Também conhecida como blue mystic e phalaenopsis azul, a orquídea azul arranca suspiros dos amantes desta espécie de flor e ainda deixa intrigadíssimas muitas pessoas.
Ao longo das décadas foram feitos cada vez mais experimentos envolvendo diversas espécies e resultando em novas, como a orquídea azul ou blue mystic. Essa variedade já gerou muita discussão em razão de sua cor e origem, e é sobre ela que iremos falar.
Tão rara quanto bela, a orquídea azul é uma flor cujo significado está atrelado à elegância e à beleza em sua forma mais pura. Como em outras plantas desta tonalidade, ela está associada à tranquilidade, lealdade, harmonia e confiança. Ela também é um ótimo presente para simbolizar um amor raro e belo.
São raras as espécies que trazem tons de azul, por exemplo, mesmo nas pétalas das flores, que costumam trazer as nuances mais vibrantes, o que faz aquelas que apresentam o pigmento serem muito cobiçadas. No caso das orquídeas, realmente, não existe uma espécie que produza verdadeiramente o pigmento azul.
Como cuidar das orquídeas azuis
– Manter em local bem ventilado e sem sol direto. – Adubar a cada 3 ou 4 semanas com fertilizantes de proporção 10-10-10. – Sem expor ao calor extremo, dar preferência a janelas e espaços luminosos.
24 curiosidades que você vai gostar
A orquídea azul não exige regas frequentes. Caso contrário, o excesso de água apodrece sua raiz. Por isso, é indicado regar de 2 a 3 vezes por semana, entre o início da manhã e o fim da tarde. Além disso, vale borrifar água nas folhas pelo menos uma vez ao dia.
Cattleya walkeriana ou Feiticeira
Esta espécie é uma orquídea brasileira, de cor e forma excepcionais. Encontrada na década de 1960, nunca mais foi vista na natureza. Cada exemplar é vendido por mais de R$ 1.500.
LILÁS: essa cor na flor orquídea representa dignidade, purificação, elevação e espiritualidade. BRANCA: a cor branca representa sentimentos sinceros, paz, inocência e pureza. AMARELA: as orquídeas com essa cor expressam alegria, felicidade. sucesso e prosperidade.
Exóticas e belas, as flores azuis são raras na natureza. Elas existem, mas a cor é pouco frequente. Estima-se que menos de 10% das mais de 280 mil espécies de plantas com flores são azuis. Orquídeas e rosas azuis, como as vemos por aí, na verdade, são flores brancas tratas com corante.