Entre casos notáveis estão a katsaridafobia (o medo de baratas), a apifobia (o medo de abelhas) e a aracnofobia (o medo de aracnídeos).
A explicação para esse tipo de fobia pode estar na atitude dos pais durante a infância. A mãe que sobe em cima da mesa ao ver uma barata ou o pai que repete sempre "Cuidado com o bicho-papão!" estão ensinando os filhos a sentir medo.
Sintomas da entomofobia
“O objeto do medo é como uma metáfora do conflito”, explica. Seguidor dos ensinamentos do suíço Carl Gustav Jung (1875-1961), que inventou o conceito de inconsciente coletivo e estudou o homem a partir de símbolos ancestrais, Capelo diz que a mulher teme a barata quando se sente “suja”, “rastejante”.
(2007), a entomofobia que é o medo de insetos, costuma se desenvolver na infância e é considerada o tipo mais comum entre as chamadas fobias específicas.
A autofobia é o medo de ficar sozinho, medo da solidão. Além disso, é uma fobia específica do isolamento: a pessoa tem medo de ser egoísta, estar só e isolada.
É uma das fobias mais comuns no mundo, especialmente entre as mulheres (Mas homens não escapam também!) As baratas sobreviverão mais que seres humanos, já que elas podem resistir 2000 vezes mais aos níveis de radiação que nós suportamos, e também podem passar dias sem comida (e sem cabeça).
É preconceito. O habitat de animais influencia no julgamento do ser humano, e, como as baratas vivem em locais como esgotos, ralos e lixos, onde se alimentam de detritos, elas não poderiam deixar de ser odiadas. Cupim e besouro, por exemplo, são insetos como esta criatura repugnante. Mas não temos medo deles.
Causas. As causas concretas da entomofobia ainda são desconhecidas. Contudo, segundo especialistas, as razões que podem contribuir para o surgimento da condição incluem fatores ambientais. Por exemplo, pode-se desenvolver irritações na pele e acreditar que algum inseto caminhou sobre ela.
(2007), a entomofobia que é o medo de insetos, costuma se desenvolver na infância e é considerada o tipo mais comum entre as chamadas fobias específicas.
Além disso, alguns sintomas físicos da fobia de baratas são: 1 Tornar-se “paralisado” ou ficar congelado 2 Chorar e gritar 3 Sentir-se tonto ou fraco nos joelhos 4 Desmaios 5 Ritmo cardíaco elevado 6 Respirar rapidamente 7 Ter um ataque de pânico onde se sente sufocado 8 Dores no peito More ...
O que fazer se você achar que tem alguma fobia? O primeiro passo é procurar um psiquiatra qualificado e um psicólogo para te ajudarem no diagnóstico e tratamento do problema. Apenas com o trabalho conjunto destes dois profissionais você será capaz de realizar o seu problema e caso ele exista, buscar uma cura.
Quando diagnosticando uma fobia, profissionais de saúde mental devem usar habilidades clínicas e julgamento ao lado da lista escrita dos critérios diagnósticos encontrados no Manual Diagnóstico e Estatístico. Muitos dos sintomas de fobias são muito semelhantes aos de outras perturbações mentais, bem como doenças físicas.
O nosso quiz vai descobrir qual é a sua grande fobia ou qual seria a sua grande fobia de acordo com algumas simples perguntas. Obviamente esse teste não tem nenhuma validade científica e caso você identifique um grande medo na sua vida, a melhor alternativa é procurar um especialista. O Ultra Curioso vai descobrir qual fobia você tem.
Como emitir o Certificado da ANTT?
O que colocar no currículo de psicóloga?
Como montar um plano de estudos descomplica?
Como interpretar as questões de matemática do Enem?
Como fazer um bom trabalho em slide?
Como são usados os pronomes demonstrativos?
Como escrever um ebook no PowerPoint?
Como recuperar HD pelo TestDisk?
Qual o melhor tipo de panela de fondue?
Para que é usada a penicilina?
O que é preciso para ser um lutador de MMA?
Para que serve a régua redonda?
Como puxar fatura da Cred-system?
Como funciona o depilador facial de mola?
O que eu posso colar com araldite?
Como interpretar um caótico neutro?