Devido ao sincretismo religioso com São Jerônimo, hoje (30) também é celebrado o dia de Xangô para a maioria dos umbandistas e candomblecistas.
Na Umbanda Xangô é comemorado nos dias 24, 29 e 30 de junho.
Xangô traz consigo a força de saber que aplica apenas o que é justo, e nada representa mais esta força que as pedras e rochedos, que são regidos pelo orixá e simbolizam firmeza e estabilidade, tal como a força e vontade deste orixá. Por isso se usa o marrom, cor da terra e das rochas.
Oração de Xangô para pedir justiça
Soberano Senhor do equilíbrio e da equidade, velai pela inteireza do nosso caráter. Ajudai-nos com Vossa prudência. Defendei-nos das nossas perversões, ingratidões, antipatias, falsidades, incontenção da palavra e julgamento indevido, dos atos dos nossos irmãos em humanidade.
■
Vá até uma área de cachoeira ou uma pedreira com os ingredientes em mãos. Pegue o documento e coloque a pedra por cima dele, coloque o copo em frente a pedra e encha de cerveja. Depois é só preparar as velas em volta da oferenda e acender as velas. A cada vela acendida peça a Xangô que faça justiça.
23 curiosidades que você vai gostar
Suas oferendas são as flores marrons, cerveja preta, fumo e o famoso Amalá de Xangô, oferenda preparada com quiabos e muito tradicional nos Candomblés. Sua saudação é “Caô Cabiecilê” ou “Kaô Kabecilê”.
Usa seu pilão para amassar o cérebro de seu inimigo oculto. Depois que o vence gosta de comer seu carneiro bem temperado e assado nas brasas. Com muita pimenta é claro. Isso ocorre porque Xangô é um orixá que rola no chão quem o ofende, da mesma maneira que um novelo de lã.
Para agradar Xangô na Umbanda e vencer um caso de justiça, vá a uma pedreira numa quarta-feira levando 1 vela marrom e 1 cerveja preta. Abra a cerveja, acenda a vela e peça com fé.
Acender velas
Este é um ritual simples, mas poderoso que pode ser facilmente incorporado na sua rotina. Se você ainda não sabe qual é o seu orixá, indicamos que você acenda velas na cor branca, que atende a todos.
Saudação à XangôTermo: Kaô KabecilêSignificado: Permita-me vê-lo, Majestade!Expressão corporal: o movimento para Xangô é feito alternando as mãos: uma vai para a testa e a outra para a nuca, e vai alternando.
Leão - o rei dos animais tem a proteção do Rei dos Orixás Xangô. Águia - por sua excelente visão tem a proteção da Dona dos olhos, Euá. Galinha d angola branca - por sua raridade tem a proteção da destemida Obá. Coelho - com seu jeito brincalhão tem a proteção dos Gêmeos Ibeji.
Vela azul: cor que acalma, tranquiliza e atrai equilíbrio emocional. A cor azul claro está muito ligada ao Astral e Boas Energias do Universo. Tons de azul mais vivo melhoram a autoestima, atraem alegria interior e paz na casa.
Velas de Cosme e Damião - Azul.
Considerado o "Rei da justiça", Xangô é detentor dos trovões, das tempestades e do fogo. Suas cores são o vermelho e o branco. O dia dele é a quarta-feira.
Oxalá é o grande orixá da criação e em sua honra os iniciados no candomblé vestem-se de branco todas as sextas-feiras, cumprindo alguns outros resguardos de ordem alimentar e comportamental.
Vela que chora: significa que o seu pedido é muito difícil de ser realizado.
Pedreiras são fontes de emanação de poder e energia primordial da vida. As pedras naturais são bases para construções sólidas, assim como a justiça e a força de Xangô. Por isso, as pedreiras são locais ideais para fazer oferendas a este Orixá, que também domina o fogo e as lavas dos vulcões.
Existe uma qualidade de Xangô, chamada Baru, que não pode comer quiabo. Ele era muito brigão. Só vivia em atrito com os outros.
Não comem quiabo nem camarão
A quizila dos filhos de Xangô em especial é não comer quiabo e não comer camarão sem tirar a calda e os espetos da cabeça do camarão. Caso comam, podem ter sérios problemas gastrointestinais ou alérgicos.
As frutas são: figo, morango, maçã vermelha. Elas protegem os terreiros de Umbanda e seus médiuns.
Romã Uma das principais plantas utilizadas no candomblé, a romã é considerada como uma das ervas de Xangô e também de Iansã, uma de suas esposas. Ela limpa, abre caminhos, traz mais alegria e prosperidade. Além disso, é usada também para proteger contra acidentes e energias negativas.
A oferenda para Xangô abrir caminhos é o ebó.
...
Para fazer tal oferenda para Xangô abrir caminhos, vai precisar dos seguintes ingredientes:1 dúzia de bananas;1 cerveja preta;6 charutos;3 cravos brancos;3 cravos vermelhos;6 velas marrons;1 folha de papel de seda marrom;1 folha de papel de seda branca;
Deixar a peça de molho nesta água e acender duas velas pequenas brancas pedindo a Cosme e Damião que acalmem a criança e traga mais docilidade nos caminhos dela. Quando as velas terminarem de queimar, torcer a roupa e deixar secar normalmente. Entregar a criança para usar sem dizer nada a ela.
A vossa inocência e simplicidade ajudem a todas as crianças a terem muita bondade umas com as outras. Fazei que elas conservem sempre a consciência tranquila. São Cosme e São Damião, rogai por nós, por todas as crianças, médicos e farmacêuticos. Amém.
O que causa hipotermia em cães?
Quais são os 3 níveis de leitura?
Quantas vezes posso usar a mesma lâmina de barbear?
Como faço para pedir demissão imediata?
Quais são as 4 categorias dos jogos cooperativos?
Quais alimentos mais causam câncer?
Qual é a diversidade cultural do Rio de Janeiro?
Como ganhar hospedagem de graça?
Qual o risco de engravidar tomando Perlutan?
O que precisa para colocar uma porta de madeira?
Que tipos de pessoas serão arrebatadas?
O que é o hardware do celular?
Quais são os riscos dos procedimentos estéticos?