O ciclo menstrual é regulado pela interação complexa dos hormônios: hormônio luteinizante, hormônio folículo-estimulante e os hormônios sexuais femininos estrogênio e progesterona.
A alta concentração de progesterona na circulação sanguínea inibe, por feedback negativo, a produção de LH pela hipófise. A queda nos níveis de estrogênio e progesterona faz com que as células endometriais se desprendam da parede uterina.
É neste período que os altos níveis de estrogênio acionam um súbito aumento em outro hormônio, o hormônio luteinizante (LH). Esse aumento do LH causa a liberação do óvulo maduro do ovário, é o que chamamos de ovulação. Se não for fertilizado, o óvulo será descartado junto com o revestimento do útero.
Estrogênio. O estrogênio é produzido, sobretudo, pelos ovários e possui funções importantes relacionadas às características sexuais da mulher. Além disso, assim como a progesterona, também atua na regularização do ciclo menstrual feminino e na preparação do útero para a gravidez.
Na mulher, o FSH e o LH participam do ciclo menstrual. Nesse ciclo haverá a formação do ovócito e a produção dos hormônios ovarianos estrógeno e progesterona, que preparam o útero para uma possível gravidez.
28 curiosidades que você vai gostar
O LH e o FSH promovem a ovulação e estimulam as secreções dos hormônios sexuais estradiol (um estrogênio) e progesterona pelos ovários. ... ex., próximo ao período de ovulação) podem estimular a secreção de gonadotrofinas.
O LH é o hormônio estimulador das células intersticiais nos ovários e nos testículos. No sexo feminino, seu grande aumento no meio do ciclo induz à ovulação. Se for dosado de maneira seriada, pode determinar a data da ovulação.
A progesterona é um hormônio, produzido pelos ovários, que tem um papel muito importante no processo de gravidez, sendo responsável por regular o ciclo menstrual da mulher e preparar o útero para receber o óvulo fertilizado, evitando que seja expulso pelo corpo.
A progesterona tem o papel fundamental de evitar a gravidez através da inibição da ovulação. O estrogênio controla o ciclo menstrual, ou seja, garante uma boa previsibilidade da menstruação.
O cérebro, pele, músculos e emoções são afetados pela queda dos níveis de estrogênio; ondas de calor, suores noturnos, problemas de sono, ansiedade, mau humor e perda de interesse por sexo são comuns. Problemas na bexiga e secura vaginal também são normais durante esse período.
Dias antes do fluxo descer, a maioria das mulheres começa a sentir mudanças físicas e emocionais relacionadas ao aumento da progesterona e queda do estrogênio, os dois hormônios sexuais femininos. Esse período é conhecido como Tensão pré-menstrual e começa cerca de 10 dias antes da menstruação.
Alguns dias antes do início da menstruação, o corpo da mulher começa a dar sinais claros de que o organismo está pronto para desconstruir o endométrio e iniciar um novo ciclo. Além de as mamas estarem mais sensíveis do que o normal, há mudanças de humor repentinas, por exemplo.
Depois da ovulação = progesterona mais alta
Se a concepção não acontecer, o corpo lúteo começa a quebrar 9 a 10 dias após a ovulação, causando a queda dos níveis de progesterona e o início da menstruação (1, 4).
A falta da menstruação pode acontecer como consequência de diversos fatores, como prática de exercício física intenso, estresse, transtornos alimentares ou ser indicativo de gravidez, por exemplo.
Os hormônios sexuais podem interferir no peso. Os níveis de progesterona afetam a retenção de líquido, provocando o inchaço. O estrogênio influencia a distribuição de gordura: se estiver baixo, ela se acumula no abdômen e, se alto, tende a se fixar nos quadris.
Um hormônio feminino é bem importante para o crescimento muscular: o estrogênio. Estudos demonstram que este hormônio (que fica particularmente ativo durante a ovulação) pode alavancar a produção de proteínas e, assim, estimular o ganho muscular.
Entre os sintomas da baixa de progesterona estão as irregularidades no ciclo menstrual, alterações no humor, perda de libido, insônia, ressecamento vaginal, dificuldades para engravidar, dores de cabeça, falta de concentração, fadiga e alterações no peso.
Recomenda-se que a administração seja feita com um copo d água, longe das refeições (com o estômago vazio), preferencialmente à noite, antes de dormir. Na insuficiência de Progesterona, a dose média é de 200 a 300 mg de Progesterona micronizada por dia.
O Hormônio Luteinizante nas fases do ciclo. Os níveis de hormônio luteinizante (LH) estão diretamente relacionados ao ciclo ovulatório feminino. Nas mulheres, o aumento agudo de LH estimula a ovulação e o desenvolvimento do corpo lúteo.
Em mulheres, os níveis de LH esperados durante a fase de ovulação ficam entre 14 e 95,6 mUI/mL. Nos homens, os níveis normais de LH ficam entre 1,5 e 9,3 mUI/mL. Em crianças na pré-puberdade, os valores normais ficam abaixo de 0,3 mUI/mL.
O nível elevado de LH (e FSH) no meio do ciclo induz a ovulação. O LH também estimula os ovários a produzirem esteroides, principalmente o estradiol. O estradiol e outros esteroides ajudam a hipófise a regular a produção de LH. No período da menopausa, os ovários param de funcionar e os níveis de LH aumentam.
O hormônio luteinizante e o hormônio folículo-estimulante, que são produzidos pela hipófise, promovem a ovulação e estimulam os ovários a produzir estrogênio e progesterona. O estrogênio e a progesterona estimulam o útero e as mamas a se prepararem para uma possível fecundação.
Os dois hormônios que mais são produzidos no ciclo menstrual são o estrogênio e a progesterona. Ambos têm a função de preparar o nosso corpo para uma possível fertilização. Em geral, antes da ovulação, há a predominância de estrogênio e, após a ovulação, a taxa de estrogênio cai e cede espaço para a progesterona.
O estradiol é uma forma muito importante do hormônio estrogênio no organismo, que tem o papel de influenciar o desenvolvimento de caracteres sexuais das meninas, mas que, quando está elevado pode dificultar o desenvolvimento dos meninos.
O que significa valores éticos e morais?
Quando a China será a maior economia do mundo?
Qual é a versão atual do Google?
Como surgiram os óculos escuros?
Como tirar cheiro de gente morta?
O que é RPM da página do YouTube?
O que usar no cabelo depois das luzes?
Quanto faturou o filme Matrix?
Quais são as principais propriedades dos metais?
Qual a diferença do thinner para solvente?
O que é preciso para ser padre?
Como é o uso de biocombustível no Brasil?
O que fazer com as amigas em uma tarde?
Quantos éteres diferentes tem a fórmula molecular C4H10O?
Onde pegar remédio de graça em BH?
Quanto tempo demora para marcar uma cirurgia pelo SUS?