Qual o limite de atestado por mês?

Pergunta de Leonor Bárbara Santos em 30-05-2022
(15 votos)

➡ Não há limite de atestados médicos apresentados mensalmente ou anualmente (exceto nas hipóteses legais elencadas abaixo), porém o período máximo custeado pela empresa é de até 15 dias, sendo que a partir do 16° dia o pagamento será realizado pela Previdência Social diretamente ao empregado.

Qual o limite de atestado por ano?

Não há um limite para atestados médicos durante o ano de trabalho. No entanto, existe um limite máximo de dias de afastamento que deverão ser pagos pela empresa — 15 dias pela mesma doença.


Quantos atestados médicos da justa causa?

É importante saber, ainda, que não há qualquer limite na quantidade de atestados que um trabalhador pode apresentar à empresa – afinal, não há como saber quantas vezes o empregado poderá ficar doente.

Quantos atestados posso dar com o mesmo Cid?

A empresa não pode somar os atestados de CID diferentes. Assim, para que possa afastar o empregado para a Previdência Social, o empregador pode somar os atestados médicos ainda que intercalados, desde que apresentados dentro do prazo de 60 dias e sejam da mesma doença.

Quantos dias a empresa tem que pagar de atestado médico?

Resumindo para você: caso você seja segurado empregado e tenha uma lesão que te deixe incapacitado parcialmente ou temporariamente para o trabalho, a sua empresa pagará o seu afastamento pelos primeiros 15 dias, e, a partir do 16º, o INSS paga (se você tiver seu benefício concedido).

É DIREITO - limite de atestados médicos


15 curiosidades que você vai gostar

Como funciona o atestado de 30 dias?

Todos os servidores que se afastarem por 30 dias ou mais deverão obrigatoriamente passar por Exame Médico de Retorno ao Trabalho ao término de seu afastamento. A DGRH / DSO é responsável por informar o servidor sobre esse procedimento e por agendar o exame.

Quanto tempo o funcionário pode ficar de atestado?

Ou seja, a empresa deve custear esses dias de ausência do colaborador e abonar as suas faltas. Após os 15 dias, o funcionário deve ser encaminhado a perícia do INSS, que após avaliação poderá cobrir o seu período de afastamento com o auxílio-doença.

O que é considerado Mesmo Cid?

Importante salientar que a Lei não menciona que os atestados necessitam ter o mesmo CID (Classificação Internacional de Doença), mas sim, que sejam decorrentes da mesma doença. Dessa forma, nem sempre os atestados decorrentes da mesma doença terão o mesmo CID.

Pode colocar um atestado atrás do outro?

Assim, com base na argumentação anterior, é perfeitamente admitida a hipótese de atestados intercalados ou sucessivos, até porque há previsão legal, e está contida no art. 75 §§ 4º, 5º do Decreto-Lei 3.048/99 e na Instrução Normativa nº 45 de 06 de agosto de 2010, do INSS.



Outras questões

O que significa o ponto de inflexão em uma curva de solubilidade?

Como é feito o distrato social?

O que é Psicossomatização?

Qual a bebida mais consumida na Irlanda?

Que tipo de atividade laboral gera risco ao trabalhador?

Qual o primeiro aparelho capaz de registrar a voz humana?

Como saber se o plano e enfermaria ou apartamento?

Qual a regra de acentuação da palavra órfão?

Qual é a habilidade EF12LP19?

Qual vacina e tríplice bacteriana?

Quais os animais que representam os limpadores?

Quem são os membros do parlamento?

Quando é boa noite?

Como é colocado o Ilizarov?

Qual o 0800 do cartão Sicoob?

Qual é o CFOP de prestação de serviços?

Qual o recurso cabível da sentença?

Quem foi o responsável pela Constituição de 1988?

Quanto tempo demora para secar o autonivelante?

O que significa um Cpk negativo?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com