Referencial Histórico. O dia 26 de setembro foi instituído como o dia do surdo por ser a data de inauguração do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdo) em 1857, no Rio de Janeiro , que foi a primeira escola para surdos do Brasil.
Abade Charles Michel de L Epée fundou a primeira escola pública para os surdos “Instituto para Jovens Surdos e Mudos de Paris” e treinou inúmeros professores para surdos.
Em 1857 é fundada a primeira escola de surdos no Brasil graças ao trabalho de Ernest Huet. No começo, essa escola recebeu o nome de Imperial Instituto Nacional de Surdos-Mudos. As atividades educacionais no instituto foram iniciadas no dia 26 de setembro de 1857.
A origem da Língua Brasileira de Sinais
Teve início a luta pela educação dos surdos, na qual ficou marcada a atuação de um surdo francês, chamado Eduard Huet. Em 1857, Huet veio ao Brasil a convite de D. Pedro II para fundar a primeira escola para surdos do país, chamada na época de Imperial Instituto de Surdos Mudos.
O atual Instituto Nacional de Educação de Surdos foi criado em meados do século XIX por iniciativa do surdo francês E. Huet, tendo como primeira denominação Collégio Nacional para Surdos-Mudos, de ambos os sexos. Em junho de 1855, E. Huet apresentou ao Imperador D.
32 curiosidades que você vai gostar
A instituição, atualmente vinculada ao MEC, foi fundada no Rio de Janeiro em 26 de setembro de 1857 e é considerada um centro de referência nacional na área da surdez.
Ernest Huet era surdo desde os seus 12 anos de idade e adepto do método de Charles Michel de l Épée. Sua atuação no Brasil iniciou-se quando foi fundado, em 1857, o Imperial Instituto dos Surdos-Mudos, instituição que atualmente é conhecida como Instituto Nacional de Educação de Surdos ou Ines.
No Brasil, o ensino de surdos começa a existir em 1855 com a chegada do educador francês Hernest Huet em 1855. Ele, juntamente ao imperador D. Pedro II, funda em 1857 o Imperial Instituto de Surdos Mudos (Lei número 939, de 26 de setembro de 1857).
No século XVIII (1750), na França, o abade Charles Michel De l Epée passa a ser considerado o pioneiro a utilizar a língua de sinais na educação dos surdos. O abade aprendeu a língua de sinais estabelecendo contato com grupos de surdos que vagavam pelas ruas de Paris (SACKS, 1998).
Como deixar em branco as linhas do Excel?
Qual o horário comercial para entregas?
Quanto dinheiro levar para cancun?
Qual a diferença entre adubo e substrato?
Em qual fase da prófase 1 ocorre o crossing-over?
Como se chama o mouse do notebook?
O que é preciso para ter um agapornis?
Quando o aço começou a ser utilizado?
Quanto tempo durou o apagão de 2001?
Quantas gramas tem uma colher de sopa de açúcar refinado?
O que é uma solução aquosa Cite dois exemplos?
Como melhorar a energia do banheiro?
Qual é a importância da mosca?