Causas. A Guerra dos Mascates teve como causa a grande rivalidade entre os senhores de engenho de Olinda e os comerciantes portugueses de Recife, sendo que estes contavam com o apoio do governador Sebastião de Castro Caldas.
1710
Mas a revolta não conseguiu conter o crescimento do povoado do Recife, elevado à categoria de vila independente em 1710. Houve uma marcante imigração de portugueses para o Brasil com o fim da União Ibérica, desligando Portugal da Espanha.
A Guerra dos Mascates ocorreu no ano de 1710 em Pernambuco e, aparentemente, foi um conflito entre senhores de engenho de Olinda e comerciantes do Recife. ... Olinda era uma cidade tradicionalmente dominada pelos senhores de engenho. ... Assim terminou a Guerra dos Mascates.
Objetivos do movimento: - Os olindenses queriam manter o controle político na região, sobretudo com relação à próspera cidade de Recife. - Os olindenses queriam que a coroa portuguesa mantivesse Recife na condição de povoado.
Tem esse nome, pois mascate é um jeito pejorativo que os latifundiários de Olinda chamavam os comerciantes portugueses. Basicamente os senhores de engenho estavam passando por dificuldades financeiras, enquanto os comerciantes de Recife estavam subindo na vida.
A desigualdade econômica e a crise açucareira: motivos fundamentais da Guerra dos Mascates. A partir de 1654, a expulsão definitiva dos holandeses de Pernambuco provocou uma grande mudança no cenário econômico daquela região.
Para recompor as perdas da guerra, Olinda aumentou os impostos, atingindo os comerciantes de Recife, que não estavam na mesma situação dos fazendeiros. Os recifenses conseguiram obter a elevação para a condição de vila e, ao estabelecer os limites com a cidade de Olinda, iniciou-se a Guerra dos Mascates, em 1710.
Os olindenses se rebelaram e atacaram a Vila de Santo Antônio do Recife; destruíram o pelourinho (que era o símbolo de autonomia da vila); soltaram os presos políticos.
A desigualdade econômica e a crise açucareira: motivos fundamentais da Guerra dos Mascates. ... Em contrapartida, Recife – região vizinha e politicamente subordinada à Olinda – era considerado o principal polo de desenvolvimento econômico de Pernambuco.
A “Guerra dos Mascates” foi um confronto armado ocorrido na Capitania de Pernambuco, entre os anos de 17, envolvendo os grandes senhores de engenho de Olinda e os comerciantes portugueses do Recife, pejorativamente denominados como “mascates”, devido sua profissão.
Uma das principais causas do conflito foi a disputa por poder entre Olinda e Recife. Isso porque, Olinda era detentora do poder político na região, enquanto Recife controla o comércio. Ou seja, as duas regiões da Capitania de Pernambuco disputava para ver quem controlaria as decisões da capitania.
Num primeiro momento da guerra, os olindenses levaram vantagem, porém, em 1711 os recifenses (mascates) se organizaram e invadiram Olinda, destruindo vilas e engenhos na cidade. A guerra terminou em 1711 após a coroa portuguesa nomear, para governador de Pernambuco, Félix José Machado.
Contexto Histórico. Até o fim do século XVII, a cidade de Olinda era a principal de Pernambuco, posto que ali residiam ricos senhores de engenhos. Quando os holandeses foram expulsos do Brasil (1654), mudara-se para as Antilhas, onde cultivaram cana.
Isso endividou os senhores de engenho de Olinda e eles contraíram empréstimos a juros altos dos comerciantes do Recife, que era um povoado. Vale lembrar que a expulsão dos holandeses ocorreu após desgastante guerra, posto que endividou a cidade de Olinda.
Como lidar com as faltas dos funcionários?
Como trabalhar o tema Valores na Educação Infantil?
Qual o impacto de ética nas empresas?
Qual atalho para traduzir a página?
Como falar com atendente Anhembi?
Como traduzir um vídeo no Google Tradutor?
Como ligar o Wi-Fi do ar condicionado Samsung inverter?
Como aumentar fonte no Google Forms?
Como liga o Wi-fi da TV Philco?
De quem é a responsabilidade de garantir o cumprimento do que estabelece o Estatuto do idoso?
Como fala como eu era antes de você em inglês?
Como eliminar o oxalato do organismo?
O que significa o coração em coreano?