Havendo necessidade de manipulação de produto químico, deve ser disponibilizado pelo empregador, local adequado, conforme exige a NR 32. 32.3.7.1 O empregador deve destinar local apropriado para a manipulação ou fracionamento de produtos químicos que impliquem riscos à segurança e saúde do trabalhador.
Esta parte da ABNT NBR 14725 estabelece condições para criar consistência no fornecimento de informações sobre questões de segurança, saúde e meio ambiente, relacionadas ao produto químico.
Desta forma, considera-se risco químico as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador pela via respiratória, na forma de poeiras, gases, neblinas ou vapores, ou por exposição, podendo ter contato com a pele e até ser absorvido pelo organismo também por ingestão.
Rotulagem Preventiva
E com NR 26 e o Decreto federal 2.657/98, todos os produtos químicos devem ser classificados, rotulados e providos de Ficha com Dados de Segurança de Produto Químico (FISPQ). Ademais, deverá ser observada a NBR 14725 parte 3, de acordo com o GHS, para a rotulagem desses produtos.
A rotulagem preventiva deve conter os seguintes elementos:Identificação e composição do produto químico;Pictograma(s) de perigo;Palavra de advertência;Frase(s) de perigo;Frase(s) de precaução;Informações suplementares.
16 curiosidades que você vai gostar
1º: identificação e composição do produto químico: nome comercial, aplicação, lote, peso bruto, peso líquido, telefone de emergência e dados do fornecedor; ... Você não pode se esquecer dos compostos que não são classificados como perigosos, estes também devem ter uma ficha com dados de segurança.
Riscos Químicos. Risco Químico: É o perigo a que determinado indivíduo está exposto ao manipular produtos químicos que podem causar-lhe danos físicos ou prejudicar-lhe a saúde.
Alguns exemplos de riscos químicos são: poeiras minerais, como a sílica, que causa a silicose; a poeira do bagaço da cana-de-açúcar e os fumos metálicos liberados em processos de fundição. Os riscos químicos causam consequências como: dores de cabeça, irritação, doenças pulmonares e até a morte.
Quais são os principais pontos da NBR 14725-3? A NBR 147725-3 tem como foco alinhar as empresas brasileiras ao Sistema Globalmente Harmonizado (GHS) de informações de segurança para produtos químicos perigosos. Flexível, ela considera que cada produto tem uma demanda e processo logístico específico.
A NBR 17505 é uma norma que estabelece os requisitos exigíveis para os projetos de instalações de armazenamento, manuseio e uso de líquidos inflamáveis e combustíveis, incluindo os resíduos líquidos armazenados em tanques estacionários ou em recipientes.
a) identificação do produto e telefone de emergência do fornecedor; b) composição química; c) pictograma(s) de perigo (ver Anexos C e D); d) palavra de advertência (ver Anexo D); e) frase(s) de perigo (ver Anexo D e E); f) frase(s) de precaução (ver Anexos D e E); g) outras informações.
Dessa forma, as informações relacionadas a um produto químico específico precisam estar regulamentadas por meio de normas técnicas.
...
A ficha de segurançavermelho é inflamabilidade;azul é risco à saúde;amarelo é reatividade;branco indica perigos especiais, como ácido forte, gás asfixiante e produto radioativo.
A elaboração da NBR 14725 foi embasada pelas seguintes premissas básicas do Globally Harmonized System of Classification and Labelling of Chemicals (GHS): a necessidade de fornecer informações sobre substâncias ou misturas perigosas relativas à segurança, à saúde e ao meio ambiente; o direito do público-alvo de ...
Passo a passo para formatar o trabalho seguindo as regras da ABNTDefina as margens da ABNT e outros pontos. ... Formate a capa na ABNT (NBR 14724) ... Faça a paginação dos elementos na ABNT (NBR 14724) ... Crie o sumário na ABNT (NBR 6027) ... Organize as citações e referências na ABNT (NBR 6023)
Os principais efeitos causados pelas substâncias químicas:
Efeitos asfixiantes: são causados, por exemplo, por gases como hidrogênio, nitrogênio, hélio, metano, acetileno, dióxido de carbono, monóxido de carbono e outros causam dor de cabeça, náuseas, sonolência, convulsões, coma e até a morte.
NuBioRiscos de acidentes. Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. ... Riscos ergonômicos. ... Riscos físicos. ... Riscos químicos. ... Riscos biológicos.
São considerados agentes químicos as substâncias, compostos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.
Como identificar o perigo dos produtos químicos? Para verificar se um produto é perigoso, deve-se consultar a FISPQ e o rótulo deste produto. Lá, estará descrito qual o potencial de provocar algum efeito nocivo ao nosso organismo, ao meio ambiente e os perigos físicos.
Os riscos químicos, aos quais os enfermeiros estão submetidos, “são os gerados pelo manuseio de uma variedade grande de substâncias químicas e também pela administração de medicamentos que podem provocar desde simples alergias até importantes neoplasias”11.
Riscos químicos
São substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador pela via respiratória, ter contato ou ser absorvidas pelo organismo através da pele ou por ingestão. Essas substâncias são amplamente utilizadas em hospitais, a exemplo de: Medicamentos como drogas quimioterápicas.
Os produtos químicos utilizados no local de trabalho devem ser classificados quanto aos perigos para a segurança e a saúde dos trabalhadores, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS), da Organização das Nações Unidas.
Os produtos químicos não devem ser armazenados acima do nível dos olhos e nunca na prateleira superior de uma unidade de armazenamento. Não superlotar as prateleiras. Cada prateleira deve ter uma borda fixa. Evite armazenar produtos químicos no chão (mesmo que temporariamente) ou estendê-los para corredores de tráfego.
Os produtos perigosos são classificados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em nove classes de riscos e respectivas subclasses, conforme apresentado na Tabela 1. Substância e artigos com risco de explosão em massa. Substância e artigos com risco de projeção, mas sem risco de explosão em massa.
O Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos, referido pela sigla GHS (do inglês Globally Harmonized System of Classification and Labeling of Chemicals), é uma abordagem técnica desenvolvida para definir os perigos específicos de cada produto químico, criando critérios de ...
O Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS por sua sigla em inglês) estabelece critérios harmonizados para classificar substâncias e compostos com relação aos perigos físicos, para a saúde e para o meio ambiente.
Como encontrar uma pessoa pelo nome e sobrenome?
Como lavar camiseta personalizada?
Como ocorre o processo de mielinização no SNC e no SNP?
Como se dá o processo de formação da chuva?
Como ocorre a deterioração das sementes?
Como acontece o processo de motivação Quem motiva quem?
Pode lavar roupa preta com calça jeans?
Como ocorre o processo sináptico?
Como ocorre a migração religiosa?
Como descobrir onde foi feita uma procuração pública?
Tem como mudar o tom do loiro?
Como pedir a Deus a cura da ansiedade?
Quando é hora de lavar as roupinhas do bebê?
Como inserir numeração de páginas Segundo a ABNT?