasceu na vila de Curralinho, hoje cidade de Castro Alves, Bahia, em 14 de março de 1847.
Castro Alves foi um poeta muito consciente do contexto social e político do século XIX. Era um entusiasta da luta pela liberdade e pela justiça, conceitos necessários em um país ainda marcado pelo regime escravocrata.
Castro Alves, Bahia Castro Alves/Local de nascimento
A Poesia Social de Castro Alves Expressou sua indignação contra as tiranias e denunciou a opressão do povo. A poesia abolicionista é sua melhor realização nessa linha, denunciando energicamente a crueldade da escravidão e clamando pela liberdade. Seu poema abolicionista mais famoso é “O Navio Negreiro”.
Faculdade de Direito do Largo de São Francisco
Em seguida, Castro Alves viajou para São Paulo, onde cursou Direito na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Nesse período dedicou-se à criação de poemas líricos e heroicos, publicados por jornais ou recitados em festas literárias. Em agosto de 1868 terminou seu relacionamento com Eugênia Câmara.
Recife, 1866. O jovem poeta Castro Alves conhece a renomada atriz portuguesa Eugênia Câmara e se apaixona perdidamente. Esse caso de amor é o tema da série História e Arte do Aprovado de sábado, 12.
Antes da assinatura da Lei Áurea, havia um embate entre as seguintes correntes ideológicas: Escravistas: queriam a permanência da escravidão. Emancipacionistas: defendiam um processo gradual para a libertação dos escravos. Abolicionistas: lutavam pela liberdade imediata dos escravos.
12 grandes poemas de Castro Alves
Salvador, Bahia Castro Alves/Local de falecimento
Pertenceu à terceira geração do Romantismo no país. Antônio Frederico de Castro Alves nasceu em 14 de março de 1847 na cidade de Muritiba, na Bahia. Em 1853 sua família mudou-se para Salvador, onde seu pai foi professor da Faculdade de Medicina e sua mãe veio a falecer quando ele completou 12 anos.
Características da poesia de Castro Alves. Castro Alves pertence à terceira geração romântica, que apresenta as seguintes características: Poesia de cunho social: temática voltada para problemas sociais e políticos do país.
Castro Alves, ou Antônio Frederico Castro Alves, é um poeta romântico do século XIX. Nasceu em Muritiba, no estado da Bahia, em 1847, e morreu em Salvador, no ano de 1871. É conhecido como o “Poeta dos Escravos”, em função de suas poesias de cunho abolicionista.
Esse acalorado certame influenciou diretamente a obra de Castro Alves, cujo engajamento social debruçava-se principalmente sobre a urgente necessidade abolicionista.
Nasceu em Muritiba, no estado da Bahia, em 1847, e morreu em Salvador, no ano de 1871. É conhecido como o “Poeta dos Escravos”, em função de suas poesias de cunho abolicionista. O escritor também escreveu poemas de amor, mas sua poesia de cunho social fez dele o principal nome da terceira geração romântica.
Como a Inteligência Artificial pode ajudar no dia a dia?
Quais são os 3 tipos de células secretoras do estômago?
Quais são as etapas do processo de gestão de custos?
Qual é o motivo do homem desmatar as florestas?
Quantas mudas nativas por hectare?
Como matar as células do câncer?
O que é mercado futuro e mercado a termo?
Pode dormir com coque no cabelo?
Quanto tempo depois de morrer de cinomose posso ter outro cachorro?
O que fazer quando a calda de açúcar cristaliza?
O que as religiões falam sobre a caridade?
Quantas organizações da sociedade civil existem no Brasil?
Para que serve o ensaio de Proctor normal?