Na Igreja Católica de rito oriental, a opção dos padres pelo celibato é voluntária, podendo estes se casar, se assim o desejarem. A Igreja Católica reconhece tanto os padres celibatários como os casados.
A experiência de um padre casado. Padres casados também existem na Igreja Latina, ainda que como exceção. O principal caso talvez seja o das comunidades anglicanas que, durante o pontificado de Bento XVI, decidiram entrar em comunhão com a Igreja Católica.
Segundo a associação, existem hoje cerca de 150 mil padres casados no mundo.
Dom Carlos era contra o celibato obrigatório dos padres, apoiando o direito destes poderem optar livremente e sem imposição alguma entre o matrimônio e o próprio celibato....
Igreja Católica Apostólica Brasileira | |
---|---|
Origem | 1945 |
Sede | Paróquia Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, Diocese de Brasília/DF Brasil |
A princípio, padres não se casavam por opção, para dedicar 100% do tempo e das energias à oração e à pregação – da mesma forma que Jesus Cristo. Em 1139, ao final do Concílio de Latrão, contudo, o matrimônio foi proibido oficialmente a membros da Igreja.
A ordenação no diaconato paralisa o estado dos solteiros e viúvos, de modo que estes após o sacramento não podem mais se casar, devendo permanecer celibatários. O diácono pode realizar, sob orientação de um sacerdote, algumas celebrações religiosas, batismos e abençoar casamentos, além de fazer homilias e pregações.
Por volta dos séculos 3º e 4º já existiam movimentos dentro do catolicismo propondo que os religiosos deveriam praticar o celibato. "Mas é no primeiro e no segundo concílios de Latrão, ao longo do século 12, que se estabelece a obrigatoriedade definitiva do celibato aos clérigos católicos romanos", relata o sociólogo.
“Não basta alguém ser viúvo para poder ser sacerdote. Pesa muito na decisão de aceitá-lo ou não como candidato a sua atuação pastoral até ali, sua inserção em uma paróquia, seus estudos. Exige-se de um candidato o curso de Filosofia ou Teologia.
Sacerdotes que peçam dispensa do celibato para se poderem casar deixam de ser afastados das paróquias e podem continuar a leccionar religião. É uma “mudança absoluta e radical”, opinam os especialistas. A mudança passou despercebida mas os seus efeitos consubstanciam uma “pequeníssima revolução” dentro da Igreja Católica.
Sem sombras de dúvidas, é possível. Na Igreja Ortodoxa, desde os primórdios do cristianismo, isto é muito comum, porque foram casados todos os apóstolos, exceto João.
A princípio, padres não se casavam por opção, para dedicar 100% do tempo e das energias à oração e à pregação – da mesma forma que Jesus Cristo. Em 1139, ao final do Concílio de Latrão, contudo, o matrimônio foi proibido oficialmente a membros da Igreja. Embora a decisão tenha se apoiado em passagens bíblicas ]
Como saber se o veículo tem gravame?
Como saber se o IPVA está atrasado?
Como lavar tapete de silicone?
Como aprender a jogar Warzone?
Como liberar um site bloqueado?
Tem como tirar o visto do Direct do Instagram?
Como saber se o fornecedor do Alibaba é confiável?
Como fazer o agendamento do RG no Poupa-tempo?
Quais são os verbos que indicam estado?
Como saber se o veículo tem comunicação de venda RJ?
Onde aceita o convênio Bradesco Saúde?
Como saber se um ácido e volátil ou não?
Como funciona um revólver calibre 38?
Como deve ser feito o controle de entrada e saída de materiais eficiente?
Como saber se o texto está sendo narrado em primeira ou terceira pessoa?
Como utilizar hidrantes de incêndio?