-Esporte de Participação: praticado de modo voluntário, compreendendo as modalidades desportivas praticadas com a finalidade de contribuir para a integração dos praticantes na plenitude da vida social, na promoção da saúde e da educação e na preservação do meio ambiente.
O ESPORTE DE PARTICIPAÇÃO, TAMBÉM CONHECIDO COMO DESPORTO NÃO-PROFISSIONAL OU ESPORTE POSSÍVEL, PODE SER CONSIDERADO UM DOS GRANDES DESAFIOS DA GESTÃO MUNICIPAL: "GARANTIR E PROPICIAR A TODOS MUNÍCIPES O DESPORTO PREVISTO PELA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E REGULAMENTADO POR OUTRAS LEGISLAÇÕES VIGENTES.
A tabela abaixo nos mostrar que a maior nota obtida na soma foi a do esporte participação, na qual a essência das aulas baseada nesta dimensão é o prazer lúdico, buscando garantir o bem estar social dos praticantes, a descontração, a diversão, o desenvolvimento pessoal e as relações entre pessoas, podendo ser praticado ...
Os objetivos do esporte na formação humana, segundo Teixeira (1999), são a promoção da saúde, sociabilização, construção de valores morais e éticos, recreação e lazer.
No Brasil, são três dimensões legais para o esporte, definidas pela Lei Pelé: o esporte de rendimento, o de participação e o educacional.
39 curiosidades que você vai gostar
O esporte participativo pode ser caracterizado como uma ótima ferramenta, quando se mostra capaz de transmitir, por valores, padrões comportamentais que induzem a uma melhor qualidade de vida pessoal e sociais.
Confira a seguir!Reduz o estresse. Um dos grandes benefícios do esporte e da prática de atividades físicas é a redução do estresse. ... Aumenta a autoconfiança. ... Melhora a concentração. ... Estimula atividades cognitivas. ... Ajuda a manter o peso ideal. ... Aumenta o condicionamento físico e a resistência.
O “fair play” defendido por Coubertin representa a honra e a lealdade, o respeito pelos outros e por si próprio. Estes valores refletem o pensamento da aristocracia inglesa do século XIX a respeito das práticas esportivas.
É aceitar todas as decisões do árbitro, sem nunca pôr em causa a sua honestidade. É reconhecer com dignidade, na situação de vencidos, a superioridade do adversário. É aceitar a vitória com modéstia e sem ridicularizar ou diminuir o adversário. É saber reconhecer os bons resultados do adversário.
O conceito de fair play está associado à idéia de condutas pautadas na honestidade, lealdade, respeito mútuo, tolerância às diferenças, cumprimento das regras, enfim, traduz-se na própria ética esportiva.
Os principais lances de fair play da história do esporteDeixe o adversário marcar o gol. Getty Images. ... Salvar uma vida é mais importante. ... Juntas até o fim. ... Ser o melhor não é ganhar de qualquer jeito. ... Pode fazer o gol, pois eu não queria fazer. ... O prêmio por não fazer um gol. ... Não quero vencer desta forma. ... De mão não vale.
A prática de esportes beneficia grandiosamente as pessoas e até mesmo a sociedade, pois reduz a probabilidade de aparecimento de doenças, contribui para a formação física e psíquica além de desenvolver e melhorar tais formações.
A prática de esporte ajuda o corpo a liberar endorfina, hormônio que traz bem-estar. Assim, a pessoa fica menos ansiosa, melhora o humor e, consequentemente, reduz os níveis de estresse e os riscos de depressão. Isso vai ter reflexos na rotina, com uma convivência mais sadia no trabalho e com a família.
Os benefícios do esporte na escolaDesenvolve o espírito de equipe. ... Ensina a lidar com vitórias e derrotas. ... Estimula a disciplina e o respeito. ... Melhora o comportamento e a concentração. ... Traz saúde e combate o sedentarismo. ... Ajuda a desenvolver novas habilidades.
O esporte de lazer se caracteriza pelo não-profissionalismo e tem como características principais a busca por prazer e socialização, compensação, recuperação ou manutenção da saúde, equilíbrio psicofísico, restauração e relaxamento (STIGGER, 2002).
O Esporte Educacional é uma manifestação do esporte com foco na inclusão social. Sua base é o processo de aprendizado e desenvolvimento integral do ser humano, não apenas a formação do indivíduo como atleta. Ele adapta regras, estruturas, espaços e gestos motores de acordo com as realidades de cada território.
O esporte da escola se caracteriza por um esporte de rendimento, de treinamento, baseado no esporte olímpico, injetado na escola por uma cultura dominante, televisiva e mercadológica.
A prática regular de esportes e atividades físicas gera diversos benefícios ao corpo e à mente das pessoas em seu dia-a-dia, podendo funcionar como uma válvula de escape do estresse da rotina do trabalho e dos afazeres domésticos e prevenindo o envelhecimento na idade adulta, e evitando o sedentarismo e a obesidade, ...
O esporte como fenômeno social tem importante papel na sociedade visto que ele abrange vários setores, sendo bastante relevante na área da saúde, educação, turismo, entre outros. ... Envolvendo todas as classes sociais este fenômeno é capaz de promover a socialização, a cooperação, e transmissão de valores.
Rico nas suas relações ativas e dinâmicas do grupo social ele é a representação viva das manifestações de ludicidade e criatividade do movimento de um povo. Produz ereproduz a identidade cultural, contribuindo de forma decisiva nos processos de mudança social, formação educacional e de consolidação desta identidade.
170-172). ethos de nenhum esporte. fair play são: justiça, honestidade, responsabilidade e benevolência.
Com um contrato de formação, mesmo com 14 anos, o atleta pode jogar profissionalmente, desde que esteja devidamente inscrito pela entidade esportiva. O que se chama popularmente de "BID". A lei brasileira só permite relações formais de emprego a partir dos 14 anos, desde que seja em caráter de aprendizagem.
O temperamental atacante inglês Robbie Fowler, uma lenda dos torcedores do Liverpool, em uma partida duríssima contra o rival Arsenal em Highbury Park, em 1997, Fowler caiu na área após toque com David Seaman, goleiro do Arsenal. O juiz Gerald Ashby marcou pênalti.
Fair play (traduzido literalmente do inglês para o português: jogo justo) é uma filosofia adotada em desporto que prima pela conduta ética nos esportes. A expressão nasceu em 1896, durante as primeiras Olimpíadas da Era Moderna, em Atenas.
Além da transparência, um capitalismo fair play exige que as leis sejam simples e inteligíveis. Legisladores e burocratas deveriam pensar muitas vezes no custo que vão impor, aos indivíduos e às empresas, ao produzirem cada nova exigência ou complicação legal.
Como saber o tempo de uma viagem por km?
Para que serve o ouro bruto no Minecraft?
Quanto custa a gasolina na argentina em reais?
Como deixar o Wi-Fi conectar automaticamente?
Como animar apresentação do Google?
O que fazer para não pagar ITBI?
Como olhar a versão do Java no Linux?
Quais os tipos de movimentos na dança?
Quantos irmãos Marília Mendonça tem por parte de mãe?
Porque o nitrogênio é trivalente?
Qual o grupo mais premiado do mundo?
Qual a melhor assadeira para lasanha?
É verdade que a pomada Hipoglós clareia a pele?