O ensino remoto é todo conteúdo que é produzido e disponibilizado online, que é acompanhado em tempo real pelo professor que leciona aquela disciplina, sempre seguindo cronogramas adaptáveis do ensino tradicional.
Daí vem a confusão entre ensino remoto e ensino domiciliar, ou homeschooling, que é quando os pais se encarregam da educação formal das crianças. Para especialistas, as diferenças devem ser demarcadas. – O ensino remoto preserva o vínculo do aluno com a escola, enquanto no homeschooling a escola é inexistente.
Sendo assim, define-se como ensino remoto como sendo o processo de ensino-aprendizagem aliada a tecnologia, através das plataformas digitais e outros meios, onde o aluno é centro desse processo e o professor é o mediador enfrentando desafios de forma corresponsável no ambiente escolar virtual.
1. O que é Ensino Remoto Emergencial (ERE)? São estratégias didáticas e pedagógicas criadas para diminuir os impactos das medidas de isolamento social sobre a aprendizagem.
Segundo o coordenador de Ensino EaD do Ifal, Luiz Henrique Lemos, enquanto a EaD é modalidade consolidada na instituição, o ensino remoto tem caráter provisório. ... EAD é a possibilidade de flexibilização do aprendizado, onde os alunos conseguem adaptar a sua rotina com a necessidade da formação", esclarece.
19 curiosidades que você vai gostar
Ensino Remoto Emergencial (ERE) se refere, justamente, a uma estratégia criada em caráter de urgência para evitar que os estudantes fiquem sem acesso às aulas durante o isolamento social.
As aulas remotas realizadas no contexto do coronavírus são atividades de ensino mediadas pela tecnologia, mas que se orientam pelos princípios da educação presencial. Aulas remotas oferecem a continuidade da escolarização por meio de recursos tecnológicos, só que a distância.
“Que possamos dar continuidade de onde paramos nas aulas físicas e que seja algo bom para todos. Espero que as aulas tenham muita interação entre aluno e professor, pois na minha opinião é assim que o conhecimento deve ser construído. A sensação é de ansiedade e saudades do ambiente escolar”, ressalta.
Assim como as escolas, os alunos também tiveram que encontrar meios para se adaptarem. Muitos pegaram computadores emprestados. Outros, usaram os dispositivos oferecidos por ONGs. Alguns assistem as aulas pelo celular dos pais e, outros, ganharam o próprio celular.
Ensino remoto trouxe impactos negativos no processo de aprendizagem. Em tempos de pandemia, a sociedade como um todo teve de aprender a lidar com uma nova realidade. ... Ainda de acordo com ela, o desafio é grande, pois ainda não há segurança sanitária para o retorno presencial e diante disso, o ensino remoto continua.
A falta de equipamentos como computadores smartphones e tablets foi uma das maiores dificuldade enfrentada para garantir atividades escolares remotas durante a pandemia. Cerca de 83% das escolas enfrentaram esse obstáculo. ... O estudo analisou a situação e realizou entrevistas com pessoas de 3.678 escolas.
O ensino híbrido, ou blended learning, vem sendo considerado uma forte opção para as atividades educativas. ... Já no ensino remoto a transmissão das aulas se dá em tempo real em plataformas de streaming.
Como fazer homeschooling1) Decida se o ensino será dado pelos pais ou por professor particular. ... 2) Organize o tempo disponível e estabeleça um cronograma. ... 3) Consiga um bom material. ... 4) Aprenda a aplicar o material da forma correta. ... 5) Acompanhe o desempenho e entenda o ritmo de aprendizado.
O Ministério da Educação (MEC) autorizou a utilização das aulas remotas em escolas e universidades enquanto durar a pandemia. O parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) foi homologado pelo MEC nesta quinta-feira (10) e estabelece que a regra é válida para todas as redes de ensino, em caráter excepcional.
Prepare sua escola para manter a excelência no ensino
Além disso, busque dar uma capacitação para seus professores. Avalie qual ferramenta você está usando para as aulas online e ensine os professores a aproveitá-la ao máximo – além de apresentar outras ferramentas online que podem melhorar o aprendizado.
O Conselho Nacional de Educação (CNE), em 2020 publicou pareceres para auxiliar as redes de ensino a conduzirem o ensino durante a pandemia. O CNE autorizou, por exemplo, aulas remotas em todas as etapas de ensino e autorizou a continuidade do ensino remoto por todo o ano de 2021.
“Esse novo cenário demanda um número crescente de profissionais aptos para atuar com os recursos tecnológicos, além de outras habilidades como, propor novas soluções, saber trabalhar em equipe e lidar com os desafios do ensino remoto, o que faz toda diferença durante o aprendizado.
Necessidade de distanciamento social na pandemia mostrou importância do acesso à internet e a computadores para escolas, professores e estudantes. Ensino híbrido terá de passar a fazer parte da realidade da educação pública após a quarentena. ... Escolas e professores tentam manter contato com os alunos.
O retorno será escalonado e híbrido: em uma semana, metade dos estudantes de cada turma estudarão presencialmente, enquanto que os demais alunos acompanharão as aulas de forma remota, por meio do uso de tecnologia ou material impresso.
Qual a importância das atividades remotas para a educação infantil? As atividades remotas são relevantes para que o processo de aprendizagem não seja prejudicado devido à pandemia do coronavírus. Assim, por meio delas, os professores estimulam o desenvolvimento e engajamento dos alunos.
Maior flexibilidade de horários para os alunos acessarem a educação: A EaD possibilita que as pessoas que trabalham e por isso não podem frequentar aulas presenciais nos horários convencionais tenham acesso a estas aulas através de aulas assíncronas ou síncronas em horários alternativos ou através da internet.
O objetivo é evitar o aumento do deficit de aprendizagem, da evasão escolar e da repetência, mas para isso os alunos e as famílias precisam manter contato virtual com a escola para não ter retrocesso no aprendizado.
Distrito Federal é único lugar do Brasil com legislação sobre homeschooling aprovada e sancionada. Entre as unidades da federação, o Distrito Federal é a única que tem uma legislação sobre homeschooling já aprovada por parlamentares locais e pelo governo.
Em 2018, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que pais não têm o direito de tirar os filhos da escola para ensiná-los exclusivamente em casa sem que haja uma lei para regulamentar a situação. Vitória! Aprovado o homeschooling em Santa Catarina.
A regulamentação do ensino domiciliar (homeschooling) no Brasil está em discussão na Câmara dos Deputados. Caso seja aprovada, a prática irá permitir que a educação básica seja oferecida em casa, sob a responsabilidade exclusiva de famílias e tutores.
Como baixar comprovante de inscrição CNPJ?
Como recuperar uma conta com verificação de duas etapas?
Qual a classificação do verbo conversar?
Como tirar a gordura das penas de um pássaro?
Qual é o correto Deixa-se ou deixasse?
Como remover os cílios postiços?
Como tirar o cloro da água para o peixe?
O que tira cola de tecido da parede?
O que significa algo para defender?
Pode colar prótese dentária com Super Bonder?
Como se escreve a palavra esteticista?
Onde tirar o comprovante do INSS?
Qual a forma correta de boemia?
Qual o significado de colou não?
Como eliminar comedões no rosto?