Esse plástico, que não é reciclado e descartado de forma incorreta, pode acabar nos oceanos. De acordo com dados da ONU, o plástico representa 80% do lixo nos mares, o que pode causar a morte de diversas espécies marítimas, que confundem os resíduos plásticos com alimentos e acabam ingerindo-os.
O uso abusivo de plásticos descartáveis tem trazido inúmeros problemas ao meio ambiente: descarte inadequado no solo, esgotamento dos aterros sanitários e poluição dos ambientes aquáticos. A lenta decomposição do plástico no solo e na água gera uma série de substâncias que são danosas à saúde humana.
Por isso, daremos 5 motivos para você largar de vez esses copinhos, que mesmo parecendo inofensivos, são os maiores vilões para o meio ambiente! Demora MUITO para se decompor. ... A maioria não será reciclado. ... Os copos descartáveis gastam mais água. ... Copos descartáveis são prejudiciais à saúde.
Os copos descartáveis possuem em sua composição uma substância chamada Estireno, e segundo uma pesquisa desenvolvida pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), em contato com o café quente, o copo pode soltar uma quantidade acima do considerado seguro pelo Ministério da Saúde, um dos riscos que isso pode causar é o ...
Além disso, existe o perigo de a embalagem quebrar, fazendo com que sejam gerados riscos para quem a carrega. O vidro também tem menor capacidade de conduzir temperaturas, ou seja, é um material pouco resistente ao congelamento, podendo quebrar facilmente; ele também não resiste à esterilizações acima de 100 ºC.
30 curiosidades que você vai gostar
Uma das grandes vantagens do copo de vidro é que ele não deixa nenhum tipo de sabor no copo, independente da substância que você colocar dentro. Então você pode escolher um tamanho padrão para usar na lanchonete e usar os copos para várias bebidas oferecidas.
Por outro lado, a principal desvantagem é a fragilidade do material, que pode se quebrar durante o transporte. Além disso, o vidro é um dos materiais que mais demoram para se decompor na natureza. É bastante usado para embalar produtos em conserva, doces, pastas e nozes, por exemplo.
Os copos plásticos possuem poliestireno (derivado do petróleo) que submetido ao calor libera o estireno, monômero tóxico apontado como cancerígeno. O contato com o estireno ocorre no momento em que se bebe um líquido quente, como o café.
No meio ambiente, os problemas são bem graves. O plástico é difícil de ser compactado e gera um grande volume de lixo. Portanto, ele ocupa um grande espaço no meio ambiente, o que dificulta a decomposição de outros materiais orgânicos. A durabilidade e resistência do plástico viram problemas após o descarte.
O tempo de decomposição de um copo descartável pode durar entre 50 e 400 anos dependendo das condições ambientais, enquanto que a sua vida útil chega a ser de apenas 13 segundos após sair do display.
Economize mais de 700 copos plásticos por ano
A conta é simples: se você utiliza pelo menos 3 copinhos plásticos por dia, na semana serão 15 e no ano serão 780 (considerando o ano com 52 semanas e sem considerar férias e feriados). Se o camarada ainda usar um copo pra água e outro pro café a conta fica muito maior.
13 Ideias de Artesanato com Copo DescartávelLuminária com Copos de Papel. ... Luminária com Copinhos de Café ... Copos Decorados – Bichinhos da Floresta. ... Bichinhos Safári – Macaco, Girafa e Tigre. ... Corujinhas Decorativas. ... Boneco de Neve com Copos Descartáveis. ... Lembrancinha de Páscoa. ... Lembrancinha de Festa.
No trabalho, por exemplo, leve a sua própria caneca. Algumas empresas incentivam esta atitude, pois o gasto com água para limpá-la é muito menor do que na fabricação do produto descartável. Quando for ao restaurante ou lanchonete, procure pedir ao garçom que sirva a sua bebida em um copo de vidro.
Mas, não apenas o plástico tem a capacidade de contaminação, outros resíduos oriundos de indústrias, como vidros e substâncias tóxicas, podem invadir e poluir o mar, causando devasta infecção aos ecossistemas aquáticos. Toda a comunidade ecológica é vítima do caos, diante do descarte indevido, dos resíduos.
Ele citou estudos que detectaram produtos químicos originários do plástico capazes de causar câncer no sangue e na placenta de mulheres grávidas. ESPECIALISTA OUVIDO PELA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE ALERTA PARA RISCO À SAÚDE CAUSADO PELA INGESTÃO DE RESÍDUOS PLÁSTICOS.
O aquecimento de recipientes plásticos contendo alimentos pode liberar substâncias nocivas com potencial de causar câncer, como a dioxina, o bisfenol A (BPA) e os ftalatos.
Os pesquisadores concluíram que os probióticos “… reduziram a absorção intestinal, facilitando a excreção do BPA, e que esses probióticos podem suprimir os efeitos adversos do BPA na saúde humana”. Três isolados de Bacillus pumilus foram demonstrados capazes de degradar o BPA.
De acordo com a Anvisa, apesar de não comprovados, a decisão foi baseada em estudos que indicam que a substância pode ser cancerígena, causar problemas hormonais e cardíacos, além do fato de que o sistema de eliminação da substância pelo corpo humano não é muito desenvolvido em crianças de zero a 12 meses.
O vidro é mais pesado que o plástico e se quebra muito mais facilmente durante o transporte. Isso significa que produz mais emissões no transporte do que plástico e custa mais no transporte. Ainda outra coisa a considerar é que a maior parte do vidro não é realmente reciclado.
Desvantagens do uso de plásticos
– Menor desempenho na função isolante térmico para altas temperaturas; – Baixa condução de calor; – Tempo maior para degradação no meio ambiente, quando não descartados corretamente.
Desvantagens. Alguns conservantes estão sendo associados a doenças e distúrbios, como autismo e obesidade. Se conservantes são capazes de interferir e até matar bactérias e outros micro-organismos, o que eles poderão ser capazes de fazer dentro do organismo humano?
Como citado anteriormente, a facilidade do copo descartável de isopor é a sua principal característica: isolamento térmico e impermeabilidade. Esse material é muito utilizado na indústria de alimentos e serviços para armazenar substâncias.
As utilizações do vidro nas edificações são muitas: maior aproveitamento da luminosidade, conforto, sensação de amplitude, beleza e claro, economia. O material é versátil e há no mercado uma infinidade de modelos e qualidades, o que torna esse produto uma excelente opção para criar projetos despojados.
Polipropileno (PP): copos de plástico transparente e mais resistente. É considerado um dos plásticos mais seguros para a alimentação.
Saquinhos de sílica. Muitas bolsas e remédios vêm com saquinhos de sílica para ajudar em sua conservação. Por absorver bem a umidade, esse composto químico evita também a deterioração de papéis e o surgimento de bolor. Em adição, ainda servem para secar eletrônicos como câmeras fotográficas e celulares.
O que é considerado violência patrimonial?
Qual o nome das filhas de Elba Ramalho?
O que acontece com a densidade de um objeto quando ele é aquecido?
Como está composta a caixa torácica?
Que palavra usar no lugar de coisas?
Como funciona o sistema de ensino na Inglaterra?
Qual é a melhor máscara para tirar cravos e espinhas?
Qual a droga ilícita mais usada?
Como é o tampão mucoso tem cheiro?
Qual a diferença entre saúde complementar e suplementar?
O que é uma análise de gráficos?
Como saber se é Oxitona Paroxitona ou proparoxítona?
Quando devo tomar cloridrato de ciclobenzaprina?