Na sociedade moderna, embora haja variação dos limites de idade, a juventude é compreendida como um tempo de construção de identidades e de definição de projetos de futuro. ... Ser jovem é viver uma contraditória convivência entre a subordinação à família e à sociedade.
Mesmo com tantas explicações acerca de um termo, pode-se dizer que a juventude representa o período da vida que se dá entre a infância e a maturidade. ... Sociologicamente, o prazo da juventude pode também ser apontado como aquele no qual o indivíduo adquire novas responsabilidades, ao sair da casa dos pais ou se casar.
“A 'juventude' é apenas uma palavra”, afirma Bourdieu, ao abordar a noção de juventude. Para ele, as divisões entre as idades seriam arbitrárias: “Somos sempre o jovem ou o velho de alguém”. ... Portanto, juventude e velhice não seriam dados, mas construções sociais oriundas da luta entre os jovens e os velhos.
Na Roma antiga, que tem início em 753 a.C., com a fundação de Roma, até por volta do século V, os estudiosos eram Lucrécio, Cícero, Sêneca e Quintiliano. E, no governo de Augusto, os meninos de 16 anos eram inseridos em uma classe denominada “príncipes da juventude”.
constituem diferentes culturas juvenis, ou como é apresentado em suas obras, diferentes juventudes, referindo-se aos modos de vida cotidianos e específicos, que ganham visibilidade no espaço das cidades (DAYRELL, 2005b, DAYREL, 2003).
Questões sobre o termo Juventude(s) A primeira questão que precisamos compreender é de que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a Juventude não é um fenômeno natural, mas uma construção social e histórica, que ocorreu durante a modernidade (PERALVA, 1997).
O jovem é um sujeito com valores, comportamentos, visões de mundo, interesses e necessidades singulares. Ser Jovem é estar imerso em uma sociedade com processos transitórios, a partir de uma NOVA conjuntura familiar, política e social estabelecida. ... O acesso às informações não possuem mais valor de mercado.
Ser jovem é querer viver a vida como se o amanhã não existisse. Ser jovem é ir a uma festa para ser cobiçada, mas na hora “H” tirar o corpo fora. ... Ser jovem é querer ultrapassar limites, desprender-se da tutela dos pais e tornar-se independente.
É preciso explorar este tema iniciando por dizer que existe, hoje, no Brasil, um uso concomitante de dois ter- mos, adolescência e juventude, que ora se superpõem, ora constituem campos distintos, mas complementares, ora traduzem uma disputa por distintas abordagens.
Utilizando método de pesquisa de tipo metassíntese, realizou-se uma reflexão teórica sobre o conceito de juventude a partir de pesquisa em teses, dissertações e artigos das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, publicados entre 20. Analisou-se o processo de produção desse conceito, suas rupturas, permanências e desafios.
Isto pode ser apreciado de forma mais acentuada no caso do conceito de juventude, já que tais elementos variam em cada caso presente, por se tratar de uma fase de busca de identidade, com certa desesperança ou desespero implícito, uma grande quantidade de energia e de entrada para o mundo social independente.
Alcimar Enéas Rocha Trancoso2 Adélia Augusta Souto Oliveira3 Resumo Nos últimos anos, o tema juventude tem adquirido destaque crescente no campo político, no cultural e no acadêmico.
Discutir a juventude na contemporaneidade leva-nos a tomar duas precauções importantes: entender que a noção de juventude é uma construção social e cultural e, além disso, bastante diversificada; e compreender que a noção de juventude não pode ser definida isoladamente, mas a partir de suas múltiplas relações e contextos sociais.
Quanto tempo posso deixar a carne marinando?
Quais as chances de ter um filho com autismo?
O que foi a colonização portuguesa na América?
O que é o que é ginástica artística?
Qual a importância dos meios de transporte para nós?
Quais são os solventes alifáticos?
O que é um arquivo no formato PDF?
Quanto tempo posso recorrer na Justiça do Trabalho?