De acordo com o art. 3º da LC nº 116/2003, responsável por regulamentar o ISS, a regra geral instituída do imposto é a sua cobrança pelo Município no qual está localizado o estabelecimento prestador dos serviços.
Quando a empresa for Normal (Lucro Real ou Presumido) ela pagará o ISS diretamente ao município em guia própria, conforme legislação municipal. 5) Prestador está em uma cidade e o Tomador em outra.
Dando uma introdução geral ao tema, o ISS na grande maioria dos casos é devido para a cidade do prestador do serviço. O detalhe é que isso não é uma regra 100% aplicável, pois existem exceções. Assim, quando se tratar de um serviço compreendido entre os incisos I a XXII da LC 116/03 o ISS será recolhido para outro município.
Verifique qual é a alíquota de ISS do seu município, entre 2% e 5%. Empresas optantes pelo Simples Nacional pagam o ISS dentro do DAS, as empresas que optam pelo Lucro Real ou Presumido pagam o ISS por meio de um guia própria. Neste post, passaremos mais detalhes de como recolher o ISS.
Prestador ou Tomador? Baseado no nosso exemplo acima, você saberia dizer quem deve recolher o ISS para o Município de São Paulo? Prestador ou Tomador? Essa questão é muito importante para que não haja riscos de autuações, seja por parte do prestador ou tomador.
O que usar para nutrir as plantas?
Quando a pessoa emagrece o rosto afinar?
Estou tendo uma crise de ansiedade?
Como saber se estou trabalhando de mais?
Como aconteceu o acidente com césio 137?
Como fazer a conta para saber o peso ideal?
Estou namorando um narcisista?
Como saber se eu estou treinando demais?
Como fazer para não queimar o bolo na forma de silicone?
Quanto tempo dura em média uma crise de enxaqueca?
Como saber se está na lista de espera do ProUni?
Como saber se corro risco de AVC?
Como saber se estou bebendo água corretamente?
Qual a temperatura do corpo no período fértil?
Quem amamenta em livre demanda pode engravidar?
Como realçar a cor dos olhos pretos?