O mecanismo de reabsorção renal da glicose pode ser comparado com o que acontece numa esteira rolante que se move a uma velocidade constante, como representado na figura abaixo. Quando a concentração de glicose no filtrado glomerular é baixa (A), a “esteira rolante” trabalha com folga e toda a glicose é reabsorvida.
Morfologicamente, o túbulo proximal é dividido em três segmentos: 1, 2 e 3 (S1, S2 e S3) e nesta porção do néfron, a reabsorção de glicose ocorre por co-transportadores denominados “Sodium Glucose Transporters” (SGLTs), localizados na membrana apical da célula tubular.
Durante o processo de filtração glomerular, moléculas de glicose presentes na corrente sanguínea passam para o interior dos túbulos renais. Ao longo do túbulo contornado proximal, por processo ativo, essa glicose deve ser reabsorvida, uma vez que é a principal substância utilizada pelas células como fonte de energia.
A filtração renal é a primeira etapa, que ocorre quando o sangue passa pelo rim, mais especificamente no glomérulo. A diferença de pressão, faz com que as substâncias saiam dos vasos do glomérulo e passem para a cápsula de Bowman, formando o filtrado glomerular.
Mecanismos de Transporte do Túbulo Contorcido Proximal
A energia que dá origem a esta reabsorção proximal é proveniente da bomba Na+/K+-ATPase que se localiza na membrana basolateral. Morfologicamente, o túbulo proximal é dividido em três setores: S1, S2 e S3 e a reabsorção é dividida genericamente em duas fases.
30 curiosidades que você vai gostar
No túbulo proximal ocorre a maior parte da reabsorção de água e sódio, duas substâncias essenciais para o funcionamento do corpo. ... Na alça de Henle e no túbulo distal, substâncias também são reabsorvidas. Além da reabsorção, ocorre a secreção no túbulo renal, que é um processo oposto ao da reabsorção.
Princípios que determinam a reabsorção tubular de solutos: Reabsorção: sódio, ânions, água, potássio, cálcio, ureia Os túbulos proximais são muito permeáveis e é lá que ocorre a maior parte da reabsorção.
Dentro da cápsula renal, o sangue sofre uma forte pressão, que ocasiona a saída do chamado filtrado glomerular (ou urina inicial), líquido semelhante em composição ao plasma sanguíneo. Esse processo é denominado filtração. O filtrado é formado principalmente de água, ureia, glicose, sais e aminoácidos.
Os rins filtram diariamente quase 180 litros de sangue. Depois de filtrado os produtos da excreção (uréia, excesso de sais minerais, drogas) são eliminados em forma de urina. O aporte de sangue ocorre através das artérias renais e o sangue "limpo" ou depurado retorna à circulação por meio das veias renais.
Quanto custa o café do cocô do jacu?
O que é efeito rebote no emagrecimento?
Porque o pino do implante fica mole?
O que é preciso para morar na Nova Zelândia?
Pode abreviar o nome normas ABNT?
Como proteger os cabelos da maresia?
Quem é casado pode casar de novo?
Pode colocar o micropore direto na ferida?
Quantos dias o corpo produz anticorpos?
Qual o objetivo da árvore genealógica?
Qual o verdadeiro papel da saúde na Educação Física?
Quantos ML tem na garrafinha de Coca?
O que é o demônio da Pombagira?
Qual é o país mais rico em natureza?
Como saber se o RioCard está desvinculado da empresa?