Quarta-feira: Xangô, Iansã, Obá Quinta-feira: Oxóssi, Logunedé e Ossaim. Sexta-feira: Oxalá
Devido ao sincretismo religioso com São Jerônimo, hoje (30) também é celebrado o dia de Xangô para a maioria dos umbandistas e candomblecistas.
Seu dia do ano é 8 de dezembro ou 12 de outubro. Iansã – O dia semanal dessa orixá também é o sábado, mas por conta do seu relacionamento com Xangô, também pode ser a quarta-feira. Sua data no ano é 4 de dezembro.
Xangô traz consigo a força de saber que aplica apenas o que é justo, e nada representa mais esta força que as pedras e rochedos, que são regidos pelo orixá e simbolizam firmeza e estabilidade, tal como a força e vontade deste orixá. Por isso se usa o marrom, cor da terra e das rochas.
Oração de Xangô para pedir justiça
Soberano Senhor do equilíbrio e da equidade, velai pela inteireza do nosso caráter. Ajudai-nos com Vossa prudência. Defendei-nos das nossas perversões, ingratidões, antipatias, falsidades, incontenção da palavra e julgamento indevido, dos atos dos nossos irmãos em humanidade.
33 curiosidades que você vai gostar
Acender velas
Este é um ritual simples, mas poderoso que pode ser facilmente incorporado na sua rotina. Se você ainda não sabe qual é o seu orixá, indicamos que você acenda velas na cor branca, que atende a todos.
■
Vá até uma área de cachoeira ou uma pedreira com os ingredientes em mãos. Pegue o documento e coloque a pedra por cima dele, coloque o copo em frente a pedra e encha de cerveja. Depois é só preparar as velas em volta da oferenda e acender as velas. A cada vela acendida peça a Xangô que faça justiça.
Para agradar Xangô na Umbanda e vencer um caso de justiça, vá a uma pedreira numa quarta-feira levando 1 vela marrom e 1 cerveja preta.
Leão - o rei dos animais tem a proteção do Rei dos Orixás Xangô. Águia - por sua excelente visão tem a proteção da Dona dos olhos, Euá. Galinha d angola branca - por sua raridade tem a proteção da destemida Obá. Coelho - com seu jeito brincalhão tem a proteção dos Gêmeos Ibeji.
Vela azul: cor que acalma, tranquiliza e atrai equilíbrio emocional. A cor azul claro está muito ligada ao Astral e Boas Energias do Universo. Tons de azul mais vivo melhoram a autoestima, atraem alegria interior e paz na casa.
Considerado o "Rei da justiça", Xangô é detentor dos trovões, das tempestades e do fogo. Suas cores são o vermelho e o branco. O dia dele é a quarta-feira.
Quinta-feira é dia de saudar Oxóssi, orixá da mata e dos animais. Pedimos sua proteção sobre nosso país, especialmente para todos aqueles que estão lutando contra o novo Coronavírus. Okê Arô, Oxóssi! Okê, okê!
Exús e Pombagiras da Umbanda são cultuados às segundas-feiras, mas aceitam oferendas todos os dias após as 19h. As velas para Pombagiras e Exús podem ser toda vermelha, toda preta, bicolor preta e vermelha ou toda branca. ...
Vela que chora: significa que o seu pedido é muito difícil de ser realizado.
É tanta a aversão de Xangô pela morte que ele se afasta de seu filho, mal ele caia doente. É chamado de leopardo dos olhos faiscantes, de fogo ou de dragão faiscante. Em alguns mitos ele usa Kabelo transado e se veste de saia vermelha e búzios. Detesta mentirosos, adora argolas de ouro e põem fogo pela boca.
Xangô é um orixá que tem o controle sobre os raios e trovões e que também expele fogo pela boca. Ele aparece com um machado de duas faces em virtude de sua inclinação guerreira. Xangô é o poderoso orixá guerreiro que domina os raios e os trovões.
O "Machado de Xangô" ou Oxé, é o símbolo principal de Xangô. A arma é um machado de duas lâminas que, quando os seus "filhos" (pessoas que dentro dos cultos da umbanda e candomblé incorporam o espírito de Xangô) estão em transe, carregam com as mãos.
Velas de Cosme e Damião - Azul.
Amalá ou Caruru: é comida-ritual do Orixá Xangô, Iansã, Obá e Ibêji. Também é feito com quiabo cortado, cebola ralada, pó de camarão, sal, azeite de dendê ou azeite doce. É oferecido em uma gamela forrada com massa de acaçá. Axoxô ou Oxoxô: é a comida-ritual dos orixás Oxossi e Ogum, no Candomblé e na Umbanda.
As frutas são: figo, morango, maçã vermelha. Elas protegem os terreiros de Umbanda e seus médiuns.
Suas oferendas são as flores marrons, cerveja preta, fumo e o famoso Amalá de Xangô, oferenda preparada com quiabos e muito tradicional nos Candomblés. Sua saudação é “Caô Cabiecilê” ou “Kaô Kabecilê”.
Pedreiras são fontes de emanação de poder e energia primordial da vida. As pedras naturais são bases para construções sólidas, assim como a justiça e a força de Xangô. Por isso, as pedreiras são locais ideais para fazer oferendas a este Orixá, que também domina o fogo e as lavas dos vulcões.
Através da sua data de nascimento, por exemplo 17/11/1994, some todos os números até reduzir a um único algarismo. Nesse caso, teríamos: 1+7+1+1+1+9+9+4=33, e depois faça uma nova soma com o resultado 3+3=6. Então, você descobrirá qual é o seu Odu, que nesse exemplo seria Obará, regido por Oxóssi e Xangô.
O dia da semana atribuído a Exu é segunda-feira e 13 de junho é seu dia comemorativo. A data faz com que, no sincretismo com a religião católica, Exu seja representado por Santo Antônio.
O que precisa para fazer o plano de saúde Unimed?
Pode levar spray na bagagem de mão?
Quanto tempo vai durar o renda Brasil?
Porque o tecido viscose encolhe quando lava?
Vai ter corrida São Silvestre 2021?
Como fazer suplementação de vitamina B12?
Quantos tomadas suporta um disjuntor de 20 amperes?
O que quer dizer a palavra Hebrom?
Quanto tempo devo usar o colírio após a cirurgia de catarata?
Quanto tempo leva para dar a volta na órbita da Terra?
Qual foi a importância da atividade cafeeira para o Brasil?
Quem tem a posse tem a propriedade?
Pode tomar 2 Rivotril de 2 mg?
Pode lavar roupa com cloro Gel?
Quanto é 1 6 da pena de 5 anos?