O diesel, usado principalmente no transporte de carga, é o combustível que mais tem colaborado para as emissões pelos escapamentos de dióxido de carbono, principal gás de efeito estufa, no Brasil.
As emissões de motores a diesel são compostas por gases, vapores e material particulado. Os gases e vapores constituintes incluem o dióxido de carbono, o monóxido de carbono, óxidos nítricos, dióxido de nitrogênio, óxidos sulfurosos, e diversos hidrocarbonetos – sendo alguns desses compostos orgânicos voláteis.
Apesar de bastante eficiente, a intensa utilização do óleo diesel desencadeia vários problemas ambientais. A queima desse combustível libera gases poluentes na atmosfera, com destaque para o monóxido de carbono, óxido de nitrogênio, enxofre, entre outros; esse fato contribui para o processo de aquecimento global.
Essa emissão é composta de gases como: monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos (HC), óxidos de enxofre (SOx), material particulado (MP), etc. O monóxido de carbono (CO) é um gás resultante da queima incompleta do combustível e, inalado, reduz a capacidade do sangue de transportar oxigênio.
Gasolina e álcool são utilizados para abastecer veículos leves, como carros e motos, enquanto o diesel é utilizado como combustível em veículos pesados e que percorrem maiores distâncias, como caminhões e ônibus. Cada combustível possui características e vantagens que variam a cada caso.
32 curiosidades que você vai gostar
Em geral, o etanol rende menos energeticamente que a gasolina. Esse rendimento a menos é de cerca de 30%, o que pode gerar uma diferença notável para o consumidor, dependendo da cidade e dos valores praticados pelos postos. Historicamente, os carros a etanol sempre gastaram mais que os movidos por gasolina.
Os carros a diesel mais modernos emitem menos poluição do que os carros a gasolina igualmente novos, garante um novo estudo realizado por especialistas de seis países.
O transporte motorizado, baseado na queima de combustíveis fósseis, é responsável pela emissão de vários poluentes nocivos à saúde e que degradam o ambiente urbano, com destaque para o monóxido de carbono (CO), os hidrocarbonetos (HC), os materiais parti- culados (MP), os óxidos de nitrogênio e os óxidos de enxofre ( ...
NOx (Óxidos de nitrogênio)
São gases irritantes. Provocam desconforto respiratório, diminuição da imunidade e alterações celulares. Agrava os problemas respiratórios, como alergias, asma e bronquite. Sua emissão é feita majoritariamente por veículos movidos a diesel.
Monóxido de carbono (CO): gás sem cor ou cheiro que se associa à hemoglobina, provocando dor de cabeça e redução da capacidade respiratória. Em altas concentrações, provoca asfixia e pode até matar. ... Em grandes quantidades na atmosfera, pode causar irritação nos olhos e nas vias respiratórias.
Tontura, vômito, pneumonia química, irritação de pele, do trato digestório e mucosas, sensação de ardência nos olhos, lacrimejamento, náusea, diarreia, perda de memória.
✓ Por ingestão: causa irritação da boca, esôfago, estômago e trato digestivo. A ingestão de quantidades grandes podem causar depressão no sistema nervoso central com sintomas semelhantes aos da inalação.
O óleo diesel é um derivado de petróleo constituído por hidrocarbonetos parafínicos, naftênicos e aromáticos, com cadeia de 10 a 25 átomos de carbono. Sua faixa de destilação é compreendida entre 150 a 400 °C [Barquette, 2008].
O óleo diesel é um produto inflamável derivado do petróleo (assim como o querosene, óleo lubrificante e gasolina). Portanto, como o nome sugere, ele é um combustível oleoso complexo obtido por meio da destilação fracionada do petróleo. Em outras palavras, ele é desenvolvido a partir do refino do petróleo bruto.
O diesel possui hidrocarbonetos, pois também é um derivado do petróleo, e estes são mais pesados do que os que compõem a gasolina, por isso se acumulam no meio ambiente. Além disso, metais pesados altamente nocivos também fazem parte da composição do diesel.
O diesel, usado principalmente no transporte de carga, é o combustível que mais tem colaborado para as emissões pelos escapamentos de dióxido de carbono (CO2), o principal gás de efeito estufa, no Brasil. Em 2009, o diesel respondeu por 53% das emissões do transporte rodoviário do País, seguido pela gasolina, com 26%.
O escapamento é o sistema de exaustão do carro e tem duas funções principais: reduzir o barulho gerado pelo motor e filtrar a emissão dos gases. Os gases expelidos pelo escapamento não devem ter cor ou cheiro. Por isso, quando você perceber uma fumaça azulada, preta ou branca, é bom ficar de olho. Confira a seguir.
Toda combustão de derivados de petróleo e etanol produz gás carbônico e água. Logo, a saída de água pelo escape é algo normal e que ocorre frequentemente, especialmente em carros movidos por etanol. O gás carbônico é expelido em sua forma gasosa, mas o vapor que sai no início, logo deve sumir.
A queima de óleo diesel por alguns automóveis e de carvão mineral por indústrias produzem dióxido de enxofre (SO2) e dióxido de nitrogênio (NO2), gases tóxicos que causam diversos distúrbios respiratórios nos seres humanos, como asma e bronquite.
Dentre as principais substâncias emitidas destacam-se o dióxido de carbono (CO2), o monóxido de carbono (CO), os óxidos de nitrogênio (NOX) e os materiais particulados (MP).
Todos os veículos atuais, para atender ao Proconve, saem de fábrica equipados com catalisadores de três vias, que recebem esse nome por ajudar a reduzir a presença dos principais poluentes atmosféricos exalados pelos automóveis: monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NO2) e compostos orgânicos voláteis, grupo ...
Em todo o mundo, o setor de transporte é responsável por quase um quarto das emissões globais de gases de efeito estufa relacionadas à energia. Especificamente, as emissões dos veículos são uma fonte significativa de partículas finas e óxidos de nitrogênio, as principais causas da poluição do ar urbano.
O etanol é conhecido como o combustível menos poluente que existe atualmente. Feito de matérias primas de vegetais como a cana-de-açúcar, o etanol é uma alternativa renovável e limpa, que confere mais potência ao motor dos veículos, assim como a vida útil do lubrificante, se comparado com a gasolina.
Diesel é mais poderoso do que a gasolina
A gasolina é, portanto, um composto de carbono mais uniforme que o diesel. Geralmente o diesel tem maior teor de enxofre, que é altamente prejudicial para a atmosfera.
O primeiro da lista dos mais poluentes é o Chevrolet Corsa (gasolina motor 1.4), que recebeu nota 4,8. Na sequência vem o Peugeot 307 Sedan (álcool 1.6) com 5,2 e Citroën Xsara Picasso (álcool 1.6), Citroen C3 (álcool 1.4), Renault Scenic (álcool 1.6) e Chevrolet Montana (Gasolina 1.4) com 5,6.
Como saber qual tipo de dermatite eu tenho?
Como conseguir laudo médico INSS?
Como economizar na hora de comprar produtos de limpeza?
O que o formol faz com o cabelo?
Quantas vezes o papa veio ao Brasil?
Quais são os motivos para elevada criminalidade nas cidades latino-americanas?
Como eliminar 1 5 kg por semana?
Qual sangue mais raro no Brasil?
Qual o preço do metro quadrado de pedra granito?
Qual é a desvantagem de usar a abordagem tradicional em cascata?
Como se uma pessoa de sucesso?
Qual o evento para alteração de sócios?
Qual melhor CNAE para dropshipping?
Quais são os exemplos de gêneros digitais que estudam na sala?