Abrigue-se em moradias ou prédios que (preferencialmente) possuam pára-raios, ou abrigos subterrâneos como metrôs ou túneis. Estes são os locais mais seguros para se estar durante uma tempestade.
O local mais seguro durante uma tempestade é dentro de um edifício totalmente fechado e solidamente construído, como uma casa, um escritório, uma escola ou uma área de compras. Esses locais são mais seguros devido à fiação elétrica e ao encanamento.
Permanecer no carro é a melhor opção. “O carro é relativamente seguro, porque ele funciona como uma Gaiola de Faraday (leia sobre o conceito abaixo). Se o raio cai no carro, a descarga escoa para a terra”. Não há perigo considerável em relação à parte elétrica.
Mito ou verdade? Algumas pessoas acreditam que o carro seria sim seguro porque os pneus de borracha atuariam como isolantes, mas isso é um mito. A energia elétrica de um raio é infinitas vezes maior do que a borracha de quatro pneus dá conta de aguentar.
Entenda os perigos e o que não fazer com o aparelho quando estiver relampejando? Segundo especialistas, não há perigo em utilizar o smartphone durante uma tempestade, o risco é manuseá-lo diante dessa situação e enquanto estiver no carregador.
36 curiosidades que você vai gostar
Apesar de muitas pessoas pensarem que o celular atrai raios, a resposta é não, smartphones não fazem com que você tenha mais chances de ser atingido por um raio. Esse mito já foi desmentido por vários especialistas, incluindo profissionais NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration).
Chuvas e tempestades
Se estiver chovendo forte ou trovejando, é importante se manter dentro de casa e procurar um local seguro, que não corra risco de desabamento ou de ser atingido por raios elétricos. Procure ficar longe de árvores e janelas, e não fique próximo de eletrodomésticos que puxem energia.
Quando se trata de dirigir durante a chuva e embaixo de raios, sempre surgem dúvidas sobre segurança. ... O fato é que o interior do carro é um lugar seguro para ficar durante uma tempestade de raios. O motivo é que o automóvel é blindado eletricamente; a sua carcaça não deixa que o raio consiga penetrar nele.
O ideal é sempre ficar com as mãos para dentro do carro, assim como os pés e, preferencialmente, com a porta fechada. Vale lembrar que, se estiver longe do carro no momento em que uma tempestade começar, a melhor e mais recomendada forma de se proteger é ficando agachado e com os pés juntos.
- se não houver nenhum abrigo por perto, fique agachado com os pés juntos até a tempestade passar. Não deite no chão; - durante a tempestade, afaste-se de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TVs, geladeiras e fogões; - evite utilizar o telefone (a menos que seja sem fio ou celular);
"O raio é perigoso porque é uma descarga elétrica, que ao atingir uma pessoa, ou cair próximo dela, pode ser fatal. Já o trovão é apenas o som proveniente do deslocamento de ar da passagem do raio", explica Gerson Santos, integrante do grupo de espetáculos Ciência em Show.
Os raios costumam cair em torres metálicas, chaminés, árvores isoladas, casas construídas em campos. Isto de deve ao fato de que o raio sempre procura o caminho de menor “resistência” entre a nuvem e a terra. Vale ressaltar, que os pontos altos e pontiagudos favorecem o início da descarga atmosférica.
De acordo com orientações da Rede Integrada Nacional de Detecção de Descargas Atmosféricas (Rindat), sempre que uma tempestade se aproxima, o melhor é evitar sair à rua. Mesmo raios de baixa intensidade podem causar ferimentos ou mortes em caso de incidência direta.
PREVENÇÃO - RAIOSDurante as tempestades fique em casa.Saia somente se for absolutamente necessário.Não retire nem coloque roupa em estendedores (varais) de arame durante a tempestade.Mantenha-se afastado e não trabalhe em cercas, alambrados, linha telefônicas ou elétricas e estruturas metálicas.
Na verdade, o que pode atrair um raio em sua direção são objetos metálicos grandes, como varas de pesca, tripés e tacos de golfe. Veículos sem capota, tais como tratores, motocicletas ou bicicletas, também oferecem risco, e a própria água atrai eletricidade.
As ondas sonoras (ou seja, o som) geradas pelo movimento das cargas elétricas na atmosfera são denominadas trovões. O trovão é o efeito sonoro da expansão do ar quando este é aquecido pela passagem do raio. O trovão é uma onda sonora, e seus meios de propagação são o solo e o ar.
Para obter a distância aproximada da queda do raio, em quilômetros, basta contar o tempo (em segundos) entre o momento em que se vê o raio e se escuta o trovão e dividir por três.
Cachorros de grande porte, e também aqueles com pelos longos ou duplos, acumulam facilmente a eletricidade estática, o mesmo que ocorre quando vestimos um suéter ou levamos um choque na porta do carro se não estivermos usando sapatos com sola de borracha, diz ele.
É preciso se proteger sempre que começar uma chuva, porque, mesmo que os raios sejam poucos, eles podem causar acidentes. Durante as tempestades de verão especialistas recomendam evitar lugares descampados, porque o raio tende a atingir o ponto mais alto.
A velha máxima de nunca se abrigar embaixo ou próximo a uma árvore é a principal delas. Por se tratar de uma superfície alta, principalmente em uma área de descampado, os arbustos – assim como os postes de energia – são atraentes como pontos de descargas elétricas, que se espalham e atingem quem estiver perto delas.
– Mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TVs, geladeiras e fogões; – Evite o uso de telefone, a menos que seja sem fio ou celular; – Fique afastado de janelas, tomadas, torneiras e canos elétricos; – Evite tomar banho durante a tempestade.
Os raios se formam quando certa região de uma nuvem acumula excesso de carga elétrica, positiva ou negativa. Se isso ocorre, o raio é o meio de desfazer a tensão, por meio da transmissão da eletricidade.
Não. “Nem mesmo quem tem marca-passo, pino ou outras estruturas metálicas espalhadas pelo corpo, como dizem por aí”, afirma Osmar Pinto Jr., pesquisador do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). O que ocasiona a atração são as condições a que a pessoa se expõe.
De acordo com especialistas, tomar banho quando está chovendo é perigoso sim. Se um raio cair em um prédio os moradores estão mais protegidos porque a descarga elétrica tende a ser minimizada, até que ela chegue no chão.
Raio nuvem-solo: com relação à trajetória, este é o tipo mais conhecido e o segundo tipo mais comum de raios. De todos os diferentes tipos de raios, é o que representa maior ameaça à vida e à propriedade, uma vez que atinge o chão. O raio nuvem-solo é uma descarga entre uma nuvem Cumulonimbus e o solo.
Quais são as lesões mais comuns na coluna?
Como tomar tintura de erva baleeira?
Quando são as férias de julho?
Qual é o meio de propagação da onda?
Quem é a irmã de Any Gabrielly?
Pode colocar toalha de plástico na máquina de lavar?
Quais os requisitos para a caracterização de uma tentativa criminosa?
Quanto tempo o espírito leva para saber que desencarnou?
Quais as oito estabilidades provisória existentes?
Qual a diferença de vai e vão?
Quantas acerolas é bom comer por dia?
Como tomar o ciclo 21 pela primeira vez?
Como saber o número final do benefício?
O que é bom para a circulação do sangue?