O Dermacor® é um inseticida para tratamento de sementes fabricado pela DuPont e lançado em 2014. De acordo com informações da DuPont, esse é considerado o produto com maior eficácia contra a lagarta-do-cartucho na modalidade de tratamento industrial.
Controle e combate à lagarta do cartucho
Tratamento de sementes: A prevenção para o ataque de pragas pode começar já no momento do plantio. Combinando custo baixo e redução de tempo gasto para o controle da praga na lavoura, o tratamento de sementes pode ajudar a manter a lavoura saudável.
O Forth Mata Lagarta é um inseticida muito eficiente no combate a infestação de lagartas em plantas, hortas, jardins e pomares. Ele é composto por uma substância chamada deltametrina, que age através de contato e ingestão, eliminando as lagartas indesejadas, com tempo esperado de ação em 24 horas.
Inseticida natural para combater lagartas em alface e repolho1) Calda Sulfocálcica. ... 2) Extrato de Alho (Allium sativum L.) ... 3) Fumo de rolo (Nicotiana tabacum) ... 4) Nim ou Neem (Azadirachta indica) ... 5) Óleo mineral e detergente neutro.
Para acabar com as lagartas, Carol Costa indica o uso do controle biológico, um pó que deve ser misturado à água. O controle biológico contém ovinhos de uma pequena vespa que, ao se desenvolver, mata as lagartas. O insumo pode ser encontrado em lojas de produtos para jardins.
16 curiosidades que você vai gostar
Dano: A lagarta-do-cartucho ataca principalmente as estruturas reprodutivas da planta, e também hastes, plântulas e pecíolos.
Sintomas e danos
Folhas raspadas e perfuradas, cartucho destruído e espigas danificadas. Observam-se excreções das lagartas nas plantas, reduzindo a área foliar das plantas. Favorece o ataque de patógenos. As lagartas perfuram a base da planta, causando o sintoma de "coração morto".
O período mais sensível aos danos na espiga é quando a infestação ocorre entre V15 (pré-florescimento) e R 2 (uma semana após o florescimento).
O ciclo de desenvolvimento da lagarta-do-cartucho compreende nas fases de ovo, lagarta, pupa e mariposa (adulto da espécie). O ciclo completo é dependente de questões climáticas e pode girar em torno de 30 dias.
O controle natural das lagartas-roscas é feito por insetos benéficos (inimigos naturais), principalmente microimenópteros e dípteros. Recomenda-se a adoção do manejo integrado, com ênfase em: realizar bom preparo de solo e eliminar as plantas hospedeiras.
A S. spodoptera tem o hábito de canibalismo, por isso, é comum encontrar apenas uma lagarta grande por cartucho. Mesmo assim, podemos encontrar lagartas em diferentes instares num mesmo cartucho, separadas pelas lâminas das folhas. A lagarta passa por cinco instares ao todo e esse tempo varia de 12 a 30 dias.
É uma importante praga para as gramíneas de um modo geral, mas é considerada uma das principais pragas da cana de açúcar. Tem importância econômica nas culturas de arroz, cana de açúcar, milho, pastagens, sorgo e trigo. Danos: Devido às galerias formadas pelas lagartas, pode haver falhas na germinação e perda de peso.
Estádio V18
Em V18, a planta do milho encontra-se a uma semana do florescimento e o desenvolvimento da espiga continua em ritmo acelerado. Estresse hídrico nesse período pode afetar mais o desenvolvimento do óvulo e da espiga que o desenvolvimento do pendão.
A cultura do milho é dividida em duas grandes fases: vegetativa (V) e reprodutiva (R). As subdivisões dos estádios vegetativos (V) são designadas numericamente até Vn, onde n representa o último estádio vegetativo anterior ao pendoamento.
A literatura científica define desta forma os estádios vegetativos da planta do milho: VE (emergência), V1 (primeira folha), V2 (segunda folha), V3 (terceira folha), V6 (sexta folha), V9 (nona folha), V12 (décima segunda folha), V15 (décima quinta folha), V18 (décima oitava folha) e VT (pendoamento).
As lagartinhas novas apenas raspam as folhas, mas depois de desenvolvidas, conseguem fazer furos, até destruí-las completamente. Essa praga pode reduzir, através da destruição das folhas, a produção do milho em até 20%, sendo os períodos críticos de seu ataque na época próxima do florescimento.
Por simples que pareça, uma mistura de água com sabão poderá ser suficiente para combater as lagartas que atacam seu jardim. Para tornar o produto eficaz, bastará misturar a água com o sabão até que formem uma solução homogênea e, então, pulverizar em cima das plantas que tiverem sido atacadas pela praga.
Popularmente chamada de taturana, oruga, ruga, lagarta-de-fogo, tapuru ou pararama, as lagartas provocam acidentes cujo envenenamento é decorrente da penetração de cerdas ou espículas na pele e consequente inoculação de toxinas. De estrutura mole, as lagartas têm o corpo segmentado.
O tratamento para quem teve contato com uma lagarta cachorrinho precisa ser feito por um médico. Mesmo em casos de sintomas leves, pode haver complicações. O indicado é lavar o local em água corrente ou água gelada e sabão.
Como fazer inseticida natural
Primeiramente, misture uma colher de detergente neutro com 2 colheres de vinagre (qualquer um) em meio litro de água. Em seguida, coloque dentro de um borrifador e misture bem. Logo depois, você deve borrifar bastante esse preparo diretamente nas partes atingidas.
Alho e cebola também podem funcionar como inseticida natural. Para isso, deixe ferver cinco dentes de alho e metade de uma cebola em um litro de água por aproximadamente dez minutos. E, após esfriar, pulverize a mistura nas plantas afetadas durante o sol baixo.
Que estrutura ajuda a sapo a se locomover?
Como tratar água da chuva com água sanitária?
Como tratar a água de banheira?
Como fazer arredondamento de casas decimais?
Como tratar piscina com cloro líquido?
Qual é a fração de 75% de 100?
Como tratar verruga machucada?
Como saber se a função e injetora Sobrejetora ou Bijetora no gráfico?
O que causa urticária pigmentosa?
Qual a classificação da palavra Psiu?
Como faço para travar uma célula no Excel?