O termo nuca se refere à parte de trás do pescoço de diversos animais. Anatomicamente, nos seres humanos, refere-se à região inferoposterior da cabeça que corresponde à vértebra cervical chamada de atlas.
A cabeça tem duas partes: o crânio e a face. O crânio é o local onde fica localizado o cérebro, e a face é onde estão os olhos, o nariz, a boca e os ouvidos.
O osso occipital é plano e forma a base posterior da calota craniana e da base do crânio. Ele articula-se com os ossos parietais na sutura lambdóide e com os ossos temporais nas suturas occiptomastóideas.
A nuca é a parte posterior da região cervical, estende desde a cabeça ate o dorso, confluindo com esse pelo músculo trapézio, será estudada juntamente com os músculos do dorso.
O conteúdo do pescoço é agrupado em 4 espaços cervicais, chamados de compartimentos.Compartimento vertebral: contém as vértebras cervicais e os músculos posturais.Compartimento visceral: contém glândulas (tireoide, paratireoide e timo), a laringe, faringe e a traqueia.
15 curiosidades que você vai gostar
O pescoço ou colo (do latim collum) é a parte do corpo dos vertebrados que une a cabeça ao tronco. É formado pelas sete vértebras cervicais que articulam com o crânio, com as clavículas e com a porção inferior (ou posterior) da coluna vertebral e é suportado por vários músculos que dão à cabeça os seus movimentos.
A nevralgia do occipital ocorre por irritabilidade dos nervos occipitais. Estes nervos inervam o escalpe e a parte de trás da cabeça. A nevralgia do occipital produz uma dor de cabeça penetrante, latejante ou que se parece com um choque elétrico, e que atinge a parte superior do pescoço e a parte de trás da cabeça.
[ Anatomia ] Osso posterior do crânio.
A nevralgia do grande occipital deve-se à irritação e inflamação deste nervo e caracteriza-se por: Frequentemente não ter causa estrutural evidente; Raramente se dever a lesão ou compressão do nervo em consequência de traumatismo, tumor, hemorragia ou doença sistémica.
No crânio, o cérebro é revestido por três camadas de tecido chamadas de meninges.
O crânio é separado por três partes, que são neurocrânio, viscerocrânio e ouvido médio.
A cabeça é formada por 22 ossos sendo 8 do crânio (frontal, 2 parietal, 2 temporal, occipital, esfenoide, etmoide) e 14 da face (2 zigomático, 2 maxilar, 2 nasal, mandíbula, 2 palatino, 2 lacrimal, vômer, 2 concha nasal inferior).
Os tratamentos conservativos para a neuralgia occipital incluem colocação de compressas quentes, realização de massagem e de fisioterapia. Medicação anti-inflamatória e relaxantes musculares, podem aliviar os sintomas.
Tratamento. Felizmente, existe um tratamento simples para neuralgia occipital quando os antiinflamatórios e analgésicos não curam a doença. Pode ser realizado aplicação de uma injeção de analgésicos nos nervos acima do pescoço – o que deixa a parte de trás da cabeça completamente dormente.
Um grande número de medicamentos pode ser usado para aliviar a dor da neuralgia occipital, inclusive, de acordo com o centro de dor do MGH: anticonvulsivantes, drogas de estabilização de humor e relaxante muscular, blocos de nervo na forma de esteróides e anestésicos locais e botox.
Localizados na parte inferior do cérebro e cobertos pelo córtex cerebral, os lobos occipitais processam os estímulos visuais, daí também serem conhecidos por córtex visual.
Os dois ossos parietais (direito e esquerdo), formam a maior parte do topo e dos lados do crânio. Têm quatro lados irregulares, com sua superfície externa convexa e a superfície interna côncava. Protegem o cérebro e é coberto pelo couro cabeludo.
O fêmur ou fémur é o osso mais longo e mais volumoso do corpo humano, e localiza-se na coxa. Também é o osso mais resistente, suportando uma pressão de 1 230 Kg por centímetro quadrado sem se ferir.
Neuralgia occiptal ou Neuralgia de Arnoud que é a compressão do nervo occiptal o diagnóstico é feito no exame neurológico e fica a critério do neurologista solicitar outros exames complementares caso deseje afastar outras possibilidades.
A dor na nuca tem como principais causas problemas musculares decorrentes da má postura e o trabalho prolongado com a cabeça flexionada. Mas ela também pode decorrer de problemas estruturais ou intracranianos. Isso significa que você deve estar atento e pronto para buscar ajuda médica, caso esse mal-estar persista.
Dentre as diversas causas da dor na nuca, as mais comuns são ocasionadas pela hipertensão arterial ou pela tensão muscular causada por estresse e ansiedade. Além disso, as dores podem ser causadas por quadros de enxaqueca e serem sintomas de alguma doença neurológica, como a meningite.
A dor no pescoço é um problema comum que, normalmente, está relacionado com a tensão muscular provocada por situações como excesso de estresse, dormir em uma posição estranha ou utilizar o computador por muito tempo, por exemplo.
A dor no pescoço pode estar associada a uma compressão dos nervos no pescoço, o que pode provocar dormência, fraqueza ou sensação de formigamento na mão e no braço. A dor no pescoço também pode ser acompanhada por sensações de rigidez nos músculos, espasmos e dor de cabeça.
Os sintomas mais comuns da dor na coluna cervical ou torcicolo são dor e rigidez no pescoço, podendo ou não irradiar para a região dos ombros e braços. Muitas vezes associamos a alguma postura errada após dormir ou até mesmo mudanças de temperatura como o uso de ar-condicionado.
Realizar movimentos circulares na nuca
Para massagear a nuca deve-se fazer uma ligeira pressão, com a ponta dos dedos durante, pelo menos, 2 minutos.
Como é a contagem de prazo no processo do Trabalho?
Qual sentido do filtro secador?
Quando ocorre a formação de uma megalópole?
Como é produzida a levedura de cerveja?
Qual a posição certa de ligar um disjuntor?
Como funciona o fogareiro à gasolina?
Como medir o Halo no antibiograma?
Como funciona crédito para pequenas empresas?
Como funciona o aplicativo e-dinheiro?
O que pode ser financiado no Pronaf Mais Alimentos?
Como funciona o financiamento para energia solar?
Como funciona o crédito direto ao Consumidor?
Qual a finalidade de associar diodos em série e diodos em paralelo?