Geralmente, o tratamento consiste na realização de exercícios, fisioterapia ou ingestão de remédios analgésicos, sendo que, em casos mais graves, pode ser necessário a realização de uma cirurgia.
Como a maioria dos problemas articulares na coluna, a protusão discal (“protrusão discal”) é causada pelo envelhecimento dos discos intervertebrais ocasionando também dor nas costas, formigamento, dormência e fraqueza, entre outros sintomas específicos.
O método Pilates é um excelente recurso de tratamento tanto nos casos não cirúrgicos, quanto pós cirúrgicos, desde que realizado com a correta estabilização segmentar através da ativação do powerhouse até que o paciente fique apto e evolua com os exercícios funcionais e livres da amplitude de dor.
Essa é a diferença entre protrusão discal e hérnia de disco. Na chamada protrusão discal, o disco não rompe o anel fibroso. Na hérnia discal ocorre ruptura do anel fibroso em volta do disco intervertebral e projeção do disco além desse anel, saindo da cavidade que o contém.
O Pilates costuma ser efetivo nas dores causadas pela hérnia de disco porque os exercícios geram maior afastamento entre as vértebras, graças a movimentos de alongamento crânio-caudal.
Os principais sintomas da protusão discal podem variar de acordo com a posição do disco intervertebral na região mais afetada. Mas em todas elas, as queixas são sobre dores locais que aumentam quando o paciente espirra, tosse ou qualquer outro tipo de espasmo que envolve a musculatura das costas.
Para definir qual o melhor tratamento para a condição, o médico precisa entender qual é o estágio da protrusão discal de seu paciente. Primeira etapa: é a do enfraquecimento natural, quando o núcleo do disco começa a ser empurrado para a coluna vertebral. Saliências de disco podem envolver 180 graus ou menos da circunferência do disco.
Como a maioria dos problemas articulares na coluna, a protusão discal (“protrusão discal”) é causada pelo envelhecimento dos discos intervertebrais ocasionando também dor nas costas, formigamento, dormência e fraqueza, entre outros sintomas específicos. Tudo vai depender da região acometida.
Diferença entre protusão discal e hérnia de disco. Como explicamos acima, a protusão discal ocorre quando há uma distensão do anel fibroso que envolve os discos intervertebrais sem o seu rompimento. Já no caso da hérnia de disco, a protusão discal segue além da abertura natural do invólucro, cobertura, membrana, músculo ou osso.