Resposta: Quem faz , faz alguma coisa. Seu complemento seria objeto direto.
Faz ou fazem Deverá ser sempre usada a forma no singular (faz), uma vez que o verbo fazer atua como um verbo impessoal quando indica tempo decorrido ou fenômeno atmosférico, não apresentando sujeito.
Em (1) estamos perante o verbo fazer enquanto transitivo directo com predicativo do complemento directo. O grupo nominal «a Maria» é complemento directo, sendo substituível pelo acusativo a; em (2), o verbo é transitivo directo e indirecto, e o mesmo grupo nominal é complemento indirecto, a que equivale o dativo lhe.
Quanto ao verbo “precisar”, usualmente, na linguagem relativa ao português contemporâneo, duas colocações são admitidas: - No caso de o complemento ser um substantivo ou pronome, o correto é usarmos a preposição. Assim sendo, ele se classifica como transitivo indireto.
O verbo ser é um verbo extremamente irregular que, quando conjugado, apresenta alterações tanto no seu radical como nas suas terminações. Apresenta diversos radicais distintos: eu era, eu fui, eu serei.
Complemento verbal diz respeito ao termo que completa o sentido do verbo transitivo, e pode ser: objeto direto e objeto indireto. O objeto direto completa o sentido do verbo sem o uso de preposição, ou seja, se liga diretamente ao verbo transitivo sem o uso de preposição.
fazer - verbo
Indicativo | ||
---|---|---|
Presente | Pretérito imperfeito | Futuro |
faça faças faça façamos façais façam | fizesse fizesses fizesse fizéssemos fizésseis fizessem | fizer fizeres fizer fizermos fizerdes fizerem |
Como se dá a classificação dos verbos A classificação dos verbos encontra-se relacionada às características apresentadas pelos verbos, as quais os fazem se classificar como regulares, irregulares, a Muito já aprendemos sobre os verbos.
Verbo Fazer. Conjugação de fazer em todos os tempos verbais; presente, passado e futuro. Indicativo: faço, fazes, faz, fazemos, fazeis, fazem
Dentro da classificação de verbos irregulares estão os chamados verbos anômalos. Entre os exemplos de verbos anômalos estão ser e vir, que apresentam profundas alterações nos radicais e na sua conjugação. Os verbos defectivos não são conjugados em determinadas pessoas, tempos ou modos.
Os verbos em língua portuguesa são classificados em regulares, irregulares, defectivos ou abundantes. A classificação está condicionada à flexão verbal e não ao significado. Verbo é a classe de palavras que tem o maior número de flexões na língua portuguesa. Flexões Verbais As flexões...
É correto falar Tendo em vista?
Como o tempo era contado na antiguidade?
Qual é o tipo de vegetação predominante?
Para que serve o rejunte siliconado?
Quanto tempo demora para fechar o furo de piercing?
O que é uma campanha educativa?
Qual é o conceito de desigualdade?
Quais as vantagens em utilizar padrões de projeto?
Como polir aliança de ouro com creme dental?
Quem deve fazer o CNO da obra?
Qual a melhor gasolina comum aditivada ou premium?
Como lavar roupa suja de mecânico?
O que é vitamina C para o rosto?
Quais os benefícios de tomar suco de limão em jejum?
Como ser honesto com as pessoas?