UOL Esporte - Olimpíadas 2004. "O importante não é vencer, mas competir. E com dignidade." Esse era o lema do educador francês Pierre de Frédy, mais conhecido como Barão de Coubertin.
Seu objetivo, portanto, era "arrancar os jovens indolentes dos bares e torná-los pessoas de caráter e fisicamente em forma". Ele almejava um equilíbrio entre treino corporal e formação intelectual. Para concretizar suas ideias, Coubertin criou um Comitê de Propagação dos Exercícios Físicos na Educação.
O lema – Citius, Altius, Fortius (que em latim significa “o mais rápido, o mais alto, o mais forte”). Esta citação, que foi criada pelo Padre Didon, amigo do Barão Pierre de Coubertin, serve como lema do ideal olímpico e resume a postura que um atleta precisa ter para alcançar seu objetivo.
Jogos Olímpicos
Então, propôs que fosse reinstituída a tradição de realizar um evento desportivo internacional periódico, inspirado no que se fazia na Grécia antiga. Este congresso levou à constituição do Comitê Olímpico Internacional (COI), do qual o barão de Coubertin seria secretário geral entre (1896-1925).
Inspirado nas Olimpíadas da Grécia Antiga, Barão de Coubertin foi o criador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, que foram disputados pela primeira vez em 1896. Foi ele o responsável por colocar no papel os ideiais do Olimpismo como um estilo de vida associado ao esporte, à cultura e à educação.
22 curiosidades que você vai gostar
Barão de Coubertin (1863-1937) era o titulo de nobreza do historiador e pedagogo francês Pierre de Frédy. Ficou conhecido por ter criado os Jogos Olímpicos Modernos.
Ele pretendia estabelecer um festival atlético internacional cuja força motriz deveria ser um objetivo educacional. Os Jogos Olímpicos devem promover o valor do esporte como ferramenta educacional. Na verdade, a ideia era que o esporte pode contribuir para a educação dos cidadãos modernos.
“Citius, Altius, Fortius”
Este é o lema dos Jogos Olímpicos, e foi pensado por um amigo do organizador das edições da Era Moderna dos Jogos — Pierre de Frédy, mais conhecido como Barão de Coubertin —, o padre Henri Didon, na ocasião em que criaram o Comitê Olímpico Internacional (COI), em 1894.
Como forma de encorajar os atletas a atingirem o seu melhor durante as competições, Coubertin introduziu ao Movimento Olímpico o lema "Citius, Altius, Fortius" (Mais rápido, Mais alto, Mais forte).
O lema original, em latim "Citius, Altius, Fortius", foi adotado pelo fundador dos Jogos modernos, Pierre De Coubertin, no século 19. A versão latina agora será "Citius, Altius, Fortius - Communis".
O ideal olímpico de que “o importante não é vencer, mas competir”, tem uma concepção bastante diferente na economia mundial e na luta de todos os povos para conquistar a prosperidade socioeconômica: é preciso alta competitividade em todas as cadeias de valores para vencer na corrida do desenvolvimento.
Anéis Olímpicos
Os cinco aros interligados que compõem o estandarte possuem cores diferentes, cada uma representando um continente: azul, a Europa; amarelo, a Ásia; preto, a África; verde, a Oceania; e vermelho, as Américas. Os anéis entrelaçam-se para dar voz a valores como o universalismo e o humanismo.
O que é a Tocha Olímpica:
Também conhecida como Chama Olímpica, esta é uma referência ao episódio da mitologia grega que narra o roubo do “fogo sagrado” de Zeus (deus dos deuses) por Prometeu para que pudesse ser entregue aos seres humanos. Prometeu era conhecido como o titã defensor dos direitos da humanidade.
Os valores atribuídos por Coubertin ao movimento olímpico foram: igualdade, equidade, justiça, respeito pelas pessoas, racionalidade, compreensão, autonomia e excelência.
Valores Olímpicos e ParalímpicosExcelência.Amizade.Respeito.
A proposta de Coubertin foi apresentada na União das Sociedades Francesas de Esportes Atléticos (USFSA) em 1892. Nessa proposta, estava a pretensão de criar um comitê olímpico internacional diretamente inspirado nos antigos jogos realizados na cidade de Olímpia.
O Lema Olímpico Citius, Altius, Fortius, que em latim significa "mais rápido, mais alto, mais forte", foi criado pelo padre Henri Didon e amigo do Barão Pierre de Coubertin quando da criação do Comitê Olímpico Internacional em 1894.
O lema agora será “Mais rápido, mais alto, mais forte – juntos” (Citius, Altius, Fortius – Communis, na versão latina).
Os primeiros Jogos Olímpicos da Antiguidade aconteceram em Olímpia, na Grécia, no ano de 776 a.C. Na época, o evento tinha o objetivo de cultuar os deuses do Olimpo por meio da valorização das aptidões de cada atleta.
O objetivo do Olimpismo é colocar o esporte a serviço do homem, a partir da criação de um estilo de vida baseado na alegria do esforço físico e no respeito entre os cidadãos, contribuindo para o desenvolvimento do indivíduo e fortalecendo a compreensão e a união entre os povos.
Os Jogos Olímpicos foram criados com o objetivo de utilizar o esporte como instrumento para a promoção da paz, da união e do respeito. Entre os intuitos principais está a contribuição para um mundo melhor e a garantia de que a prática de esportes é um direito de todos os seres humanos.
Pierre de Frédy, mais conhecido como Barão de Coubertin, nasceu em Paris no primeiro dia de 1863. De família nobre francesa, ele dedicou sua vida aos estudos. Foi através dos livros que ele descobriu histórias das escavações que encontraram as ruínas do estádio onde eram disputados os Jogos da Antiguidade, em Olímpia.
O sonho de Coubertin
Foram necessários cerca de 1.500 anos para que alguém tivesse a idéia de resgatar uma competição nos moldes das Olimpíadas dos gregos antigos.
Os Jogos Olímpicos da Era Moderna foram recriados por Pierre de Coubertin e tiveram sua primeira edição no ano de 1896.
Na antiguidade, o fogo era considerado sagrado por muitos povos, incluindo os gregos, que tinham uma lenda segundo a qual o fogo teria sido entregue aos mortais por Prometheus que o roubara de Zeus. Devido à importância do fogo, em muitos templos eram mantidas chamas acesas permanentemente.
Quanto tempo sangra depois de colocar o DIU?
Quais são os direitos fundamentais para garantir a dignidade do ser humano?
Quanto vale a letra Z na matemática?
Quanto tempo demora um deposito em dinheiro?
Pode carregar o celular com carregador de outra marca?
Quem pode ser padrinhos de casamento civil?
Quem governou o Egito depois de José?
Quantos quilômetros uma moto 125 faz com um litro de gasolina?
O que fazer quando o plano de saúde não cobre exame?
O que se entende por aceleração?
Pode usar lente de contato para mergulhar?
Quais são as 6 condições adversas?
Quantos pênaltis Dida defendeu jogando no Milan da Itália?
Quantos ano vive um tartaruga?
Quanto ganha um músico da noite?
Como deixar o teclado automático?