O tungstênio (W) também está destacado, pois ele fica praticamente no centro da tabela, sendo o metal de maior ponto de fusão (3422ºC). Isso significa que ele pode permanecer no estado sólido mesmo em altas temperaturas. Por isso, esse metal é usado em filamentos de lâmpadas incandescentes.
Para descobrirmos qual das substâncias tem o ponto de fusão mais alto, precisamos pensar na interação intermolecular que cada uma faz! Quanto mais forte a interação intermolecular, maior o ponto de fusão...
Como as ligações de hidrogênio são as interações intermoleculares mais fortes, temos que o álcool terá o maior ponto de ebulição entre os dois.
4 - O NaBr é um composto iônico e por isso tem maior ponto de fusão; 5 - O HI tem maior massa molar, portanto terá maior ponto de ebulição.
Quanto maior o tamanho da molécula, maior será o ponto de ebulição. Por exemplo, o etano e o butano são ambos alcanos, mas a massa molar do etano é igual a 30 g/mol e seu ponto de ebulição é -88ºC, enquanto o butano tem massa molar maior (58g/mol) e ponto de ebulição maior também (0,5 ºC).
Isso ocorre, pois com um maior número de carbonos há um maior número de ligações e elétrons, aumentando o número de interações intermoleculares.
Quanto maior o tamanho da molécula, maior será o ponto de ebulição. Por exemplo, o etano e o butano são ambos alcanos, mas a massa molar do etano é igual a 30 g/mol e seu ponto de ebulição é -88ºC, enquanto o butano tem massa molar maior (58g/mol) e ponto de ebulição maior também (0,5 ºC).
Os principais álcoois são o etanol e o metanol. O etanol ou álcool etílico (fórmula molecular C2H6O) é o tipo de álcool utilizado nas bebidas alcoólicas e nos combustíveis. Ele tende a substituir o lugar da gasolina. Isso porque ele é mais econômico e não produz dióxido de enxofre (SO2), ou seja, é menos poluente.
Na tabela abaixo indicamos a temperatura do ponto de fusão e o calor latente de algumas substâncias à pressão atmosférica. A ebulição é caracterizada pela passagem rápida do estado líquido para o gasoso, com a formação de vapores (bolhas) no interior do líquido.
A única exceção é o carbono, que possui um ponto de fusão igual a 3550 ºC e um ponto de ebulição igual a 4287ºC.
Já do lado direito da Tabela Periódica ocorre o contrário, o sentido do crescimento do ponto de fusão e de ebulição dos elementos pertencentes a uma mesma família aumenta de cima para baixo. Por isso, os elementos com menores temperaturas de fusão e ebulição estão situados na parte superior da Tabela.
Desse modo, podemos dizer que o ponto de fusão e o ponto de ebulição são propriedades periódicas que crescem nos sentidos mostrados abaixo na tabela periódica: O carbono está em ênfase na ilustração, porque ele é uma exceção.
Quanto ganha um supervisor de efeitos visuais?
Como é feita a preparação de um cadáver?
Como e diarreia em bebê de 2 meses?
Como é feita a preparação do solo?
Quantas horas o sal amargo faz efeito?
Como preparar o contrapiso para porcelanato?
Como congelar e descongelar kefir?
Como molhar o tecido para patchwork?
Como acender carvão para turíbulo?
Como fazer jenipapo para anemia?
Como preparar a parede para receber o gesso?
Como é feita a avaliação institucional na escola?
Qual o substrato para violetas?