O cavalo é uma peça menor do xadrez ocidental de um valor aproximado de três peões. Tem um movimento assemelhado a um "L" e, diferente das outras peças, pode pular as peças intervenientes. Captura tomando a casa ocupada pela peça adversária, sendo sempre no final do L.
Cavalo: movimenta-se sempre em "L",ou seja,duas casas para frente e uma para a esquerda ou direita. O cavalo é a única peça que pode pular sobre as outras, tanto as suas quanto as adversárias.
Lembre-se sempre que um cavalo captura uma peça apenas se ele parar na casa ocupada, não se ele pular sobre ela! Outra coisa legal sobre os cavalos?
O movimento do cavalo permaneceu praticamente inalterado ao longo da história do xadrez, podendo-se mover para a casa mais próxima de onde está desde que não seja na mesma coluna, diagonal ou fileiras do Tabuleiro, com o formato característico da letra L, podendo pular peças intervenientes.
O cavalo tem um movimento especial que parece a letra L. O cavalo se movimenta 2 casas para frente ou para trás e em seguida 1 casa para a direita ou para a esquerda, ou 2 casas para a direita ou para a esquerda e em seguida 1 casa para frente ou para trás. O cavalo é a única peça do xadrez que pode pular outras peças.
Movimentos do rei no xadrez Como mencionado em alguns livros especializados , o rei é a principal peça no jogo de xadrez, caso ele seja eliminado, o jogo acaba. Apesar do poder dessa peça, seus movimentos são bastante limitados, uma vez que o mesmo só pode se deslocar uma casa por lance, porém, ele pode se movimentar em qualquer direção.
O passeio ou problema do cavalo, é um famoso problema de xadrez envolvendo o percurso da peça por todo o tabuleiro de xadrez, seguindo as regras do jogo de se movimentar em forma de L, e passando por todas as casas exatamente uma vez em movimentos consecutivos.