Mercúrio: É o menor planeta do sistema solar, o mais próximo do Sol e mais rápido, formado basicamente por ferro, pode ser visto da Terra a olho nu.
Em relação ao seu diâmetro, Mercúrio é o menor planeta do Sistema Solar, enquanto Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar. Júpiter é o maior planeta em diâmetro, mas também em massa.
Escolhendo uma escala apropriada, representamos o Sol por uma esfera de 80,0 cm de diâmetro e, conseqüentemente, os planetas são representados por esferas com os seguintes diâmetros: Mercúrio (2,9 mm), Vênus (7,0 mm), Terra (7,3 mm), Marte (3,9 mm), Júpiter (82,1 mm), Saturno (69,0 mm), Urano (29,2 mm), Netuno (27,9 mm ...
Tamanhos dos planetas do Sistema Solar
Júpiter (139.822) é o maior planeta do Sistema Solar, sendo também o que apresenta maior massa. Saturno (116.464) segue em segundo lugar. Urano (51.108) é o terceiro maior planeta e Netuno (49.538) é o quarto maior planeta. Todos estes planetas são jovianos, ou gasosos.
Atualmente, reconhecemos quatro planetas anões em nosso Sistema Solar, além de Plutão: Ceres, Haumea, Makemake e Éris.
39 curiosidades que você vai gostar
Um estudo publicado nesta segunda-feira afirma que o Sistema Solar tem um novo planeta anão – que é, de fato, o menor anão de todos. Trata-se do Higia, o quarto maior do cinturão de asteroides depois de Ceres, Vesta e Pallas.
Escondido no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter, o planeta anão Ceres é um pequeno mundo que guarda grandes surpresas.
Planeta MercúrioÉ um planeta rochoso, sendo o mais próximo do Sol e o menor do sistema solar;Distância do Sol: ~ 58 milhões de km (58.000.000 de km), que corresponde a 0,39UA;Diâmetro do planeta: ~4,879 km;Duração do dia: 59 dias terrestres;Duração do ano: 88 dias terrestres;
O corpo celeste, chamado Hígia, tem diâmetro de 430 km e foi identificado por sistema do Observatório Europeu do Sul. Astrônomos indicam que o asteroide esférico Hígia, o quarto maior objeto do cinturão de asteroides, pode ser o menor planeta anão conhecido até hoje do Sistema Solar.
Os planetas anões são aqueles que não possuem uma massa suficiente para serem os astros dominantes em sua região. A União Astronômica Internacional (UAI), em agosto de 2006, definiu as características necessárias para que um astro fosse considerado um planeta do Sistema Solar.
Sendo assim, Plutão acabou sendo rebaixado à categoria de planeta-anão porque, ao seu redor, há um "mar" de outros objetos, já que sua gravidade não é intensa o suficiente para atraí-los e, assim, limpar sua órbita.
A nossa galáxia foi batizada de Via Láctea por causa do seu aspecto esbranquiçado. Os gregos antigos a chamaram assim porque viam um “caminho de leite” ao observar o céu. Essa aparência leitosa fica mais visível a olho nu em noites de inverno e em locais com pouca poluição luminosa.
A Via Láctea é a galáxia de formato espiral em que o Sistema Solar está localizado. Ela é composta principalmente por estrelas, poeiras e gases.
Porém, estimativas mais modernas e recentes são ainda mais grandiosas: existem no Universo cerca de dois trilhões de galáxias! Isso mesmo. O número 2 seguido de doze zeros.
Uma galáxia é um grande grupo de estrelas, poeira e gás presos juntos pela gravidade que se manifesta de diferentes formas e tamanhos. Nossa galáxia é conhecida por Via Láctea ou apenas por Galáxia (com G maiúsculo).
A principal distinção entre um planeta anão e um planeta é que os planetas têm abriu o caminho em torno do sol, enquanto planetas anões tendem a orbitar em zonas de objetos semelhantes que podem cruzar o seu caminho em torno do Sol.
Planetas anões são muito parecidos com os planetas normais. A gravidade dele é suficientemente forte para que eles sejam esféricos, diferentemente dos asteroides, além de orbitarem em torno do Sol ao longo de uma trajetória repleta de corpos, como rochas e asteroides.
Planetas gasosos são os maiores do Sistema Solar e são formados por gases, como o nome sugere. Também são conhecidos como planetas gigantes ou jovianos. Esses planetas possuem diversos satélites naturais e sistema de anéis. Os quatro planetas gasosos do Sistema Solar são Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
O sistema solar contém, além dos planetas e dos planetas anões, um grande número de corpos menores, entre os quais estão incluidos os asteroides, os cometas, os meteoroides, alé dos satélites e aneis dos planetas.
São alguns deles: Antares, Sirius, Canopus, Betelgeuse e Rigel. Os satélites são corpos celestes considerados pequenos, em relação aos planetas. Diferente das estrelas, eles não possuem luz própria e giram em torno de um astro maior. Os satélites podem ser de dois tipos: naturais e artificiais.
Quinto planeta a partir do Sol, situado entre Marte e Saturno, Júpiter é o maior planeta do sistema solar, com diâmetro de 142.984 quilômetros – caberiam mil planetas como a Terra em Júpiter. Sua atmosfera é composta principalmente de hidrogênio e hélio.
Netuno: Planeta mais distante do Sol, um gigante gasoso, como Júpiter, Saturno e Urano. Plutão: é considerado um planeta anão por não possuir uma órbita livre.
Como ganhar dinheiro vendendo produtos de outras pessoas?
Como achar a fórmula de Baskara?
Como ganhar por ciência no Civilization 6?
O que é um guião de entrevista?
Como ganhar força para chutar a bola?
Como funciona a conversão de união estável em casamento?
Como fazer a cor violeta no chantilly?
Quais os requisitos para realização de um negócio jurídico válido e quais são seus efeitos?
Como se explica o título ainda uma vez adeus?
Como funcionam as facetas dentarias?
Quais as cores que formam azul turquesa?
Qual o objetivo do umidificador?