Um dos motivos que levam as Testemunhas de Jeová a recusarem as transfusões de sangue é que elas acreditam que a Bíblia Sagrada, ou a Palavra de Deus, proíbe tomar sangue por qualquer via.
As Testemunhas de Jeová acreditam que a Bíblia proíbe a ingestão de sangue e que os cristãos não devem aceitar transfusões de sangue ou doar ou armazenar seu próprio sangue para transfusão. A crença é baseada em uma interpretação da escritura que difere da de outras denominações cristãs.
O sangue é entendido como sinônimo de vida e a transfusão, como um pecado que corrompe sua pureza. "A gente não fala em punição para quem descumpre. Mas é a integridade de um princípio que deve ser preservada.
Transfusão de sangue é proibida nas normas das testemunhas de jeová. O autor da ação é testemunha de Jeová e a religião tem como uma norma não permitir que seus fiéis façam transfusão de sangue. No caso, o homem está com leucemia e a transfusão é o único tratamento.
É aconselhável, entretanto, que o médico ou o hospital anotem tudo no prontuário médico e, sempre que possível, obtenham do doente, familiares ou responsáveis, uma declaração registrando a recusa ou o não querer submeter-se ao tratamento proposto.
34 curiosidades que você vai gostar
Uma pesquisa jurisprudencial sistemática nos tribunais revela que médicos ou hospitais não têm sido processados ou responsabilizados cível e criminalmente quando respeitam a recusa de transfusão de sangue de pacientes Testemunhas de Jeová.
O Código de Ética Médica, em seu capítulo V, aduz que é vedado ao médico desrespeitar o direito do paciente ou de seu representante legal de decidir livremente sobre a execução de práticas diagnósticas ou terapêuticas, salvo em caso de iminente risco de morte.
Conforme pesquisa livre do motivo de as Testemunhas de Jeová não aceitarem transfusão de sangue, facilmente se evidencia que se trata de motivação eminentemente religiosa. Nesse sentido creem que os ensinamentos bíblicos os ordenam a se abster de sangue (Gênesis 9:4; Levítico 17:10; Deuteronômio 12:23; Atos 15:28, 29).
Componentes secundários, como crioprecipitado, albumina, trombina e fatores de coagulação podem ser utilizados, assim como auto-hemotransfusão intraoperatória. Estima-se que haja mais de 8 milhões de pessoas testemunhas de Jeová mundialmente.
Abster-se de sangue é a interpretação bíblica de Gênesis 9:4 para o versículo que recomenda que a carne não deva ser ingerida com o seu sangue, já que este representa a vida. Concomitantemente não se deve beber o sangue do animal. Para as Testemunhas de Jeová tal abstenção se estende a transfusão de sangue.
Os termos preferidos e mais exactos são: expansores do volume e terapias de oxigênio. Outras técnicas modernas e inovadoras tem sido desenvolvidas para tratamentos alternativos e cirurgias sem sangue (Bloodless surgery), e até mesmo Transplante de medula óssea.
A Resolução CFM nº 1.021/80, em seu artigo 2º, diz: "Se houver iminente perigo de vida, o médico praticará a transfusão de sangue, independentemente de consentimento do paciente ou de seus responsáveis”.
A resolução 1.201/80 do Conselho Federal de Medicina estabelece que, se houver recusa de permitir a transfusão de sangue, o médico, obedecendo ao Código de Ética Médica, deve agir da seguinte forma: se não houver iminente perigo de vida, respeitará a vontade do paciente ou dos responsáveis; se houver iminente perigo de ...
Diferentemente do que foi publicado na matéria "Café, carne de vaca e ketchup: 10 religiões e suas restrições alimentares", não existem alimentos proibidos para as Testemunhas de Jeová.
Praticantes da religião Testemunhas de Jeová não comemoram aniversário, Páscoa, Dia dos Pais, Dia das Mães, entre outras datas festivas. Para eles, qualquer celebração só pode ser para Deus. ... “Com o tempo essas datas acabam perdendo um pouco do sentido, então, por não ser acostumado a celebrar, não fazia festa”, conta.
As Testemunhas de Jeová são uma organização religiosa internacional, criada nos EUA no fim do século 19, que compartilha preceitos de outras correntes do cristianismo, mas baseia suas crenças numa interpretação própria da Bíblia.
O sangue alogênico é um recurso terapêutico esgotável. Novas evidências demonstram um consumo excessivo de sangue e uma diminuição das doações, resultando em estoques de sangue reduzidos em todo o mundo. As transfusões de sangue estão relacionadas a aumento na morbimortalidade e maiores custos hospitalares.
Baseando-se na sua singular interpretação da Bíblia, entendem que o uso de transfusões de sangue total ou dos seus componentes primários é proibido pela lei divina.
Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Aquele, pois, que sabe fazer o bem e o não faz comete pecado.
O livro do Apocalipse é aquele que narra o que acontece no fim dos tempos, durante e após o juízo final. Nele encontram-se descrições de como acontecerá esse julgamento e quais serão as consequências para todos, vivos e mortos, justos e ímpios.
Paciente tem direito de escolher melhor tratamento. No último dia 28 de março, O Estado de S. ... Só devidamente informado é que o paciente poderá, livremente, prestar seu consentimento ou manifestar sua recusa em relação aos procedimentos médicos sugeridos, tendo em vista sua própria dignidade.
O paciente que não aceita o tratamento proposto baseia-se no direito de livre arbítrio e nos princípios da dignidade e liberdade de consciência religiosa, pois de acordo com os artigos 15 do CC e 5° da CF, tem este o direito de recusar determinado tratamento médico que lhe sane enfermidade ou até lhe salve a vida.
11 direitos do paciente na saúdeReceber pronto atendimento em caso de emergência. ... Cuidados humanizados. ... Ser chamado pelo nome. ... Solicitar um acompanhante. ... Não ser abandonado pelo médico. ... Procurar uma segunda opinião. ... Receber documentos de saúde em letra legível.
Acreditam na Salvação; que o sacrifício de Jesus (o Salvador e filho de Deus) permitiu a libertação de todos "do pecado e da morte". Mas é preciso ter fé e ser batizado. Também acreditam no Céu, onde "Jeová Deus, Jesus Cristo, e os anjos fiéis moram no mundo espiritual".
A incompatibilidade sanguínea em casos de transfusões causa a aglutinação das hemácias, ou seja, formam-se aglomerados como se fossem coágulos. Essa situação resulta no entupimento dos capilares sanguíneos, comprometendo a circulação sanguínea.
Qual o nome da Ladybug em português?
Quantos cartões cabem numa folha A4?
Como saber se o EAD é reconhecido pelo MEC?
Qual é o império mais vasto que o mundo antigo conheceu?
Quem foi o fundador da primeira Igreja evangélica?
Como deve ser o vestido da daminha de honra?
Quem tem direito ao adicional de turno?
Como identificar o número atômico de um elemento?
Como limpar o morango antes de comer?
O que fazer com saldo do Cartão BOM?
Quais são os animais que são anfíbios?
Como deixar a bota mais macia?
O que acontece se comer caruncho?
Quais as formas de nomeação de tutor?
Pode tomar Allegra e prednisolona juntos?
Qual a linha de pobreza nos Estados Unidos?