Todos os elementos do hip hop buscam transmitir uma mensagem, uma espécie de denúncia da realidade vivida na periferia. Para o hip hop, transmitir uma informação, uma mensagem consciente é muito importante em sua cultura. Os dois pilares do movimento são a atitude e a conscientização.
O Hip Hop no Brasil despontou na periferia de São Paulo e desenvolveu-se ao longo dos anos 80, mas tornou-se popular somente na década de 90. A estação São Bento do Metrô, no centro de São Paulo, é considerada o berço e referência da cultura Hip Hop no Brasil.
O hip hop tem quatro elementos principais: o rap, o DJing, o breaking (praticado pelos b-boys e b-girls) e a arte do grafite.
O berço do hip hop brasileiro é São Paulo, onde surgiu nos anos 1980, dos encontros na rua 24 de Maio e no Metrô São Bento, de onde saíram muitos artistas reconhecidos como por exemplo Thaíde, DJ Hum, Racionais MC's, Rappin Hood. Ademais, o Rio de Janeiro possui uma cena enorme de hip hop e rap.
Um dos grandes trunfos do hip-hop foi elevar a autoestima de jovens que não se viam retratados na mídia. Por meio da rima, da dança e das artes plásticas, eles conseguiram ter voz e integrar-se à sociedade.
Hip Hop é uma cultura de rua, uma forma de arte e de atitude que conquistou o mundo. É um estilo de vida, de se afirmar como sujeito social, de demarcar um território, valorizar uma identidade cultural e ocupar espaços públicos.
O disco Hip-Hop Cultura de Rua é o que marca a chegada do movimento no Brasil. São vários os rappers que participam do álbum, entre eles Thaíde e Dj Hum, até hoje dos principais nomes do hip hop nacional. Mas a cultura hip hop chegou primeiro ao Brasil através do break dance.
A música é a principal manifestação artística do hip hop, que também tem na dança e no grafite forte representação. Dos Estados Unidos, a cultura hip hop se espalhou pelo mundo. No Brasil, a cidade de São Paulo é aquela com maior número de adeptos e com uma relevante produção artística.
O movimento que faz arte como forma de protesto social, mistura o novo e antigo, o popular e o erudito, a poesia e a paródia, e inventou o Rap (Rithm and Poetry). Podemos dizer que o movimento Hip Hop é uma cultura popular, uma forma de arte e de atitude.
O rap acima descreve um pouco da ideologia do movimento, que enxerga a arte como forma de desenvolvimento social, cultural e político do povo negro. Quem é do movimento tem a obrigação de conhecer a história do Hip Hop e de divulgá-la aos quatro ventos.
Qual idioma foi escrito os 10 Mandamentos?
Como remover mancha escura do rosto?
Quais os efeitos da imersão no sistema renal e hormonal?
Quem pode estagiar no Bradesco?
Como é a recuperação de uma histeroscopia?
O que significa um ponto de exclamação dentro de um triângulo?
São características para a nulidade do negócio jurídico?
Quais são as filhas do Silvio Santos do primeiro casamento?
Quanto tempo dura a Faculdade de perito criminal?
Quanto o Instagram vai pagar pelo reels?
Qual o tubarão mais velho do mundo?
Como fazer Cadastro Único pelo celular?
Quanto ganha um bibliotecário no Canadá?
O que se entende por comunidade surda?
Qual a diferença entre crime consumado e tentado?
Quem foi o último eliminado da Fazenda?