Caso julgue necessário enriquecer a mistura para a partida a frio, utiliza, então, um pouco da gasolina presente no tanquinho. Por isso, ele sempre deve conter combustível novo. E de boa procedência. Especialistas recomendam gasolina premium.
A aditivada tem a mesma durabilidade que a comum (3 meses): a diferença entre ambas está na adição de detergentes e dispersantes, que proporcionam uma queima mais limpa, com menos resíduos de carbono.
A cada 90 dias, a gasolina do reservatório deve ser completamente substituída, preferencialmente por gasolina aditivada. Caso o reservatório esteja muito sujo, é necessário levar o veículo até uma oficina mecânica para a limpeza apropriada.
O reservatório de gasolina fica perto do motor e é usado para dar a partida no veículo quando o tanque é abastecido com 100% de etanol e a temperatura está abaixo de 12°C. Isso ocorre porque, no frio, a combustão do álcool fica mais difícil. Se o carro só roda com gasolina, não é necessário abastecer o tanquinho.
Especialistas recomendam que o prazo nunca ultrapasse 90 dias. Com o tempo, a gasolina pode perder seu poder de queima e não ajudar o carro a ligar em dias frios.
29 curiosidades que você vai gostar
Prazo de validade nos postos de combustíveis
Na prática, é da seguinte forma: a cada 60 minutos equivalem a um mês de estoque em condições ideais, se estiver protegida de luz e do calor. Ou seja, bem estocada, a gasolina comum pode resistir até seis meses nos reservatórios dos postos de combustíveis.
Hiromori aponta que, nos dias mais frios, em temperatura ambiente abaixo de 17° C, ocorre a condensação do etanol. Isso dificulta a partida do motor. "A gasolina possui frações mais leves, o que facilita a vaporização e partida do motor.
Por isso, veja como funcionam os sistemas de partida a frio mais comuns atualmente.Injeção direta. ... Pré-aquecimento. ... Tanque auxiliar. ... Como abastecer o tanquinho de partida a frio? ... Mantenha o tanquinho cheio. ... Use gasolina de boa qualidade. ... Fique de olho na limpeza. ... Considere alternar etanol e gasolina.
Enquanto a gasolina comum possui 87 de IAD (Índice Antidetonante), a podium da Petrobrás garante uma octanagem de 95 IAD. ... Ou seja, quanto maior for a octanagem, mais fácil será para o carro atingir um desempenho próximo do seu máximo. A gasolina podium também apresenta um baixo teor de enxofre, de 30 mg/kg.
Os postos Shell são os mais recomendados pelos seus usuários, revela nova pesquisa da CVA Solutions sobre postos de combustíveis, que ouviu 5.715 consumidores de todo o país sobre o assunto. Ipiranga aparece na segunda posição e BR Petrobras em terceiro.
Portanto, gasolina aditivada não prejudica o motor, pelo contrário. Se abastecer com etanol, prefira o aditivado, encontrado (nem sempre) nos postos Shell e Petrobrás. ... A gasolina é a mesma nos três casos (produzida nas refinarias da Petrobrás), varia apenas o aditivo detergente-dispersante, porém o resultado é o mesmo.
A gasolina aditivada se mostra a melhor opção para dirigir dentro das cidades, visto que o veículo tende a ficar parado muito tempo no trânsito, o “detergente” presente no combustível se encarrega de limpar bicos injetores, velas, válvulas de admissão e a câmara de combustão.
Gasolina Podium – É a gasolina mais avançada, de maior octanagem comercializada mundialmente (IAD=97*). É menos poluente, apresentando teor de enxofre de 30 ppm. Sua coloração é levemente alaranjada devido ao corante adicionado ao etanol anidro.
Ao ser armazenada, a gasolina Petrobras Podium tem menor degradação tanto no tanque quanto no reservatório de partida a frio presente em alguns carros flex. A alta tecnologia da sua formulação garante uma estabilidade mais alta, protegendo o motor caso o veículo fique parado por um longo período.
Acreditem, nossa gasolina Podium é classificada mundialmente como uma das melhores gasolinas do planeta. Mas só recomendo sua utilização se o seu carro ou moto tiver um motor de alta performance.
Sempre alguém diz que só usa gasolina no carro e pergunta se pode deixar o tanque de partida a frio vazio por causa disso. A resposta é não.
Nos carros com tanque auxiliar é normal escutar um barulho mais alto de bomba de combustível nos dias frios. É sinal de que o sistema de partida a frio está funcionando. 5. Para o popular “tanquinho”, é recomendável o uso de gasolina aditivada, uma vez que o combustível fica muito tempo sem uso e pode estragar.
Segundo as distribuidoras, a gasolina tem uma vida útil de 60 dias após a adição do álcool, o que acontece na saída da refinaria. O tempo de transporte da refinaria até o posto somado ao tempo que leva para ser vendida ao consumidor final é de aproximadamente 30 dias.
A evaporação da gasolina acontece no momento em que o bico da bomba é retirado do tanque do veículo. ... Hoje, a gasolina que adquirimos em postos são na realidade uma mistura, 27% de etanol e 73% de gasolina. Na medida em que essa proporção de etanol aumenta, a perda de gasolina é reduzida”, complementa.
“Não estraga não. O que degrada o combustível é o calor e a ação direta de raios solares e isso acontece mais quando o carro fica exposto ao sol. Mas mesmo assim um ou dois meses é muito pouco pra surtir algum efeito”, explica Rafael Serralvo, engenheiro mecânico especialista em motores a combustão.
Sendo assim, se você tiver na sua garagem um automóvel com propulsor com taxa de compressão 10,5:0 ou superior, o recomendado é utilizar a tal da gasolina podium ou premium, afinal ela permite que o propulsor funcione com a máxima eficiência.
Podemos então concluir que quanto maior for a razão de compressão, mais eficiente será o motor e maior será a sua potência para um determinado consumo de combustível obtendo um melhor aproveitamento energético.
Se a gasolina tem maior octanagem, caso da Premium e da Podium, ela pode aumentar a potência e o desempenho de alguns motores, não todos. A única que vem anunciando corretamente as vantagens da gasolina aditivada é a empresa Ipiranga. Com a sua DT Clean, ela promete que limpa o motor.
De acordo com a ANP, nos maiores centros, onde há mais trânsito e tráfego lento de veículos, indica-se mais a gasolina com a presença de aditivos. Já no caso de deslocamento em estradas, como em viagens, recomenda-se o abastecimento com gasolina comum, afinal, nas rodovias os veículos andam em uma velocidade maior.
É permitido misturar gasolina comum à aditivada? Sim. O motor não é prejudicado com essa mistura. No entanto, o que pode ocorrer é uma diluição dos aditivos e assim não seja feita a limpeza do motor, que é a função dessas substâncias.
Quais são os métodos de aplicação da aromaterapia?
Como a Inteligência Artificial pode ajudar no dia a dia?
Quais são os 3 tipos de células secretoras do estômago?
Quais são as etapas do processo de gestão de custos?
Qual é o motivo do homem desmatar as florestas?
Quantas mudas nativas por hectare?
Como matar as células do câncer?
O que é mercado futuro e mercado a termo?
Pode dormir com coque no cabelo?
Quanto tempo depois de morrer de cinomose posso ter outro cachorro?
O que fazer quando a calda de açúcar cristaliza?
O que as religiões falam sobre a caridade?
Quantas organizações da sociedade civil existem no Brasil?